Pular para o conteúdo principal

Praça da igreja São Pedro

Praça da igreja São Pedro

Em 1994 desenvolvi meu primeiro projeto paisagístico e urbanístico: a praça da igreja São Pedro, da cidade de Alfenas MG. 

Capela

Na ocasião ela ainda era considerada capela e pertencia a paróquia de Nª Sª Aparecida, que tinha a coordenação do Pe Homero.

Projeto arquitetônico praça Igreja São Pedro Alfenas MG

Execução economicamente viável

Como o objetivo era fazer um projeto cuja execução fosse economicamente viável, concebi canteiros com formas irregulares e abstratas (construídos com tijolos comuns, porém aparentes e assentados de maneira a formar um desenho agradável ao observador). 

Metodologia

Estes canteiros setorizariam os usos da praça. A metodologia usada para definição destas formas baseou-se na observação do uso que as pessoas faziam no local. Bancos comunitários foram projetados em concreto circundando todo o canteiro. 

Piso da praça

Para o piso foi-se pensado no bloco intertravado, com o objetivo de melhor absorver as águas das chuvas.

projeto arquitetônico praça Igreja São Pedro Alfenas MG

Parte divertida do trabalho

A parte mais divertida do trabalho foi a pesquisa das espécies a ser plantadas no local. No total foram 49 árvores distribuídas nos 1064,53 m² da praça, sendo 05 ipês roxo, 08 quaresmeiras, 13 ipês mirim e 23 hibiscos.

O projeto foi desenvolvido ao nível de “cortesia”, no entanto não chegou a ser executado.

Somente anos depois Gustavo Waldemilson elaborou um novo traçado para a praça. 

Praça da Igreja São Pedro Alfenas MG

Ficha Técnica:

Praça da igreja São Pedro (1994)
Área do terreno: 1533,40 m²
Área da praça: 1064,53 m²
Projeto urbanístico e paisagístico: arquiteto Milton Kennedy Aquino

Comentários

  1. Lembro desta igreja quando estudei aí em 94, nesta época ainda não havia a praça. Seu projeto ficou muito legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...