Pular para o conteúdo principal

O mundo em suas mãos

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial.

Márcia Raquel Kekel

Uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes

Maria Cristina da Silva

A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.


crianças conversando com surdo mudo Milton Kennedy

Libras, linguagem de sinais

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. 

Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.


Estrutura gramatical

É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. 

Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Muita prática

Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

Comentários

  1. Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
    Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

    "UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

    Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

    Abraços fraternos

    PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kennedy, belo post hein?
    Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço em sinal de gestos, ok?

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kennedy,
    bom dia.
    Sempre positivamente ativo.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Querido Milton,

    Meu Deus...
    O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
    Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
    Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
    Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
    abraços,
    cris.

    ResponderExcluir
  7. oiee

    obrigada por passar lá no blog :)


    heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

    serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

    me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem pai.
    Como disseram vc é um espirito iluminado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

    ResponderExcluir
  10. O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
    Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
    Excelente postagem.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pelo carinho,
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que

Abadá para Camarote do Carnalfenas

Abadá para Camarote do Carnalfenas Já é tradição em Alfenas a realização do Carnalfenas, uma das maiores micaretas indoor do país.  Ano passado, 2009 , fui contratado pela distribuidora de medicamentos ‘Alfalagos’ para bolar o abadá do camarote empresarial. Logomarca da Alfalagos em personagem de desenho A idéia dos proprietários era colocar a logomarca da empresa (um cálice e uma serpente em forma de “S”) entre confetes coloridos.  Decidi ir mais além e transformei o logo em uma personagem de desenho. A imagem ficou muito divertida e numa linguagem bem mais próxima à folia da festa! Elogios A ilustração foi aprovada com elogios, no entanto a marca da latinha teve que ser substituída, já que o patrocinador da festa na ocasião era uma outra cerveja, rsrsrsrsrsrs. Modelos de abadá Na imagem abaixo o logotipo oficial da Alfalagos e dois modelos do abadá (foram quatro cores diferentes, uma para cada noite).

Gerda Malaperis (*)

Gerda Malaperis (*) Em 2006 quando recebi o convite do professor Arnaldo Simões para auxiliá-lo nas aulas de Esperanto, tinha em mente encontrar algo que fosse atrativo para os alunos treinarem a pronúncia das palavras (já que esta língua é completamente fonética, tendo cada letra sempre o mesmo som).  Foi então que encontrei na Internet ‘ Gerda Malaperis ’ de Claude Piron.  O texto, muito bem humorado e criativo servia direitinho ao nosso propósito. Ilustrações para as primeiras lições Fiquei tão animado que bolei algumas ilustrações para as primeiras lições do livro, todavia não chegamos a utilizá-las, pois como eu estava absorvido por outros trabalhos não teria como dar prosseguimento aos próximos desenhos.  Diante disso optamos por empregar o material encontrado na internet (que era rico em imagens). Nos desenhos desta postagem, mostro minha versão para Tom, Linda e Gerda, personagens desta aventura repleta de mistérios.          (*) Gerda Malaperis , é um livro, ou melhor, um