terça-feira, 21 de setembro de 2010

Um mundo de acessos universais

                Yeah! Desde 2004, graças à instituição da lei federal 10.098, todos os projetos arquitetônicos e urbanísticos no Brasil devem obedecer a NBR 9050 (Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos) e também atender aos princípios do Desenho Universal.

Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais

                Hoje, 21 de setembro, comemora-se o ‘Dia Nacional de Luta das Pessoas Portadoras de Necessidades Especiais’, e independentemente da data é importante ressaltar que uma pessoa portadora de necessidades especiais não é somente aquela que possui alguma limitação de mobilidade ou percepção. Idosos, anões, canhotos, obesos, mulheres grávidas ou com carrinho de bebê também são PPNE! Daí a valia do ‘desenho universal’, que tem por objetivo criar produtos que são acessíveis para todas as pessoas, independente de suas características pessoais, idade ou habilidades. O propósito é que qualquer ambiente ou produto possa ser alcançado, manipulado e usado, não importando o tamanho do corpo do indivíduo, sua postura ou mobilidade.
                Sirvo-me também desta postagem para indicar o site Arquitetura Acessível da arquiteta Thaís Frota, que aborda tão importante assunto. Igualmente recomendo as seguintes publicações: Desenho Universal da arquiteta Silvana Cambiaghi e da jornalista Ana Cláudia Carletto; Cartilha do Desenho Universal do Governo do estado de SP;  livro com diretrizes sobre acessibilidade em edificações e vias públicas, da Prefeitura de São Paulo ; além da NBR 9050, da Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

thaisfrota disse...

Legal! Obrigada por me citar.

Related Posts with Thumbnails