Pular para o conteúdo principal

Onde moram as nossas tentações?

Onde moram as nossas tentações?

Você já sentiu que o mundo parece um campo minado de tentações? Seja na alimentação, na ética profissional ou nos nossos relacionamentos, às vezes temos a sensação de que "o lá fora" está o tempo todo tentando nos desviar do caminho.

Mas hoje, convido você a uma reflexão diferente. E se eu te dissesse que a origem dessas tentações não está nas vitrines, nas redes sociais ou nas atitudes alheias, mas sim dentro de cada um de nós?


Como vencer a tentação Milton Kennedy

O espelho do mundo íntimo

A verdade é que o que é uma tentação irresistível para um, pode ser algo totalmente indiferente para outro. Se a tentação estivesse "no mundo", ela afetaria a todos da mesma forma. O que faz alguém ceder a um impulso nocivo enquanto outro passa pela mesma situação com naturalidade?

A resposta é o nosso mundo íntimo. A tentação nada mais é do que um reflexo de algo que ainda carregamos na nossa essência. É um sinalizador das nossas imperfeições e limitações que ainda precisam de cuidado.


Olhe para trás com compaixão (Você está melhorando!)

Às vezes, ao percebermos nossas falhas, caímos na armadilha da culpa excessiva. Mas pense comigo: se acreditamos na evolução constante, a melhor versão de você, de todas as suas experiências até aqui, é a que existe hoje.

Daqui para trás, nós éramos ainda mais imperfeitos. Olhar para o nosso interior e perceber que ainda temos impulsos a corrigir não deve ser motivo de tristeza, mas de alegria. Significa que você já avançou o suficiente para ter consciência de onde precisa melhorar.


O outro como seu professor

Existe uma prática simples para identificar o que precisa ser trabalhado internamente: preste atenção às suas reações diante dos outros.

Muitas vezes nos sentimos vítimas: "Fulano me irritou", "Ciclano me caluniou". Mas a sua reação diz muito mais sobre você do que sobre o comportamento do outro. Lembra de como você reagia a certos problemas na adolescência e como reage hoje? O problema mudou? Provavelmente não, mas você mudou. Você ampliou sua visão.

Quando alguém te fere ou incomoda, use esse incômodo como um mapa. Ele indica exatamente onde, no seu mundo íntimo, ainda existe uma ferida ou uma imperfeição que pede atenção.


As ferramentas: Vigilância e Oração

Para não sermos apenas barcos à deriva desses impulsos, temos duas ferramentas poderosas:

1. Vigilância: É a atenção plena sobre si mesmo. Ela fortalece a nossa consciência e nos permite dizer: "Olha só, estou reagindo assim por causa de uma limitação minha".

2. Oração: Longe de ser apenas um ritual, a oração é como organizar sua "caixa de ferramentas" interna. Quando oramos, deixamos o que temos de melhor — nossos recursos mais nobres — acessíveis para serem usados nos momentos de crise.

Vigiar e orar não é para evitar que o mundo nos tente, mas para que as nossas imperfeições internas não encontrem eco nas situações do cotidiano. Com entendimento e sem autopunição, fica muito mais leve crescer e progredir.

Fonte da postagem:

Texto adaptado do vídeo “Como vencer tentações através da consciência e da oração”, do expositor Saulo César, baseado em Mateus 26:41 e no comentário “Vigiemos e Oremos”, de Emmanuel.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Renato Russo

Renato Russo Segunda-feira, 27 de março, Renato Russo, um dos maiores nomes do rock nacional, completaria seu 63º aniversário.  Eterno na memória dos fãs O cantor, compositor e líder da banda Legião Urbana desencarnou em 1996 com apenas 36 anos, mas através de suas canções mantém-se eterno na memória dos fãs.  E como forma de homenageá-lo elaborei esta modesta caricatura. Resumo e curiosidades dos álbuns Aqui no blog tem outras postagens sobre Renato Russo e também um resumo de cada álbum da banda, além de curiosidades que poucos conhecem. Para conferir clique em LEGIÃO URBANA . Influência das canções Ah, e para você, as canções de Renato Russo tiveram influência ou marcaram sua vida? Deixe um comentário contando como foi sua história com as canções da banda. Grande abraço a todos, saúde e paz!

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...