Pular para o conteúdo principal

UBS Unidade Básica de Saúde – Alterosa MG

UBS Unidade Básica de Saúde – Alterosa MG

O grande desafio deste projeto que elaborei em 2008, foi o terreno com seu formato irregular, lembrando um bumerangue com os cantos afunilados. 

Aproveitamento da ventilação natural

Felizmente graças a inspiração do Plano Espiritual consegui implantar a edificação no terreno de modo que não houvessem paredes encostadas nas dividas, favorecendo assim a ventilação natural.


Unidade básica de saúde, tipo 1

Acessibilidade

A UBS de Alterosa foi planejada respeitando o disposto na RDC nº 50, que “dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”, e também a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), e demais regulamentações pertinentes.

Unidade Básica de Saúde Milton Kennedy

Humanização da unidade

Como um dos objetivos daqueles que trabalham nas Unidades de Saúde é o aumento da qualidade de vida das pessoas, uma das principais preocupações do projeto arquitetônico foi com a humanização da unidade. 

Efeito das cores

Humanização esta que foi pensada em cada ambiente, principalmente no quesito cor das paredes, já que a cor do ambiente influi sobremaneira no estado psíquico e no bem-estar. 

Cada cômodo receberá pintura com cores em tons pastéis (verde, por exemplo, que exprime calma, tranqüilidade, conforto, paciência e que na cromoterapia, é associado à saúde); sendo uma parede de uma cor e as demais paredes do ambiente em outra cor. 

Setorização

Outro cuidado que tive foi com a “setorização”. Cada cômodo foi distribuído de tal forma que os ambientes com acesso e uso exclusivos de funcionários fossem preservados do acesso de pacientes e públicos.

Detalhe: o projeto foi aprovado na primeira análise da Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ficha Técnica

UBS Unidade Básica de Saúde, tipo 1
Projeto arquitetônico: Milton Kennedy Aquino
População da área de abrangência da UBS: 4.638 pessoas
Local: Alterosa MG
Área: 384,61 m²

Comentários

  1. Olá amigo Milton, grande trabalho!! Realmente as cores são bem importantes, cada uma exprime sensações para a mente, o projeto ficou ótimo!! A harmonia das cores e a acessibilidade é o que chama mais a atenção no projeto, outros aspectos que deixaram a imagem incrível foi a calçada e o céu. Simplesmente fantástico!! Não é atoa que foi aprovado em 1ª instância. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e ótima semana Kennedy!
    Mais um rico projeto no qual você coloca em prática todo o seu saber e cuidado com os detalhes. As cores são realmente fundamentais para a harmonia de um ambiente.

    A música escolhida me agrada muito! Acho que de alguma forma todos nós somos pescadores de ilusões.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Milton...

    Passando para cumprimentá-lo por mais um belo projeto. Fico imaginando vê-lo pronto. Vai encher meus olhos de bons fluídos.

    Estou aqui tb para avisar que saiu a postagem com o cartaz sobre LIBRAS que vc tão gentilmente produziu para abrilhantar nosso blog. Obrigada!

    Segue o endereço:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/2011/08/por-que-e-importante-aprender-libras.html

    ResponderExcluir
  4. Grande Kennedy!
    Vc bate um bolão em várias áreas!
    Abrração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton...

    Que encantador o seu comentário. Na verdade a sua ilustração que enriqueceu a postagem :) ...Para meus alunos a inclusão já faz parte do nosso dia a dia e fica fácil dizer: LIBRAS é importante e necessário.

    Passando para dizer tb que amamos a idéia de vc tb fazer uma nota em seu blog. Para nós será uma honra.

    Abraços fraternos e obrigadão por tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Ouça no volume máximo #9

Ouça no volume máximo #9 Atendendo ao pedido de um leitor do blog estou retomando a seção, “Ouça no volume máximo”. Contudo antes de discorreremos sobre este disco da Legião Urbana, gostaria de reiterar que o texto aqui apresentado é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet (os créditos são sempre citados ao final do texto). Uma Outra Estação Período de gravação: 1996 a 1997 Data de lançamento: 18 de julho de 1997 Produzido por: Legião Urbana   Último álbum de estúdio Uma Outra Estação é o último álbum de estúdio da banda. Lançado meses após o desencarne de Renato Russo, este trabalho reúne canções que deveriam fazer parte do disco anterior, A Tempestade (originalmente planejado para ser duplo) e algumas baladas folclóricas da Legião, conhecidas apenas em versões piratas ("Dado Viciado") ou gravadas por outros artistas ("Marcianos Invadem a Terra", por Dinho Ouro Preto). Mais leve que A Tempestade Um pouco ...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...