Pular para o conteúdo principal

“Ampliação 2” da Reitoria

“Ampliação 2” da Reitoria

Após a ‘ampliação 1’ da Reitoria da Unifenas, realizada em 2002, elaborei no ano seguinte a ‘ampliação 2’; um projeto muito maior que exigiu amplo estudo, dedicação, árduos esforços e bastante suor. 

Numerosos estudos

Para que possam ter uma idéia, somente para a sala de reuniões foram produzidos mais de quinze estudos (que incluíam imagens em três dimensões, layouts e detalhamento do mobiliário para cada uma das versões). 
 
Ampliação dois da Reitoria da Unifenas - Milton Kennedy

Distribuição dos pavimentos


O projeto final (depois das diversas propostas) ficou com uma área aproximada de 1.350 m² distribuídos em três pavimentos da seguinte maneira: no primeiro piso, Tesouraria; no segundo piso a Assessoria de Informática; e por fim uma Sala de Reuniões (ao modo de anfiteatro) no terceiro andar.

Projeto de ampliação da Reitoria - Milton Kennedy

Acompanhamento de cada etapa


O reitor, professor Edson, acompanhou cada uma das etapas da obra, desde a confecção dos primeiros croquis, à elaboração dos cronogramas e principalmente a definição dos materiais de acabamento. 

Pirâmide de vidro azul


Uma de suas determinações era que nesta nova ampliação também fosse planejada uma pirâmide de vidro azul (semelhante à Central de Informações), porém com proporções menores.

Projeto de ampliação da Reitoria - Milton Kennedy

Sistema construtivo: pré moldados de concreto

O sistema construtivo adotado para a obra foi o pré moldado de concreto, sendo que todas as peças da estrutura foram produzidas na “concreteira” da própria universidade.

Em uma futura postagem pretendo discorrer sobre as numerosas versões deste projeto, e também falarei de uma ‘terceira’ e grande ampliação da reitoria!

Projeto de ampliação da Reitoria

Ficha Técnica

Ampliação 2 da Reitoria (2003)
Área: 1352,70 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Zita Engel Ayer - SARAI

Zita Engel Ayer - SARAI Já mencionei outras vezes que uma das seções que mais aprecio aqui no blog é retratar em desenhos personalidades que se destacaram em Alfenas, e hoje de modo especial fico muito feliz, pois a homenageada é Zita Engel Ayer, uma mulher iluminada. Quem foi Zita Engel Ayer Dona Zita, preocupada com os mais carentes (e inspirada pelo Plano Espiritual) juntamente a um grupo de voluntários fundou o SARAI, Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância (leia mais no box abaixo), assim como foi a criadora e coordenadora do Centro Espírita que funciona junto do SARAI.  Criou ainda a Associação Alfenense de Alcoólicos Anônimos e Ala-Anon (congregando familiares de alcoólicos). Mulher dinâmica, incansável trabalhadora do bem, foi vereadora por dois mandatos. Casada com Elysio Ayer, teve 11 filhos. Fez seu retorno ao Plano Espiritual em setembro de 1989.        O SARAI , fundado em 1962, traba...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...