Pular para o conteúdo principal

UBS Unidade Básica de Saúde – Alterosa MG

UBS Unidade Básica de Saúde – Alterosa MG

O grande desafio deste projeto que elaborei em 2008, foi o terreno com seu formato irregular, lembrando um bumerangue com os cantos afunilados. 

Aproveitamento da ventilação natural

Felizmente graças a inspiração do Plano Espiritual consegui implantar a edificação no terreno de modo que não houvessem paredes encostadas nas dividas, favorecendo assim a ventilação natural.


Unidade básica de saúde, tipo 1

Acessibilidade

A UBS de Alterosa foi planejada respeitando o disposto na RDC nº 50, que “dispõe sobre o Regulamento Técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde”, e também a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos), e demais regulamentações pertinentes.

Unidade Básica de Saúde Milton Kennedy

Humanização da unidade

Como um dos objetivos daqueles que trabalham nas Unidades de Saúde é o aumento da qualidade de vida das pessoas, uma das principais preocupações do projeto arquitetônico foi com a humanização da unidade. 

Efeito das cores

Humanização esta que foi pensada em cada ambiente, principalmente no quesito cor das paredes, já que a cor do ambiente influi sobremaneira no estado psíquico e no bem-estar. 

Cada cômodo receberá pintura com cores em tons pastéis (verde, por exemplo, que exprime calma, tranqüilidade, conforto, paciência e que na cromoterapia, é associado à saúde); sendo uma parede de uma cor e as demais paredes do ambiente em outra cor. 

Setorização

Outro cuidado que tive foi com a “setorização”. Cada cômodo foi distribuído de tal forma que os ambientes com acesso e uso exclusivos de funcionários fossem preservados do acesso de pacientes e públicos.

Detalhe: o projeto foi aprovado na primeira análise da Vigilância Sanitária (ANVISA).

Ficha Técnica

UBS Unidade Básica de Saúde, tipo 1
Projeto arquitetônico: Milton Kennedy Aquino
População da área de abrangência da UBS: 4.638 pessoas
Local: Alterosa MG
Área: 384,61 m²

Comentários

  1. Olá amigo Milton, grande trabalho!! Realmente as cores são bem importantes, cada uma exprime sensações para a mente, o projeto ficou ótimo!! A harmonia das cores e a acessibilidade é o que chama mais a atenção no projeto, outros aspectos que deixaram a imagem incrível foi a calçada e o céu. Simplesmente fantástico!! Não é atoa que foi aprovado em 1ª instância. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  2. Bom dia e ótima semana Kennedy!
    Mais um rico projeto no qual você coloca em prática todo o seu saber e cuidado com os detalhes. As cores são realmente fundamentais para a harmonia de um ambiente.

    A música escolhida me agrada muito! Acho que de alguma forma todos nós somos pescadores de ilusões.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo Milton...

    Passando para cumprimentá-lo por mais um belo projeto. Fico imaginando vê-lo pronto. Vai encher meus olhos de bons fluídos.

    Estou aqui tb para avisar que saiu a postagem com o cartaz sobre LIBRAS que vc tão gentilmente produziu para abrilhantar nosso blog. Obrigada!

    Segue o endereço:

    http://eeblmlibras.blogspot.com/2011/08/por-que-e-importante-aprender-libras.html

    ResponderExcluir
  4. Grande Kennedy!
    Vc bate um bolão em várias áreas!
    Abrração!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton...

    Que encantador o seu comentário. Na verdade a sua ilustração que enriqueceu a postagem :) ...Para meus alunos a inclusão já faz parte do nosso dia a dia e fica fácil dizer: LIBRAS é importante e necessário.

    Passando para dizer tb que amamos a idéia de vc tb fazer uma nota em seu blog. Para nós será uma honra.

    Abraços fraternos e obrigadão por tudo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.