domingo, 20 de novembro de 2011

Consciência Negra e Alteridade #2

“Alteridade é ser capaz de apreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença”
Frei Betto

Vinte de novembro é uma data dedicada à reflexão sobre a integração do negro na sociedade brasileira e também no valor de sua contribuição ao nosso país. Uma reflexão que não deve limitar-se a uma única data.

Dia da consciência negra

Devemos sim clamar por direitos iguais, mas, principalmente pelo “direito à diferença”, ou seja, vivermos sem discriminação, aceitando e respeitando as desigualdades (seja ela de cultura, crença ou característica pessoal). Daí a importância da vivência da palavra Alteridade: aprender com os diferentes, sem julgar, criticar, agredir ou excluir.
A propósito do tema, o site da Defensoria Pública do Estado de São Paulo disponibilizou para download (desde 2009) uma cartilha bacana, que explica o que é o direito à igualdade, previsto pela Constituição Federal, assim como o que é o direito à diferença. Para baixá-la clique aqui.

Consciência Negra

Sobre a imagem que ilustra a postagem:
Ano passado, nesta mesma data, a ilustração foi inspirada na escultura “O Pensador” do famoso escultor francês Auguste Rodin (relembre clicando aqui). Este ano a inspiração para o desenho veio da estátua “A Justiça” do artista plástico, mineiro de Belo Horizonte, Alfredo Ceschiatti.

Fontes de pesquisa para composição do texto:
Livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux;
http://www.forumespirita.net/
https://sites.google.com/site/sergiofaleixo

10 comentários, é um milagre!

VELOSO disse...

Sua luta por UM MUNDO SEM DESCRIMINAÇÃO COM MAIS IGUALDADE E FRATERNIDADE REFLETE SEMPRE NOS SEUS TRABALHOS!
Suas ilustrações sempre apresentando nossa diversidade racial tudo de uma maneira simples sem tentar ser panfletário admiro muito isso no seu trabalho e personalidade tenho orgulho de poder te chamar de meu amigo!
Sobre o cãozinho lá no Baú você tem razão é bem isso mesmo foi meio intuitivo pensava que um cão da Mitologia terminava belo já tinha bolado a piada depois fui ver que era CÉRBERO tinha feito confusão pesquisando vi que eu tinha confundido com cerebelo mas vi que dava para encaixar por isso da brincadeira sobre o nome... Vixe falando demais! Um abraço mano!

SolBarreto disse...

Admiro seu blog!
Nao so pelos desenhos incriveis que vejo nele, como tambem por textos que estimulam as pessoas que o leem refletir nas suas atitudes e no mundo em geral...
Posso nao comentar sempre, mas te afirmo que leio sempre!

VELOSO disse...

Mano voltei com uma dica o blog:
http://tchezine.blogspot.com/ do amigo Denilson Reis fanzineiro das antiga vale uma visita! Bom Domingo!

Tatiana Moreira disse...

Ahhhh Meu amigo... As pessoas do nosso mundo ainda são tão preconceituosas e injustas umas com as outras... Ainda nos falta muito para vivermos como verdadeiros irmãos.

Espero que as pessoas possam ao longo dessa vida ir refletindo e mudando os seus atos, enxergando o próximo como uma extensão de si mesmo.

Sua criação ficou linda! Parabéns! Gosto de sua forma de nos levar a refletir sobre os temas!

Um abraço com o meu carinho e amizade eterna!

Emerson Fialho disse...

Grande amigo, boa tarde!

Muito bem lembrado e bem colocado: JUSTIÇA PARA TODOS! Parabéns pela bela ilustração!

Muito sucesso e paz.

Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

Anne Lieri disse...

Milton,um post excelente para ler e reler,refletir e buscar melhorar nossas atitudes!Eu adorei te visitar!Bjs e boa semana!

O Alquimista3D disse...

Grande amigo Milton!! Que post fantástico!! Concordo com todos os amigos acima!! Hoje em dia pessoas como você é uma raridade, principalmente aqui no Brasil onde a maioria só quer levar vantagem sem se preocupar com as conseqüências...

Abração e fica com Deus!!

Anne Lieri disse...

Milton,passando para reler seu post e agradecer seu carinho em meu blog tb!Bjs,

Jonathan Pires disse...

Po, demais essa postagem, meu amigo!
Vc falou tudo aí

Ah ilustração também ficou muito legal.

Abraço!

Ah, eu to fazendo a Lara Croft aqui!.. ahsushuasauh

Anne Lieri disse...

Milton,vim te visitar e estamos mais um ano há poucos dias do dia da consciencia negra!Esse seu trabalho ficou maravilhoso!bjs e bom final de semana!

Related Posts with Thumbnails