Pular para o conteúdo principal

O mundo em suas mãos

O mundo em suas mãos

A ilustração da postagem de hoje é dedicada à duas pessoas que realizam um trabalho muito bacana e especial.

Márcia Raquel Kekel

Uma delas é a amiga virtual Márcia Raquel, a Kekel, uma professora de Florianópolis que ministra aulas para crianças surdas, e que também edita o blog Vejo Vozes

Maria Cristina da Silva

A outra é a amiga Esperantista, Maria Cristina da Silva, autora do blog LIBRAS: sinais de inclusão, professora graduada em letras, perita em educação especial e especialista em Libras.


crianças conversando com surdo mudo Milton Kennedy

Libras, linguagem de sinais

E é precisamente este o propósito deste post: ressaltar a importância da linguagem de sinais, ou seja, a comunicação através de gestos manuais que igualmente utiliza outras partes do corpo. 

Cada país possui a sua própria língua de sinais, que sofre as influências da cultura nacional. Aqui no Brasil a língua predominante dos surdos chama-se LIBRAS.


Estrutura gramatical

É importante ainda ressaltar que as línguas de sinais não são somente gestos e mímicas; elas possuem estruturas gramaticais próprias. 

Portanto para conversar em LIBRAS não basta apenas conhecer os sinais de forma solta, é necessário conhecer a sua estrutura gramatical, combinando-os em frases.

Muita prática

Procure informar-se mais sobre o assunto e tenha em mente que se você quer seriamente aprender e comunicar-se em Libras é necessário muita prática (assim como qualquer outro idioma).

No link abaixo há um interessante dicionário visual onde ao selecionar uma palavra  é exibido um pequeno vídeo com a simbologia correspondente em Libras:


Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
www.libras.org.br/libras.php
www.dicasdiarias.com/alfabeto-de-libras-como-aprender-libras

Comentários

  1. Que fantástico! Obrigada pelo carinho meu amigo. Amanhã estarei fazendo um link do Blog Vejo Vozes a sua linda postagem.
    Que momento especial na semana nacional da pessoa com (d)eficiência.

    "UM SÓ NADA FAZ, É O CONJUNTO QUE OPERA."

    Vc simplesmente é um espírito iluminado. A paz sempre!

    Abraços fraternos

    PS. Estou indo conhecer o blog de sua amiga hehehe...com certeza ela está com o coração em festa por ter um amigo tão especial, assim como o meu.

    ResponderExcluir
  2. Olá Kennedy, belo post hein?
    Muito legal seu trabalho de caridade intelectual, muito inspirador...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Sempre dando bons exemplos de cidadania e inclusão social, amigo Milton. Parabéns pela iniciativa e que Deus continue te abençoando.

    Grande abraço em sinal de gestos, ok?

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Oi Kennedy,
    bom dia.
    Sempre positivamente ativo.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  5. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! Sempre nos ensinando algo de especial!! O trabalho que você faz no blog é algo de se admirar!! Concordo com os amigos acima, você é um espírito iluminado e seus posts são muitos inspiradores. LIBRAS é uma linguagem extremamente importante e tem que ser ressaltada!! :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  6. Querido Milton,

    Meu Deus...
    O que dizer?? estou literalmente sem palavras, sem gestos,sem sinais...
    Que presente lindo, meu amigo querido. Precisava abraçá-lo agora.(depois de secar as lágrimas ,é claro)
    Só você, com tanta sensibilidade e amor ao que é belo, para dar vida aos sinais de meneira tão criativa e delicada.
    Que Deus continue abençoando sua mente,alimentando seu coração e guiando suas mãos.
    abraços,
    cris.

    ResponderExcluir
  7. oiee

    obrigada por passar lá no blog :)


    heheh não, a mão com a aliança não foi proposital, eu juro! É q ele era mt forte, entao mesmo deitado, qdo via ele queria sair correndo, entao segurei com uma mae e tirei foto com a outra, na pressa hahahahaha :D

    serio? ahh aqui tbm teve a cãominhada mas eu nao tenho cao pra levar =/

    me avisa qdo postar o cartaz, to louca pra ver!!!!!!

    bjo bjo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem pai.
    Como disseram vc é um espirito iluminado.
    Parabens.

    ResponderExcluir
  9. Uma postagem linda quanto a ilustração quase me senti junto com aqueles meninos brincando na rua saudade ando meio devagar em tudo por esses dias muito coisa extra blogosfera espero me acertar logo.

    ResponderExcluir
  10. O último livro que acabei de ler, de Stephen King, um dos melhores personagens era o Nick, um surdo mudo que lia lábios e se comunicava mais através da escrita. Creio que o período do livro, 1990, tenha colaborado para essa tendência.
    Hoje em dia é necessário muito mais sensibilidade da nossa parte, para tornar cada vez mais o nosso mundo acessível e igualitário para todos.
    Excelente postagem.

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  11. Agradeço pelo carinho,
    Abraço fraternal
    Nicinha

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

300 seguidores e selo Xícara de Ouro

300 seguidores e selo Xícara de Ouro Olá amigos, é com grande satisfação que compartilho com vocês duas emoções, a primeira é que o blog atingiu a marca de 300 seguidores!  Yeah, isto é motivo de muita alegria e agradecimento. Gratidão Obrigado a cada um destes seguidores, leitores e amigos, com os quais tenho aprendido bastante.  Valeu galera, que o bom Deus abençoe cada um de vocês. Premiação pelo segundo ano consecutivo A segunda emoção (e alegria) é que o blog entrou, pelo segundo ano consecutivo, para a lista dos melhores do ano, recebendo o selo “Xícara de Ouro” do site “ Café entre Amigos ” (clique para conhecer).  Foram 92 indicações! Obrigada amiga Patrícia Galis (idealizadora da premiação) e a todos que carinhosamente votaram em meu modesto blog. Saúde, boas energias, luz e paz a todos.

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira Dando prosseguimento à série de estruturas metálicas, hoje apresento o projeto de maior vão livre que desenvolvi pela Metal Lagos , uma empresa especializada em construções em aço, do Engenheiro Claiton Azevedo Vilela. 50 metros de vão livre São 50 metros sem a interferência de nenhum pilar central.  Com um pé direito de 9 metros, a obra tem aproximadamente 3000 m² e foi elaborada para a Cocatrel, uma cooperativa de cafeicultores aqui do sul de Minas Gerais. Na foto abaixo dá para ver que a peça metálica era tão grande que mal cabia na oficina de fabricação. Cálculo estrutural O cálculo estrutural ficou sob a responsabilidade do conceituado escritório Costa Baião Engenharia, e a orientação do projeto por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Cordial abraço a todos e até a próxima postagem.

Estrutura metálica – Secador de café

Estrutura metálica – Secador de café Hoje trago imagens de outro projeto em estrutura metálica que desenvolvi pela Metal Lagos .  Desta vez trata-se de um galpão para instalação de secadores de café (para uma das fazendas da empresa Ipanema Coffees). Lanternim O galpão possui 12 metros de vão livre por 55 de comprimento, cobertura em arco com lanternim, e o fechamento lateral alterna telhas metálicas com translúcidas.  As diretrizes do projeto foram determinadas pelos experientes Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Espero que apreciem, cordial abraço e até a próxima postagem.