Pular para o conteúdo principal

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

1997 realmente foi o ano da ‘alvenaria estrutural’ na universidade. 

Neste mesmo ano, além das três grandes obras já mencionadas, projetei todo o bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano. 1.630,32 m² divididos em três pavimentos.

Fisioterapia Piscina Hospital Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Lavanderia no primeiro momento

Inicialmente, no primeiro pavimento, o projeto foi desenvolvido para instalação da lavanderia hospitalar (inclusive ‘estruturalmente’), porém como a reitoria optou por construí-la em outro local, novos estudos e projetos foram elaborados para este pavimento. 

Hidroterapia

Definiu-se que naquele piso seria construída a hidroterapia do curso de fisioterapia, com uma piscina de 28,00 m², (acima do solo) equipada com elevador para o acesso de PPNEs, vestiários, área para atividades, laboratórios e salas de aulas.

Planta do hospital, projeto do hospital

Farmácia Hospitalar

O segundo pavimento foi projetado para abrigar a farmácia hospitalar e o almoxarifado, em uma área de 444,00 m². 

Diálise Farmácia Hospital Alzira Velano - Milton Kennedy

Centro de Terapia Renal Substitutiva - Hemodiálise

E no terceiro pavimento uma unidade importantíssima: a terapia renal substitutiva (diálise), projeto este que exigiu amplo estudo para sua execução (sempre respeitando as normas do Ministério da Saúde e da Vigilância Sanitária). 

Com acesso independente e exclusivo ao do hospital, esta unidade é composta por sala para tratamento hemodialítico (10 máquinas), sala para tratamento hemodiláitico de pacientes HbsAg+ (02 máquinas), sala para diálise peritonial ambulatorial continua (DPCA), sala para diálise peritonial intermitente (DPI) e ambientes de apoio.

Projeto hemodiálise Hospital Universitário Alzira Velano

Ficha Técnica:

Bloco 5 do HUAV (1997)
(Hidroterapia, Farmácia/Almoxarifado e Diálise)
Área total: 1630,32 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Cálculo estrutural: WA Engenharia (Campinas-SP)
Execução: Construtora Renato Granha

Comentários

  1. Boa Milton Kennedy, estava pesquisando na internet sobre Hospital, precisamente o setor de Hemodiálise e achei esse site que tem divulgações suas. seria possível compartilhar a imagem do centro de hemodiálise para eu poder me basear. Eu estou fazendo faculdade de Arquitetura e estou prestando meu TFG (trabalho Final de Graduação) e meu tema é Saúde e meu objeto de estudo é HOSPITAL. Seria possível compartilhar essa planta em um formato mais legível?
    email: estevanccastro@outlook.com
    facebook: ESTEVAN CASTRO

    ResponderExcluir
  2. Saudações Estevan, obrigado pela visita, no entanto o que está no blog é o que posso postar; pois não tenho autorização da Universidade para divulgação do projeto completo.
    Na ocasião ele foi elaborado respeitando a resolução RDC n° 50 do Ministério da Saúde e também através de várias conversas com os médicos do hospital, além de estar sempre consultando a equipe responsável pela aprovação dos projetos aqui da região.
    Cordial abraço, desejo sorte e sucesso ao seu projeto.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...