terça-feira, 3 de agosto de 2010

Ampliação 1 da Reitoria

                Desenvolvi o projeto do novo bloco da reitoria da Unifenas em 1996, e em meados de 2002 elaborei a ‘ampliação 1’ deste prédio. Enquanto que na primeira obra empregamos a alvenaria estrutural (que é um sistema construtivo que dispensa pilares e vigas), desta vez optamos pelo método convencional. A edificação foi planejada para uma área construída de 170,00 metros quadrados, distribuída em dois pisos, com estacionamento e elevador privativos.
Ampliação 1 da Reitoria Unifenas projeto Milton Kennedy
                Uma peculiaridade desta obra e até mesmo de outras da universidade é que elas eram projetadas para um determinado uso, porém ao seu término eram utilizadas para outro fim totalmente diferente! Chamo-as de “obras dinâmicas”, rsrsrsrsrs. Nestes projetos, a experiência e os conselhos do Engenheiro (e amigo) Oswaldo Luiz Mariano tinham uma grande importância! Aprendi muito com as suas orientações.
                Um fato curioso sobre este trabalho é que o cronograma apresentando pela construtora responsável pela execução do prédio estava previsto para 5 meses, porém ao iniciar a escavação das fundações foram encontradas diversas interferências, por exemplo, tubulações subterrâneas que obrigaram o calculista a produzir novos cálculos estruturais. Isto causou um atraso no prazo de conclusão da obra.
                No ano seguinte planejei uma nova ampliação da reitoria, mas aí já é assunto para uma futura postagem =)

Ficha Técnica
Ampliação 1 da Reitoria (2002)
Área: 170,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Caixilharia: Vidralfenas
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar!

Related Posts with Thumbnails