Pular para o conteúdo principal

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Saudações galera, sejam bem vindos! Ano Novo, novas oportunidades, espero que todos estejam ‘abastecidos’ de boa vontade e determinação para 2011. 

Lembrem-se, por mais que as coisas pareçam difíceis (ou impossíveis) façamos nossa parte, sempre no caminho do bem, pois o Pai jamais nos abandona. 

Afinal Deus dirige tudo e abre portas para aqueles que Nele confiam!

1ª postagem de 2011

Nesta primeira postagem do ano apresento o prometido ‘passo a passo’ mostrando como pintar digitalmente um desenho (ainda à lápis) com o Gimp (um software gratuito para manipulação e edição de imagens).

Traços firmes e definidos

A primeira e essencial dica é fazer o desenho com traços bem firmes e definidos, procurando sempre deixar áreas fechadas, que impeçam a cor de sair para outras partes da ilustração. 

Em seguida digitalize a imagem com 300 dpi.

Colorindo desenhos com o Gimp

Pintando desenhos com o Gimp

Atenção, se seu desenho estiver com traços abertos o colorido vazará para outras regiões.

Colorindo desenhos digitalmente com o Gimp

Pintando digitalmente desenhos com o Gimp

Colorindo desenhos com o Gimp

Sombreado

Chegou o momento de adicionar as sombras. Demonstrarei três procedimentos distintos e você escolhe o que julgar melhor.

Procedimento 1 (sombra chapada e dura)

Pintando desenhos com o Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Tutorial Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Procedimento 2 (sombra suavizada)

Gimp Tutorial

Procedimento 3 (sombreando com pincel)

Gimp Tutorial Colorindo desenhos

Tutorial Gimp Pintando desenhos

Julgo importante citar aqui o blog http://fayvestudio.blogspot.com/ do Cristiano Ludgerio, de onde sintetizei algumas dicas para montar este tutorial.

Curtiu o 'passo a passo'? Foi útil? 

Deixe um comentário... escreva contando suas técnicas, seus truques. Vamos dividir nossos conhecimentos.

(*) post dedicado aos amigos Veloso e Goulart.

Comentários

  1. Amigo obrigado pelo post vou estudar bem andei meio devagar por esses dias quebrando a cabeça para montar um GIF e caixinha de link estou chegando lá não ficou como esperava mas já avancei bem Gostei do tutorial assim que possivel vou usar os ensinamentos!
    Mano seu Blog é o que considero Blog parceiro Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton,

    Meu filho de 10 anos ficou animado depois de ver esse tutorial aqui comigo!
    Vou estimulá-lo a usar a ferramenta!
    Parabéns pela iniciativa motivadora para os futuros artistas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Grande amigo Kennedy...
    Feliz 2011 para você também!

    Valeu pelo comentário! Vi sim o passo a passo em seu blog: achei demais! Parabéns!

    Muita paz, saúde, realizações e muitos desenhos neste ano vindouro; e que Deus continue iluminando você e toda a sua família.

    Grande abraço e até breve.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns!! Favor colocar seu e-mail no blog, para que eu posso entrar em contato sobre um projeto. Agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton, eu já conhecia o Gimp sim, também já mexi no photofiltre, photoscape... mas só fucei mesmo para ver como é que era, eu tenho a teoria que o que importa não é programa que você usa e sim você saber usá-lo bem e se sentir confortável com ele. Eu gosto mais do photoshop, mas vou seguir seu blog. Gosto de quadrinhos e ver como funciona melhor o GIMP também vai ser ótimo! Aprender sobre o que a gente gosta nunca é demais. E aprender a fazer isso com outros programas também é perfeito!
    Feliz 2011 Pra você! Seu blog é ótimo! Já estou seguindo

    Beijos, Cíntia
    http://www.postdics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!!!
    Adoro aprender e com as suas dicas acredito que conseguirei obter algum sucesso!rsrss
    Valeu!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelo comentário !
    valeu eu tenho o gimp vc ajudou bastante !XD

    ResponderExcluir
  8. Ola, amigo, sou um entusiasta do gimp, pelo fato de ser livre, e tambem ser um bom programa, achei de muito valia seu tutorial, muito pratico.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olá... excelente o tutorial... Mas,sabe... estou perdendo os cabelos aqui! \o/
    estou com um desenho que fiz, perfeitinho em P&B e NÃO CONSIGO COLORIR... =O Estou fazendo tudo certo mas o problema parece ser outro: todas as cores que seleciono aparecem em tons de cinza ao serem aplicadas na imagem!... Poderia me ajudar?... Sou novata com o programa, estou adorando mas não sei se esse 'defeito' é fruto de alguma coisa mal configurada... Já busquei dezenas de referências e nenhuma me ajudou...

    ResponderExcluir
  10. Ao abrir seu desenho no Gimp, vá ao menu superior em Imagem/Modo e marque a opção RGB.
    Depois basta seguir os passos do tutorial que sua ilustração ficará com as cores normais.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por citar meu Blog, seu tutorial ficou ótimo, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é André Ricardo e acompanho seu blog há um tempo (principalmente as dicas, embora confesse que não sou muito bom em segui-las...rs), sou quadrinista amador e estou fazendo umas experimentações no meu blog http://osfolcloristas.blogspot.com/ . Sou novo na área e nem sei se esse é o jeito certo de abordar um colega, mas gostaria muito que se possível, você desse uma olhada.
    Estou tentando colorir alguns desenhos utilizando esse artigo como referência, vamos ver... se ficar leal eu publico...rs


    Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  13. Milton curti o tutorial...já tinha baixado esse programa,mas como to acostumado com o Photo,nem mechi muito...agora já da pra fazer alguma coisa kkkkkk.Valeu pelos comentario das tirinha,já dizem os mexicanos "ojalá",que faça sucesso! kkkk Abração FELIZ NATAL PRA VC E SUA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  14. graciasssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. sao poucas as pessoas qe compartilham seus conhecimentos. Vc esta de parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Casarão antigo – Maquete eletrônica

Casarão antigo – Maquete eletrônica Saudações amigos, como forma de resgatar e manter viva a memória da cidade em que resido (Alfenas MG) estou elaborando maquetes virtuais de antigas casas da cidade.  A imagem abaixo é uma amostra deste trabalho (clique para ampliar). As maquetes são produzidas a partir de velhas fotos, informações colhidas em entrevistas e através de pesquisa de estilos arquitetônicos. Se você também deseja uma imagem virtual da antiga residência de sua família, entre em contato pelo email falecom.milton@yahoo.com.br e solicite um orçamento.

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA

Comemoração dos 25 Anos da CAZITA Em agosto de 2024, celebramos com muita alegria os 25 anos da CAZITA, (Casa da Criança e do Adolescente Zita Engel Ayer).  Ambiente seguro e enriquecedor Fundada em 1996, a missão da CAZITA sempre foi promover o desenvolvimento humano de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente seguro e enriquecedor durante o contraturno escolar. Dedicação e amor pelo próximo O desenho que apresento nesta postagem, elaborado (a pedido da Sra Elineia Cardoso Laudares) para a comemoração do aniversário desta importante instituição, é também uma homenagem a D. Zita. Sua dedicação e amor pelo próximo fazem parte da essência do que é realizado todos os dias na CAZITA.   Apoio e oportunidades A CAZITA continua a fazer a diferença na vida de muitas famílias, oferecendo apoio e oportunidades para um futuro melhor.   Ao refletirmos sobre esses 25 anos de história, lembramos que o legado de D. Zita Engel e o impacto positivo da nossa

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que