Pular para o conteúdo principal

Reitoria e Administração

Reitoria e Administração

Em 1996, o reitor Prof. Edson Velano, solicitou-me o projeto de uma sede para as equipes de manutenção da Unifenas (eletricistas, encanadores, pessoal da obra, telefonia, entre outros). 

A idéia do reitor era fazer uma obra toda em alvenaria estrutural

Vantagem da alvenaria estrutural

A vantagem deste processo de construção é que ele dispensa pilares e vigas gerando assim uma economia de até 30%.

Reitoria da Unifenas

Uma empresa de Campinas foi contratada para realizar o cálculo estrutural da edificação; e também para nos orientar no projeto já que era a primeira vez que trabalharíamos com tal sistema construtivo. 

Mudança de rumo no projeto

No entanto durante a construção, a reitoria decidiu mudar a “função” do prédio: de sede da manutenção passou a ser o novo prédio da Reitoria e Administração. 

Precisei rever e adequar toda parte interna do projeto. A fachada, antes com blocos aparentes e coloridos, recebeu um novo revestimento. 

Internamente todas as paredes não hidráulicas passaram a ser de painéis de gesso acartonado. Em alguns ambientes as paredes ganharam grandes painéis com persiana entre vidros (proporcionando luminosidade, visão entre as salas e, quando necessário, a privacidade dos usuários).
Planta prédio admistração

Jardim interno garante a amenização da temperatura

Além da alvenaria estrutural, dois pontos chamam a atenção no projeto: um é que ele foi concebido em dois blocos, separados por um jardim interno que contribuía para a ventilação e amenização da temperatura. 

O outro é que as janelas do pavimento superior foram projetadas com o vão do piso ao teto, o que ajudava na economia de energia elétrica durante o dia.

A sala da reitoria ficou localizada no 2º piso, com acesso externo independente e protegido.

Reitoria Unifenas

Ficha Técnica:

Reitoria e Administração (1996)
Área total: 982,88 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: WA Engenharia (Campinas-SP)
Execução: Construtora Renato Granha
Projeto de decoração (salas da Reitoria): Vera Campos (BH)


Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Ouça no volume máximo #9

Ouça no volume máximo #9 Atendendo ao pedido de um leitor do blog estou retomando a seção, “Ouça no volume máximo”. Contudo antes de discorreremos sobre este disco da Legião Urbana, gostaria de reiterar que o texto aqui apresentado é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet (os créditos são sempre citados ao final do texto). Uma Outra Estação Período de gravação: 1996 a 1997 Data de lançamento: 18 de julho de 1997 Produzido por: Legião Urbana   Último álbum de estúdio Uma Outra Estação é o último álbum de estúdio da banda. Lançado meses após o desencarne de Renato Russo, este trabalho reúne canções que deveriam fazer parte do disco anterior, A Tempestade (originalmente planejado para ser duplo) e algumas baladas folclóricas da Legião, conhecidas apenas em versões piratas ("Dado Viciado") ou gravadas por outros artistas ("Marcianos Invadem a Terra", por Dinho Ouro Preto). Mais leve que A Tempestade Um pouco ...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...