Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #2

AutoCADicas #2

Chegamos a mais uma seção "AutoCADicas", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp.

Dicas de AutoCAD - Como travar o desenho

O que é rotina lisp?


Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp) são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD. 


Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Lockup

Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup, desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net). 

Como fazer

Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva!

Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou. 

Confirme clicando em load e depois em close. 

ATENÇÃO: note que aparecerá uma mensagem informando que o comando não deve ser utilizado no desenho original, pois o processo é irreversível! 

Dê ok e a rotina estará pronta para ser utilizada. Basta digitar lockup, confirmar as perguntas da linha de comando e aguardar o processo de ‘bloqueio’ do arquivo. 

Pronto seu dwg já está protegido.

(Crédito da dica: http://www.cadklein.com/)

Comentários

  1. Respeito o Post mas, consequi desbloquear os desenhos. É simples, basta ir em file, export - Salvar como .DGN, depois abrir uma nova janela no cad e ir novamente no file, inport. O desenho vai abrir como bloco, quique para editar o bloco na nova janela que vai abrir de eição basta explodir quantas vezes forem nescessárias assim que estiver tudo explodido copie o desenho antea de fechar o editor e cole em uma nova janela aberta. Pronto enganamos o Auto CAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'anônimo', sua observação é bem interessante. Futuramente a utilizarei em uma seção "AutoCADicas". Obrigado.
      Poderia ao menos ter se identificado para que eu coloque os devidos créditos quando postar a dica.
      Cordial abraço.

      Excluir
  2. Meu nome é Ricardo, e me sinto muito feliz em ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente site,destaco
    particularmente, as dicas de Cad, pelo quel me interesso

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo exportar o desenho para dng, logo em seguida aparece uma janela no AutoCAD me dizendo que essa operação é inválida.... o que eu faço? Preciso muito quebrar um desenho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Glayson, o método de salvar como *.dgn foi uma dica do leitor Ricardo (que infelizmente não deixou email para contato), e eu ainda não testei este processo. Boa sorte aí.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo Obrigado!!!

    A dica do Ricardo serviu perfeitamente.Consegui exportar o bloco como "DGN". Só na hora de encontrar a função "import" que já fica dentro da aba "insert" que demorei um pouquinho. A partir daí foi só desbloquear os layers e explodir.

    Show de bola!!

    Uma boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Quando eu morrer

Quando eu morrer Houve um homem, que pensando em sua morte, elaborou vontades muito precisas a respeito de seu funeral e o que ele poderia significar para o mundo.  Este homem era um líder e dizia que não desejava ser idolatrado, mas sim ouvido.  Sua luta era por direitos humanos e em nome dela, foi preso várias vezes, sem jamais renunciar seu ideal de igualdade entre os homens.  Foi em uma igreja, onde era pastor, que discursou a respeito da sua morte. Discurso este que reproduzo nesta postagem:  “Frequentemente imagino que todos nós pensamos no dia em que seremos vitimados por aquilo que é o denominador comum e derradeiro da vida, essa alguma coisa a que chamamos morte. Frequentemente penso em minha própria morte e em meu funeral, mas não num sentido angustiante. Frequentemente pergunto a mim mesmo o que é que eu gostaria que fosse dito então, e deixo aqui com vocês a resposta. Se vocês estiverem ao meu lado quando eu encontrar o meu dia, lembrem-...