Pular para o conteúdo principal

O mundo em suas mãos

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial.

Márcia Raquel Kekel

Uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes

Maria Cristina da Silva

A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.


crianças conversando com surdo mudo Milton Kennedy

Libras, linguagem de sinais

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. 

Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.


Estrutura gramatical

É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. 

Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Muita prática

Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

Comentários

  1. Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
    Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

    "UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

    Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

    Abraços fraternos

    PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kennedy, belo post hein?
    Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço em sinal de gestos, ok?

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kennedy,
    bom dia.
    Sempre positivamente ativo.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Querido Milton,

    Meu Deus...
    O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
    Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
    Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
    Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
    abraços,
    cris.

    ResponderExcluir
  7. oiee

    obrigada por passar lá no blog :)


    heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

    serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

    me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem pai.
    Como disseram vc é um espirito iluminado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

    ResponderExcluir
  10. O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
    Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
    Excelente postagem.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pelo carinho,
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos...

AutoCADicas #2

AutoCADicas #2 Chegamos a mais uma seção " AutoCADicas ", e desta vez vamos aprender uma outra maneira de proteger seu arquivo dwg de forma que quem o receba consiga ler mas não possa adulterá-lo. Para isso precisaremos do auxílio de uma rotina lisp. O que é rotina lisp? Peraí, que negócio é esse de rotina lisp? Rotinas lisp (ou AutoLisp) são códigos de programação que facilitam muuuiiito o trabalho no AutoCAD.  Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando. Lockup Neste caso usaremos uma rotina chamada Lockup , desenvolvida por John D. Chapman (basta pesquisar na net).  Como fazer Inicialmente você precisará salvá-la em alguma pasta, em seguida abra o desenho a ser ‘travado’ e renomeie o arquivo (save as), pois a ação de travamento é definitiva! Agora no AutoCAD digite na linha de comando appload (atalho ap) e na janela que surgir procure pela rotina lockup.lsp na pasta em que você a salvou.  Confirme clicando em load e depois em close.  ATENÇ...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...