Pular para o conteúdo principal

Ampliação 1 da Reitoria

Ampliação 1 da Reitoria

Desenvolvi o projeto do novo bloco da reitoria da Unifenas em 1996, e em meados de 2002 elaborei a ‘ampliação 1’ deste prédio. 

Método construtivo tradicional

Enquanto que na primeira obra empregamos a alvenaria estrutural (que é um sistema construtivo que dispensa pilares e vigas), desta vez optamos pelo método convencional. 

A edificação foi planejada para uma área construída de 170,00 metros quadrados, distribuída em dois pisos, com estacionamento e elevador privativos.

Ampliação 1 da Reitoria Unifenas projeto Milton Kennedy


Obras dinâmicas

Uma peculiaridade desta obra e até mesmo de outras da universidade é que elas eram projetadas para um determinado uso, porém ao seu término eram utilizadas para outro fim totalmente diferente! Chamo-as de “obras dinâmicas”. 

Nestes projetos, a experiência e os conselhos do Engenheiro (e amigo) Oswaldo Luiz Mariano tinham uma grande importância! Aprendi muito com as suas orientações.

Interferências

Um fato curioso sobre este trabalho é que o cronograma apresentando pela construtora responsável pela execução do prédio estava previsto para 5 meses, porém ao iniciar a escavação das fundações foram encontradas diversas interferências, por exemplo, tubulações subterrâneas que obrigaram o calculista a produzir novos cálculos estruturais. 

Isto causou um atraso no prazo de conclusão da obra.

No ano seguinte planejei uma nova ampliação da reitoria, mas isto é assunto para uma outra postagem (Ampliação 2 da Reitoria).

Ficha Técnica

Ampliação 1 da Reitoria (2002)
Área: 170,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar

Fique mais um pouco! Veja também:

A arquitetura está de luto

A arquitetura está de luto Modesta homenagem (em forma de desenho) a um grande arquiteto que com seu estilo inconfundível, marcou a paisagem urbana do Brasil e de outros países: Oscar Niemeyer .

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados ime...

Tombador de café – Estrutura metálica

Tombador de café – Estrutura metálica Hoje apresento as imagens do projeto de um tombador de café que desenvolvi pela Metal Lagos .  Vão livre de 28 metros A obra, que tem um vão livre de 28 m por 54 m de comprimento, foi calculada pelo escritório Costa Baião Engenharia e a orientação ficou por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. 20 metros de altura O trabalho foi elaborado para a empresa Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas e chama a atenção pelas suas dimensões.  Reparem as marcações nas fotos mostrando as pessoas próximas ao galpão. São quase 20 m de altura. Espero que apreciem mais este trabalho. Cordial abraço e paz à todos.