Pular para o conteúdo principal

O mundo em suas mãos

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial.

Márcia Raquel Kekel

Uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes

Maria Cristina da Silva

A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.


crianças conversando com surdo mudo Milton Kennedy

Libras, linguagem de sinais

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. 

Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.


Estrutura gramatical

É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. 

Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Muita prática

Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

Comentários

  1. Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
    Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

    "UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

    Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

    Abraços fraternos

    PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kennedy, belo post hein?
    Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço em sinal de gestos, ok?

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kennedy,
    bom dia.
    Sempre positivamente ativo.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Querido Milton,

    Meu Deus...
    O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
    Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
    Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
    Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
    abraços,
    cris.

    ResponderExcluir
  7. oiee

    obrigada por passar lá no blog :)


    heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

    serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

    me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem pai.
    Como disseram vc é um espirito iluminado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

    ResponderExcluir
  10. O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
    Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
    Excelente postagem.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pelo carinho,
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA Em agosto de 2024, celebramos com muita alegria os 25 anos da CAZITA, (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer).  Ambiente seguro e enriquecedor Fundada em 1996, a missão da CAZITA sempre foi promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e enriquecedor durante o contraturno escolar. Dedicação e amor pelo próximo O desenho que apresento nesta postagem, elaborado (a pedido da Sra Elineia Cardoso Laudares) para a comemoração do aniversário desta importante instituição, é também uma homenagem a D. Zita. Sua dedicação e amor pelo próximo fazem parte da essência do que é realizado todos os dias na CAZITA.   Apoio e oportunidades A CAZITA continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias, oferecendo apoio e oportunidades para um futuro melhor.   Ao refletirmos sobre esses 25 anos de história, lembramos que o legado de D. Zita Engel e o impacto posi...

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita)

Edifício Dona Sinhá (Galeria da Perlita) Em meio aos avanços tecnológicos que moldam nosso presente, é fundamental lembrar e preservar o passado que nos trouxe até aqui. E uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade. Antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá Hoje apresento a maquete que elaborei da antiga residência do Sr Francisco Ozório da Silveira e Dona Sinhá. E esta imagem não foi produzida com Inteligência Artificial, cada elemento, cada detalhe e adornos foram modelados ‘manualmente’ utilizando versões antigas do AutoCAD e SkethchUp . História única É incrível imaginar que cada tijolo, cada janela de um casarão como este conta uma história única das pessoas que viveram ali, os eventos que testemunharam e as mudanças que presenciaram na paisagem urbana. Importância da preservação da história urbana Uma pena que esta e outras edificações antigas de Alfenas...

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXI...