Pular para o conteúdo principal

Consciência Negra e 'Alteridade'

Consciência Negra e 'Alteridade'

“Não preciso ter ambições. Só tem uma coisa que eu quero muito: que a humanidade viva unida... negros e brancos todos juntos.” (Bob Marley)


Direito a diferença

Para homenagear o Dia da Consciência Negra apresento uma ilustração cujo propósito não é apenas celebrar a importância da causa...

... mas também ponderar que além de direitos iguais temos o “direito à diferença”, isto é, vivermos sem discriminação, cada um conforme sua própria cultura, crença ou característica pessoal.


o pensador negro por Milton Kennedy

Unidos pelo amor

E para que essa reflexão não fique apenas no dia 20 de novembro, reproduzo aqui a significação de duas importantes expressões (do livro “Unidos pelo amor” de Ermance Dufaux):


Alteridade: singularidade pertinente a cada criatura;

Ética da alteridade: nossa capacidade de relativizarmos-nos perante as diferenças das quais os outros são portadores, convivendo em paz com nossos diferentes e suas diferenças, rendendo-lhes respeito na forma como são e se expressam, nas suas particularidades.”

Comentários

  1. Muito bomum post muito bem elaborado suas ilustração como sempre perfeita e não conhecia a frase do Marley mais um motrivo para admira-lo! Fica com Deus!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Os anjos também amam...

Os anjos também amam... Em novembro passado, o amigo Juvêncio Veloso pediu-me que ilustrasse um poema de sua amiga Tatiana Moreira.  Inspiração imediata Quando li o texto imediatamente ‘pintou’ a inspiração para uma HQ. A história em quadrinhos foi publicada no blog Simplesmente Amor , contudo achei legal mostrá-la aqui também. Simplesmente Amor Sirvo-me igualmente desta postagem para sugerir uma visita aos sites desta poetiza: Simplesmente Amor e Artes & Poesias , onde vocês poderão conhecer todo o ‘talento com as palavras’ que a Tatiana possui. Quem sabe em 2011 surjam novos trabalhos desta parceria.

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esq...

Guido Ribeiro – Rádio Cultura

Guido Ribeiro – Rádio Cultura “...a saudade de momentos que estão relacionados com alguma passagem de nossas vidas só podem ser revividos através da música”. A frase acima é do locutor mais antigo da cidade de Alfenas, o sempre jovem e ainda em atividade, Guido Ribeiro.  E é ele o homenageado nesta modesta caricatura. Guido é natural de Soledade de Minas, porém é radicado em Alfenas desde 1960 e sua popularidade é tão grande que os ouvintes o reconhecem na rua.  Ele iniciou sua carreira na antiga Rádio Cultura, onde encanta os ouvintes até hoje. Uma rádio sempre ao lado do povo A propósito, esta emissora completa este ano (27/03/2012) 64 anos de fundação, uma data histórica para a radiodifusão alfenense, afinal esta rádio AM (sempre ao lado do povo) continua cumprindo sua missão até os dias atuais. Logotipo da Rádio Cultura Em 2007 (a convite do amigo Valdir Cezário) tive a oportunidade de criar o novo logotipo desta imbatível rádio, clique aqui ...