Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #2

AutoCADicas #2

Chegamos a mais uma seção "AutoCADicas", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp.

Dicas de AutoCAD - Como travar o desenho

O que é rotina lisp?


Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp) são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD. 


Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Lockup

Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup, desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net). 

Como fazer

Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva!

Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou. 

Confirme clicando em load e depois em close. 

ATENÇÃO: note que aparecerá uma mensagem informando que o comando não deve ser utilizado no desenho original, pois o processo é irreversível! 

Dê ok e a rotina estará pronta para ser utilizada. Basta digitar lockup, confirmar as perguntas da linha de comando e aguardar o processo de ‘bloqueio’ do arquivo. 

Pronto seu dwg já está protegido.

(Crédito da dica: http://www.cadklein.com/)

Comentários

  1. Respeito o Post mas, consequi desbloquear os desenhos. É simples, basta ir em file, export - Salvar como .DGN, depois abrir uma nova janela no cad e ir novamente no file, inport. O desenho vai abrir como bloco, quique para editar o bloco na nova janela que vai abrir de eição basta explodir quantas vezes forem nescessárias assim que estiver tudo explodido copie o desenho antea de fechar o editor e cole em uma nova janela aberta. Pronto enganamos o Auto CAD.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá 'anônimo', sua observação é bem interessante. Futuramente a utilizarei em uma seção "AutoCADicas". Obrigado.
      Poderia ao menos ter se identificado para que eu coloque os devidos créditos quando postar a dica.
      Cordial abraço.

      Excluir
  2. Meu nome é Ricardo, e me sinto muito feliz em ajudar.

    ResponderExcluir
  3. Excelente site,destaco
    particularmente, as dicas de Cad, pelo quel me interesso

    ResponderExcluir
  4. Eu consigo exportar o desenho para dng, logo em seguida aparece uma janela no AutoCAD me dizendo que essa operação é inválida.... o que eu faço? Preciso muito quebrar um desenho.

    ResponderExcluir
  5. Olá Glayson, o método de salvar como *.dgn foi uma dica do leitor Ricardo (que infelizmente não deixou email para contato), e eu ainda não testei este processo. Boa sorte aí.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir
  6. Muitíssimo Obrigado!!!

    A dica do Ricardo serviu perfeitamente.Consegui exportar o bloco como "DGN". Só na hora de encontrar a função "import" que já fica dentro da aba "insert" que demorei um pouquinho. A partir daí foi só desbloquear os layers e explodir.

    Show de bola!!

    Uma boa tarde a todos!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXI...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...