Pular para o conteúdo principal

Consciência Negra e Alteridade #2

Consciência Negra e Alteridade #2

“Alteridade é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença” (Frei Betto)


Vinte de novembro é uma data dedicada à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira e também no valor de sua contribuição ao nosso país. 

Uma reflexão que não deve limitar-se a uma única data.

releitura da estátua a justiça Brasília

Direito à diferença

Devemos sim clamar por direitos iguais, mas, principalmente pelo “direito à diferença”, ou seja, vivermos sem discriminação, aceitando e respeitando as desigualdades (seja ela de cultura, crença ou característica pessoal). 

Alteridade

Daí a importância da vivência da palavra Alteridade: aprender com os diferentes, sem julgar, criticar, agredir ou excluir.

Cartilha para download

A propósito do tema, o site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo disponibilizou para download (desde 2009) uma cartilha bacana, que explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, assim como o que é o direito à diferença. 

Para baixá-la clique aqui.


releitura estátua a justiça Brasília consciência negra

Sobre a imagem que ilustra a postagem

Ano passado, nesta mesma data, a ilustração foi inspirada na escultura “O Pensador” do famoso escultor francês Auguste Rodin (relembre clicando aqui). 

Este ano a inspiração para o desenho veio da estátua “A Justiça” do artista plástico, mineiro de Belo Horizonte, Alfredo Ceschiatti.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux;
http://www.forumespirita.net/
https://sites.google.com/site/sergiofaleixo

Comentários

  1. Sua luta por UM MUNDO SEM DESCRIMINAÇÃO COM MAIS IGUALDADE E FRATERNIDADE REFLETE SEMPRE NOS SEUS TRABALHOS!
    Suas ilustrações sempre apresentando nossa diversidade racial tudo de uma maneira simples sem tentar ser panfletário admiro muito isso no seu trabalho e personalidade tenho orgulho de poder te chamar de meu amigo!
    Sobre o cãozinho lá no Baú você tem razão é bem isso mesmo foi meio intuitivo pensava que um cão da Mitologia terminava belo já tinha bolado a piada depois fui ver que era CÉRBERO tinha feito confusão pesquisando vi que eu tinha confundido com cerebelo mas vi que dava para encaixar por isso da brincadeira sobre o nome... Vixe falando demais! Um abraço mano!

    ResponderExcluir
  2. Admiro seu blog!
    Nao so pelos desenhos incriveis que vejo nele, como tambem por textos que estimulam as pessoas que o leem refletir nas suas atitudes e no mundo em geral...
    Posso nao comentar sempre, mas te afirmo que leio sempre!

    ResponderExcluir
  3. Mano voltei com uma dica o blog:
    http://tchezine.blogspot.com/ do amigo Denilson Reis fanzineiro das antiga vale uma visita! Bom Domingo!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh Meu amigo... As pessoas do nosso mundo ainda são tão preconceituosas e injustas umas com as outras... Ainda nos falta muito para vivermos como verdadeiros irmãos.

    Espero que as pessoas possam ao longo dessa vida ir refletindo e mudando os seus atos, enxergando o próximo como uma extensão de si mesmo.

    Sua criação ficou linda! Parabéns! Gosto de sua forma de nos levar a refletir sobre os temas!

    Um abraço com o meu carinho e amizade eterna!

    ResponderExcluir
  5. Grande amigo, boa tarde!

    Muito bem lembrado e bem colocado: JUSTIÇA PARA TODOS! Parabéns pela bela ilustração!

    Muito sucesso e paz.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  6. Milton,um post excelente para ler e reler,refletir e buscar melhorar nossas atitudes!Eu adorei te visitar!Bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  7. Grande amigo Milton!! Que post fantástico!! Concordo com todos os amigos acima!! Hoje em dia pessoas como você é uma raridade, principalmente aqui no Brasil onde a maioria só quer levar vantagem sem se preocupar com as conseqüências...

    Abração e fica com Deus!!

    ResponderExcluir
  8. Milton,passando para reler seu post e agradecer seu carinho em meu blog tb!Bjs,

    ResponderExcluir
  9. Po, demais essa postagem, meu amigo!
    Vc falou tudo aí

    Ah ilustração também ficou muito legal.

    Abraço!

    Ah, eu to fazendo a Lara Croft aqui!.. ahsushuasauh

    ResponderExcluir
  10. Milton,vim te visitar e estamos mais um ano há poucos dias do dia da consciencia negra!Esse seu trabalho ficou maravilhoso!bjs e bom final de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados ime...

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Onde moram as nossas tentações?

Onde moram as nossas tentações? Você já sentiu que o mundo parece um campo minado de tentações? Seja na alimentação, na ética profissional ou nos nossos relacionamentos, às vezes temos a sensação de que "o lá fora" está o tempo todo tentando nos desviar do caminho. Mas hoje, convido você a uma reflexão diferente. E se eu te dissesse que a origem dessas tentações não está nas vitrines, nas redes sociais ou nas atitudes alheias, mas sim dentro de cada um de nós? O espelho do mundo íntimo A verdade é que o que é uma tentação irresistível para um, pode ser algo totalmente indiferente para outro. Se a tentação estivesse "no mundo", ela afetaria a todos da mesma forma. O que faz alguém ceder a um impulso nocivo enquanto outro passa pela mesma situação com naturalidade? A resposta é o nosso mundo íntimo . A tentação nada mais é do que um reflexo de algo que ainda carregamos na nossa essência. É um sinalizador das nossas imperfeições e limitações que ainda precisam de cuida...