Pular para o conteúdo principal

C.M.E.

C.M.E.

A Central de Material Esterilizado (CME) é uma das unidades mais importantes de um hospital, é ela que recebe, limpa, prepara, esteriliza, armazena e distribui todos os instrumentos cirúrgicos que não são de uso único, tais como pinças, tesouras, bisturis, etc.

Em 2002, em parceria com a arquiteta Ana Maria Anunciação, elaborei o projeto da nova Central de Material Esterilizado para o Hospital Universitário Alzira Velano

O objetivo do reitor, professor Edson, era fazer algo maior e moderno.

Central de Material Esterilizado Hospital Alzira Velano

Local estratégico

Como uma CME não atende exclusivamente ao Bloco Cirúrgico, e sim a todo hospital foi necessário fazer um estudo de um local estratégico. Optamos em situar esta unidade entre os blocos dois e três, mais precisamente entre a UTI e o Centro Cirúrgico.

Projeto em conformidade com a RDC nº 50 da ANVISA

O projeto desta nova CME, orientado pelas profissionais de saúde, Regina de Fátima M. Rocha, Alzira Danielle Pereira, e também pelo Engenheiro Oswaldo Luiz Mariano, foi planejado em conformidade com as normas da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). 

Possui uma área de 213,31 m², anteriormente estava localizada (dentro do C.C.) em um espaço de aproximadamente 45,00 m², em uma área física inadequada proporcionalmente à complexidade de serviços e leitos do hospital.

Fluxo de trabalho progressivo e sequencial

Em nossa concepção arquitetônica, graças as orientações recebidas, conseguimos distribuir as diferentes áreas de maneira a permitir um fluxo de trabalho progressivo e sequencial, reduzindo assim as possibilidades de contaminação. 

Tivemos igualmente a preocupação de ‘locar’ pias destinadas exclusivamente à desinfecção das mãos dos funcionários (obs.: a lavagem básica das mãos é considerada, uma das formas mais simples e eficaz na prevenção das infecções hospitalares).

Nota: o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.

Ficha Técnica:

CME Central de Material Esterilizado (2002)
Projeto de arquitetura: Milton Kennedy Aquino e Ana Maria Anunciação
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano, Regina de Fátima M. Rocha e Alzira Danielle Pereira
Caixilharia: Vidralfenas
Execução da obra: Construtora Renato Granha

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”