terça-feira, 23 de agosto de 2011

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial: uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes. A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.

LIBRAS

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.



         É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.
Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

11 comentários, é um milagre!

♥ κєκєl ♥ disse...

Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

"UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

Abraços fraternos

PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

André Ricardo C. Pereira disse...

Olá Kennedy, belo post hein?
Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

Abraços!

Emerson Fialho disse...

Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

Grande abraço em sinal de gestos, ok?

Do amigo, Emerson Fialho.

Berzé disse...

Oi Kennedy,
bom dia.
Sempre positivamente ativo.
Parabéns!
Berzé

O Alquimista3D disse...

Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

Abraços e fica com Deus.

MARIA CRISTINA DA SILVA disse...

Querido Milton,

Meu Deus...
O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
abraços,
cris.

Rê B. Wentz disse...

oiee

obrigada por passar lá no blog :)


heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

bjo bjo

Gabi Bebel disse...

Bela postagem pai.
Como disseram vc é um espirito iluminado.
Parabens.

VELOSO disse...

Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

JG Costa disse...

O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
Excelente postagem.

Abraços renovados!

PERSEVERÂNÇA disse...

Agradeço pelo carinho,
Abraço fraternal
Nicinha

Related Posts with Thumbnails