Pular para o conteúdo principal

Lixo no hospital

Lixo no hospital

Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos? 

Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco? 

Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos? 

História em quadrinhos

Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002, que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais.
Lixo hospitalar como manusear o lixo

Campanha de Conscientização

A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano, e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação.

Lixo hospitalar

Nota: o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte sua dúvida, faça sua crítica, o importante e bacana é conhecer sua opinião.

Comentários

  1. boa noite, quero saber se a lixeira pode ficar dentro das enfermarias com os pacientes, se na hora de recolhe-lo pode tirar ali mesmo dentro da enfermaria no meio dos pacientes operados, estou com meu pai internado num desses PSMs da vida e a lixeira fica dentro da enfermaria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações caro visitante, esta situação é complicada, pois acredito que ainda não há uma lei específica que regulamente isto. O ideal seria você questionar a Vigilância Sanitária de seu município. Penso que a lixeira (branca) pode ficar junto ao leito desde que aja coleta regular, e que a cada coleta o saco seja retirado, isto é, trocado. É interessante também que exista próximo as lixeiras cartazes com instruções de uso (separação correta do lixo).
      Nosso objetivo, ao criamos a história em quadrinhos sobre o lixo hospitalar, foi orientar os usuários e funcionários do hospital a como descartar o lixo, evitando assim que lixo comum fosse parar em lixeiras de infectantes e vice versa.
      Cordial abraço e muita paz. Melhoras a seu pai.

      Excluir
    2. podem e devem ficar no local de geração, porém devem ser removidos regularmente, além disso as lixeiras devem está sinalizada e possuir tampa com acionamento no pedal para evitar contato com o paciente e comno trabalhador....Parabéns pelo trabalho, pois a conscientização ambiental é a melhor forma atingir uma gestão adequada de resíduos.

      Lins Ambiental- Gestão de Resíduos

      Excluir
  2. Olá, trabalho com PGRS de uma grande Hospital em Florianópolis-sc e gostaria muito de ver essa HQ. Seria possível?

    ResponderExcluir
  3. Olá, gostaria de ter acesso a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha junto aos colaboradores do HRSP - Marabá (PA). É possível? Desde já agradeço, Karla Luz (Coordenadora de Humanização) Email: humanizacao@hrspprosaude.org.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, Milton. Eu vou fazer uma palestra em Unidades Basicas de Saude, e vi que voce fez quadrinhos sobre o descarte correto dos residuos em ambientes de saude. Gostaria de saber se voce poderia me fornecer esse quadrinhos, e se eles poderiam ser divulgados.

    Grata,
    Simone

    ResponderExcluir
  5. Bom dia Milton, você disponibilizaria a Revista O Lixo no Hospital completa, para campanha sobre descarte de resíduos no Hospital Estadual Dr° Jayme Santos Neves, Vitória - ES, seria possivel? Fico no aguardo. Elisângela Germano ( Técnica em Segurança do Trabalho)Email: elisangela.silva@hejsn.aebes.org.br

    ResponderExcluir
  6. Ola Sr° Milton, trabalho em um hospital e estaremos realizando uma campanha de descarte de resíduos, será que o senhor nos foneceria os quadrinhos para usarmos na campanha? Fico no aguardo do retorno. elisangela_gs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  7. Bom dia! Gostaria de saber como consigo a revista lixo no hospital completa?!

    ResponderExcluir
  8. Boa tarde!!
    Trabalho na CCIH e gostaria de ter esse revista como faço?
    Lara

    ResponderExcluir
  9. Te falei do interesse da revista para CCIH e esqueci de deixar contato:
    lara_rabelo@hotmail.com
    Lara

    ResponderExcluir
  10. Boa noite Milton,
    Gostaria de saber se teria como disponibilizar a revistinha "O Lixo no Hospital" completa para capacitação de funcionários de uma unidade de saúde em Maceió - AL. Sua enfermeiranda do Centro Universitário Tiradentes - UNIT e estou estagiando nesta unidade. Desde já agradeço a atenção. (e-mail: danielamcavalcante@gmail.com)

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde,
    gostaria de lhe parabenizar pela história em quadrinhos e saber se há possibilidade de disponibilizar para realização de um trabalho em CCIH.
    Desde já agradeço. email:rosianebmeira8@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Olá adorei a revistinha!! Trabalho na Gerência de Resíduos de um Hospital Infantil, teria como vc disponibilizar para que eu possa trabalhar na educação permanente? caso seja pago, vou querer mesmo assim. daimarmota.bio@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, gostaria de saber como consigo a revistinha?

    ResponderExcluir
  14. Bom dia, trabalho no PGRSS de um hospital aqui na grande Florianópolis, seria possível ter acesso ao material, achei muito interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, agradeço a visita e o elogio, no entanto a História em Quadrinhos por enquanto não está sendo comercializada. Cordial abraço.

      Excluir
  15. boa tarde de saber como consigo a revistinha meu email lucimara.vitorino853@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lucimara, fico feliz em saber do seu interesse, isso mostra que meu trabalho está no caminho certo. No momento, a comercialização da revistinha está suspensa, pois estou planejando uma reformulação completa para adequar o conteúdo e a linguagem aos dias de hoje.

      Convido você a visitar o blog regularmente para acompanhar as novidades e saber em primeira mão quando o novo material estiver disponível

      Excluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados ime...

Onde moram as nossas tentações?

Onde moram as nossas tentações? Você já sentiu que o mundo parece um campo minado de tentações? Seja na alimentação, na ética profissional ou nos nossos relacionamentos, às vezes temos a sensação de que "o lá fora" está o tempo todo tentando nos desviar do caminho. Mas hoje, convido você a uma reflexão diferente. E se eu te dissesse que a origem dessas tentações não está nas vitrines, nas redes sociais ou nas atitudes alheias, mas sim dentro de cada um de nós? O espelho do mundo íntimo A verdade é que o que é uma tentação irresistível para um, pode ser algo totalmente indiferente para outro. Se a tentação estivesse "no mundo", ela afetaria a todos da mesma forma. O que faz alguém ceder a um impulso nocivo enquanto outro passa pela mesma situação com naturalidade? A resposta é o nosso mundo íntimo . A tentação nada mais é do que um reflexo de algo que ainda carregamos na nossa essência. É um sinalizador das nossas imperfeições e limitações que ainda precisam de cuida...