Pular para o conteúdo principal

Ampliação 1 da Reitoria

Ampliação 1 da Reitoria

Desenvolvi o projeto do novo bloco da reitoria da Unifenas em 1996, e em meados de 2002 elaborei a ‘ampliação 1’ deste prédio. 

Método construtivo tradicional

Enquanto que na primeira obra empregamos a alvenaria estrutural (que é um sistema construtivo que dispensa pilares e vigas), desta vez optamos pelo método convencional. 

A edificação foi planejada para uma área construída de 170,00 metros quadrados, distribuída em dois pisos, com estacionamento e elevador privativos.

Ampliação 1 da Reitoria Unifenas projeto Milton Kennedy


Obras dinâmicas

Uma peculiaridade desta obra e até mesmo de outras da universidade é que elas eram projetadas para um determinado uso, porém ao seu término eram utilizadas para outro fim totalmente diferente! Chamo-as de “obras dinâmicas”. 

Nestes projetos, a experiência e os conselhos do Engenheiro (e amigo) Oswaldo Luiz Mariano tinham uma grande importância! Aprendi muito com as suas orientações.

Interferências

Um fato curioso sobre este trabalho é que o cronograma apresentando pela construtora responsável pela execução do prédio estava previsto para 5 meses, porém ao iniciar a escavação das fundações foram encontradas diversas interferências, por exemplo, tubulações subterrâneas que obrigaram o calculista a produzir novos cálculos estruturais. 

Isto causou um atraso no prazo de conclusão da obra.

No ano seguinte planejei uma nova ampliação da reitoria, mas isto é assunto para uma outra postagem (Ampliação 2 da Reitoria).

Ficha Técnica

Ampliação 1 da Reitoria (2002)
Área: 170,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo ca...

Estrutura metálica – Secador de café

Estrutura metálica – Secador de café Hoje trago imagens de outro projeto em estrutura metálica que desenvolvi pela Metal Lagos .  Desta vez trata-se de um galpão para instalação de secadores de café (para uma das fazendas da empresa Ipanema Coffees). Lanternim O galpão possui 12 metros de vão livre por 55 de comprimento, cobertura em arco com lanternim, e o fechamento lateral alterna telhas metálicas com translúcidas.  As diretrizes do projeto foram determinadas pelos experientes Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Espero que apreciem, cordial abraço e até a próxima postagem.

Mezanino para caminhões

Mezanino para caminhões Saudações amigos, dando continuidade a série de estruturas metálicas hoje trago outro projeto que desenvolvi pela  Metal Lagos , empresa especializada em construções em aço. Calculado para suportar peso de caminhões Apesar do pequeno porte, o projeto foi cuidadosamente calculado pelo escritório Costa Baião Engenharia, pois tratava-se de um mezanino que suportaria o peso e movimento de caminhões.  A orientação do trabalho ficou por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Facilidade de montagem Neste caso, uma das vantagens do uso da estrutura metálica, foi a facilidade da montagem, já que as peças foram projetadas e executadas com tamanhos definidos e extremidades preparadas para aparafusamento, tornando o serviço bem mais rápido. Cordial abraço a todos.