Pular para o conteúdo principal

Reitoria e Administração

Reitoria e Administração

Em 1996, o reitor Prof. Edson Velano, solicitou-me o projeto de uma sede para as equipes de manutenção da Unifenas (eletricistas, encanadores, pessoal da obra, telefonia, entre outros). 

A idéia do reitor era fazer uma obra toda em alvenaria estrutural

Vantagem da alvenaria estrutural

A vantagem deste processo de construção é que ele dispensa pilares e vigas gerando assim uma economia de até 30%.

Reitoria da Unifenas

Uma empresa de Campinas foi contratada para realizar o cálculo estrutural da edificação; e também para nos orientar no projeto já que era a primeira vez que trabalharíamos com tal sistema construtivo. 

Mudança de rumo no projeto

No entanto durante a construção, a reitoria decidiu mudar a “função” do prédio: de sede da manutenção passou a ser o novo prédio da Reitoria e Administração. 

Precisei rever e adequar toda parte interna do projeto. A fachada, antes com blocos aparentes e coloridos, recebeu um novo revestimento. 

Internamente todas as paredes não hidráulicas passaram a ser de painéis de gesso acartonado. Em alguns ambientes as paredes ganharam grandes painéis com persiana entre vidros (proporcionando luminosidade, visão entre as salas e, quando necessário, a privacidade dos usuários).
Planta prédio admistração

Jardim interno garante a amenização da temperatura

Além da alvenaria estrutural, dois pontos chamam a atenção no projeto: um é que ele foi concebido em dois blocos, separados por um jardim interno que contribuía para a ventilação e amenização da temperatura. 

O outro é que as janelas do pavimento superior foram projetadas com o vão do piso ao teto, o que ajudava na economia de energia elétrica durante o dia.

A sala da reitoria ficou localizada no 2º piso, com acesso externo independente e protegido.

Reitoria Unifenas

Ficha Técnica:

Reitoria e Administração (1996)
Área total: 982,88 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Coordenação: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: WA Engenharia (Campinas-SP)
Execução: Construtora Renato Granha
Projeto de decoração (salas da Reitoria): Vera Campos (BH)


Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...