Pular para o conteúdo principal

Praça da igreja São Pedro

Praça da igreja São Pedro

Em 1994 desenvolvi meu primeiro projeto paisagístico e urbanístico: a praça da igreja São Pedro, da cidade de Alfenas MG. 

Capela

Na ocasião ela ainda era considerada capela e pertencia a paróquia de Nª Sª Aparecida, que tinha a coordenação do Pe Homero.

Projeto arquitetônico praça Igreja São Pedro Alfenas MG

Execução economicamente viável

Como o objetivo era fazer um projeto cuja execução fosse economicamente viável, concebi canteiros com formas irregulares e abstratas (construídos com tijolos comuns, porém aparentes e assentados de maneira a formar um desenho agradável ao observador). 

Metodologia

Estes canteiros setorizariam os usos da praça. A metodologia usada para definição destas formas baseou-se na observação do uso que as pessoas faziam no local. Bancos comunitários foram projetados em concreto circundando todo o canteiro. 

Piso da praça

Para o piso foi-se pensado no bloco intertravado, com o objetivo de melhor absorver as águas das chuvas.

projeto arquitetônico praça Igreja São Pedro Alfenas MG

Parte divertida do trabalho

A parte mais divertida do trabalho foi a pesquisa das espécies a ser plantadas no local. No total foram 49 árvores distribuídas nos 1064,53 m² da praça, sendo 05 ipês roxo, 08 quaresmeiras, 13 ipês mirim e 23 hibiscos.

O projeto foi desenvolvido ao nível de “cortesia”, no entanto não chegou a ser executado.

Somente anos depois Gustavo Waldemilson elaborou um novo traçado para a praça. 

Praça da Igreja São Pedro Alfenas MG

Ficha Técnica:

Praça da igreja São Pedro (1994)
Área do terreno: 1533,40 m²
Área da praça: 1064,53 m²
Projeto urbanístico e paisagístico: arquiteto Milton Kennedy Aquino

Comentários

  1. Lembro desta igreja quando estudei aí em 94, nesta época ainda não havia a praça. Seu projeto ficou muito legal.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi