Pular para o conteúdo principal

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

1997 realmente foi o ano da ‘alvenaria estrutural’ na universidade. 

Neste mesmo ano, além das três grandes obras já mencionadas, projetei todo o bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano. 1.630,32 m² divididos em três pavimentos.

Fisioterapia Piscina Hospital Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Lavanderia no primeiro momento

Inicialmente, no primeiro pavimento, o projeto foi desenvolvido para instalação da lavanderia hospitalar (inclusive ‘estruturalmente’), porém como a reitoria optou por construí-la em outro local, novos estudos e projetos foram elaborados para este pavimento. 

Hidroterapia

Definiu-se que naquele piso seria construída a hidroterapia do curso de fisioterapia, com uma piscina de 28,00 m², (acima do solo) equipada com elevador para o acesso de PPNEs, vestiários, área para atividades, laboratórios e salas de aulas.

Planta do hospital, projeto do hospital

Farmácia Hospitalar

O segundo pavimento foi projetado para abrigar a farmácia hospitalar e o almoxarifado, em uma área de 444,00 m². 

Diálise Farmácia Hospital Alzira Velano - Milton Kennedy

Centro de Terapia Renal Substitutiva - Hemodiálise

E no terceiro pavimento uma unidade importantíssima: a terapia renal substitutiva (diálise), projeto este que exigiu amplo estudo para sua execução (sempre respeitando as normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária). 

Com acesso independente e exclusivo ao do hospital, esta unidade é composta por sala para tratamento hemodialítico (10 máquinas), sala para tratamento hemodiláitico de pacientes HbsAg+ (02 máquinas), sala para diálise peritonial ambulatorial continua (DPCA), sala para diálise peritonial intermitente (DPI) e ambientes de apoio.

Projeto hemodiálise Hospital Universitário Alzira Velano

Ficha Técnica:

Bloco 5 do HUAV (1997)
(Hidroterapia, Farmácia/Almoxarifado e Diálise)
Área total: 1630,32 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Cálculo estrutural: WA Engenharia (Campinas-SP)
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. Boa Milton Kennedy, estava pesquisando na internet sobre Hospital, precisamente o setor de Hemodiálise e achei esse site que tem divulgações suas. seria possível compartilhar a imagem do centro de hemodiálise para eu poder me basear. Eu estou fazendo faculdade de Arquitetura e estou prestando meu TFG (trabalho Final de Graduação) e meu tema é Saúde e meu objeto de estudo é HOSPITAL. Seria possível compartilhar essa planta em um formato mais legível?
    email: estevanccastro@outlook.com
    facebook: ESTEVAN CASTRO

    ResponderExcluir
  2. Saudações Estevan, obrigado pela visita, no entanto o que está no blog é o que posso postar; pois não tenho autorização da Universidade para divulgação do projeto completo.
    Na ocasião ele foi elaborado respeitando a resolução RDC n° 50 do Ministério da Saúde e também através de várias conversas com os médicos do hospital, além de estar sempre consultando a equipe responsável pela aprovação dos projetos aqui da região.
    Cordial abraço, desejo sorte e sucesso ao seu projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Zita Engel Ayer - SARAI

Zita Engel Ayer - SARAI Já mencionei outras vezes que uma das seções que mais aprecio aqui no blog é retratar em desenhos personalidades que se destacaram em Alfenas, e hoje de modo especial fico muito feliz, pois a homenageada é Zita Engel Ayer, uma mulher iluminada. Quem foi Zita Engel Ayer Dona Zita, preocupada com os mais carentes (e inspirada pelo Plano Espiritual) juntamente a um grupo de voluntários fundou o SARAI, Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância (leia mais no box abaixo), assim como foi a criadora e coordenadora do Centro Espírita que funciona junto do SARAI.  Criou ainda a Associação Alfenense de Alcoólicos Anônimos e Ala-Anon (congregando familiares de alcoólicos). Mulher dinâmica, incansável trabalhadora do bem, foi vereadora por dois mandatos. Casada com Elysio Ayer, teve 11 filhos. Fez seu retorno ao Plano Espiritual em setembro de 1989.        O SARAI , fundado em 1962, traba...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...