Pular para o conteúdo principal

“Ampliação 2” da Reitoria

“Ampliação 2” da Reitoria

Após a ‘ampliação 1’ da Reitoria da Unifenas, realizada em 2002, elaborei no ano seguinte a ‘ampliação 2’; um projeto muito maior que exigiu amplo estudo, dedicação, árduos esforços e bastante suor. 

Numerosos estudos

Para que possam ter uma idéia, somente para a sala de reuniões foram produzidos mais de quinze estudos (que incluíam imagens em três dimensões, layouts e detalhamento do mobiliário para cada uma das versões). 
 
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy

Distribuição dos pavimentos


O projeto final (depois das diversas propostas) ficou com uma área aproximada de 1.350 m² distribuídos em três pavimentos da seguinte maneira: no primeiro piso, Tesouraria; no segundo piso a Assessoria de Informática; e por fim uma Sala de Reuniões (ao modo de anfiteatro) no terceiro andar.

Projeto de ampliação da Reitoria - Milton Kennedy

Acompanhamento de cada etapa


O reitor, professor Edson, acompanhou cada uma das etapas da obra, desde a confecção dos primeiros croquis, à elaboração dos cronogramas e principalmente a definição dos materiais de acabamento. 

Pirâmide de vidro azul


Uma de suas determinações era que nesta nova ampliação também fosse planejada uma pirâmide de vidro azul (semelhante à Central de Informações), porém com proporções menores.

Projeto de ampliação da Reitoria - Milton Kennedy

Sistema construtivo: pré moldados de concreto

O sistema construtivo adotado para a obra foi o pré moldado de concreto, sendo que todas as peças da estrutura foram produzidas na “concreteira” da própria universidade.

Em uma futura postagem pretendo discorrer sobre as numerosas versões deste projeto, e também falarei de uma ‘terceira’ e grande ampliação da reitoria!

Projeto de ampliação da Reitoria

Ficha Técnica

Ampliação 2 da Reitoria (2003)
Área: 1352,70 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...