Pular para o conteúdo principal

Unifenas Divinópolis, bloco 2

Unifenas Divinópolis, bloco 2

O primeiro bloco do Campus de Divinópolis foi desenvolvido pelos arquitetos Diego, Wellerson e Leonardo (na ocasião estagiários do DPO). 

Já a elaboração do bloco 2 ficou sob minha responsabilidade.

Unifenas Divinópolis

Projeto extenso

Produzi o projeto em 2005, e o programa determinado pelo reitor, professor Edson, era extenso, previa além de várias salas de aulas, a criação de uma clínica de fisioterapia com piscina, laboratórios diversos, área de convivência, biblioteca, cantina, administração, salas da reitoria, estacionamento privativo, e um anfiteatro, num total aproximado de 7000 m². 

Dois pavimentos e acessibilidade

A solução para abrigar tantas dependências foi organizar a edificação em dois pavimentos (já que o desnível do terreno permitia). Lembrando que todo o cuidado foi tomado para que o projeto fosse acessível a qualquer pessoa.

Sistema construtivo: pré moldado de concreto

Após estudos optamos por adotar como sistema construtivo o pré moldado de concreto com vedação em placas cimentícias, já que estas apresentam algumas vantagens, tais como rapidez na execução; instalações elétricas, hidráulicas, entre outras executadas no interior das placas (eliminando assim a perda de materiais); alta resistência a umidade, e redução de cargas nas estruturas e fundações, devido ao seu menor peso.


Unifenas Divinópolis

Não construído

Lamentavelmente esta obra não foi executada, apesar da realização dos projetos complementares (estrutural, hidráulico, elétrico, entre outros). 

Tempos depois planejei para o mesmo local um novo bloco, porém com dimensões menores, todavia isto é assunto para uma futura postagem.

Comentários

  1. Grande amigo e arquiteto, blz?
    Cara, parabéns mesmo! Ficou fantástico o projeto em 3D.

    Saúde e sucesso para ti.

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  2. Passei para apreciar as suas postagens...
    Divinópolis terra boa... Morei lá por 3 anos. Que saudade!

    Inté!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Imagina cara, vc manda super bem!
    seguindo-te tbm!!
    abss

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...