Pular para o conteúdo principal

Ampliação 1 da Reitoria

Ampliação 1 da Reitoria

Desenvolvi o projeto do novo bloco da reitoria da Unifenas em 1996, e em meados de 2002 elaborei a ‘ampliação 1’ deste prédio. 

Método construtivo tradicional

Enquanto que na primeira obra empregamos a alvenaria estrutural (que é um sistema construtivo que dispensa pilares e vigas), desta vez optamos pelo método convencional. 

A edificação foi planejada para uma área construída de 170,00 metros quadrados, distribuída em dois pisos, com estacionamento e elevador privativos.

Ampliação 1 da Reitoria Unifenas projeto Milton Kennedy


Obras dinâmicas

Uma peculiaridade desta obra e até mesmo de outras da universidade é que elas eram projetadas para um determinado uso, porém ao seu término eram utilizadas para outro fim totalmente diferente! Chamo-as de “obras dinâmicas”. 

Nestes projetos, a experiência e os conselhos do Engenheiro (e amigo) Oswaldo Luiz Mariano tinham uma grande importância! Aprendi muito com as suas orientações.

Interferências

Um fato curioso sobre este trabalho é que o cronograma apresentando pela construtora responsável pela execução do prédio estava previsto para 5 meses, porém ao iniciar a escavação das fundações foram encontradas diversas interferências, por exemplo, tubulações subterrâneas que obrigaram o calculista a produzir novos cálculos estruturais. 

Isto causou um atraso no prazo de conclusão da obra.

No ano seguinte planejei uma nova ampliação da reitoria, mas isto é assunto para uma outra postagem (Ampliação 2 da Reitoria).

Ficha Técnica

Ampliação 1 da Reitoria (2002)
Área: 170,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém