Pular para o conteúdo principal

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Colorindo desenhos com o Gimp (*)

Saudações galera, sejam bem vindos! Ano Novo, novas oportunidades, espero que todos estejam ‘abastecidos’ de boa vontade e determinação para 2011. 

Lembrem-se, por mais que as coisas pareçam difíceis (ou impossíveis) façamos nossa parte, sempre no caminho do bem, pois o Pai jamais nos abandona. 

Afinal Deus dirige tudo e abre portas para aqueles que Nele confiam!

1ª postagem de 2011

Nesta primeira postagem do ano apresento o prometido ‘passo a passo’ mostrando como pintar digitalmente um desenho (ainda à lápis) com o Gimp (um software gratuito para manipulação e edição de imagens).

Traços firmes e definidos

A primeira e essencial dica é fazer o desenho com traços bem firmes e definidos, procurando sempre deixar áreas fechadas, que impeçam a cor de sair para outras partes da ilustração. 

Em seguida digitalize a imagem com 300 dpi.

Colorindo desenhos com o Gimp

Pintando desenhos com o Gimp

Atenção, se seu desenho estiver com traços abertos o colorido vazará para outras regiões.

Colorindo desenhos digitalmente com o Gimp

Pintando digitalmente desenhos com o Gimp

Colorindo desenhos com o Gimp

Sombreado

Chegou o momento de adicionar as sombras. Demonstrarei três procedimentos distintos e você escolhe o que julgar melhor.

Procedimento 1 (sombra chapada e dura)

Pintando desenhos com o Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Tutorial Gimp

Tutorial Colorindo desenhos com o Gimp

Procedimento 2 (sombra suavizada)

Gimp Tutorial

Procedimento 3 (sombreando com pincel)

Gimp Tutorial Colorindo desenhos

Tutorial Gimp Pintando desenhos

Julgo importante citar aqui o blog http://fayvestudio.blogspot.com/ do Cristiano Ludgerio, de onde sintetizei algumas dicas para montar este tutorial.

Curtiu o 'passo a passo'? Foi útil? 

Deixe um comentário... escreva contando suas técnicas, seus truques. Vamos dividir nossos conhecimentos.

(*) post dedicado aos amigos Veloso e Goulart.

Comentários

  1. Amigo obrigado pelo post vou estudar bem andei meio devagar por esses dias quebrando a cabeça para montar um GIF e caixinha de link estou chegando lá não ficou como esperava mas já avancei bem Gostei do tutorial assim que possivel vou usar os ensinamentos!
    Mano seu Blog é o que considero Blog parceiro Fica com DEUS

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton,

    Meu filho de 10 anos ficou animado depois de ver esse tutorial aqui comigo!
    Vou estimulá-lo a usar a ferramenta!
    Parabéns pela iniciativa motivadora para os futuros artistas!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado, Grande amigo Kennedy...
    Feliz 2011 para você também!

    Valeu pelo comentário! Vi sim o passo a passo em seu blog: achei demais! Parabéns!

    Muita paz, saúde, realizações e muitos desenhos neste ano vindouro; e que Deus continue iluminando você e toda a sua família.

    Grande abraço e até breve.

    Do amigo de sempre, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Você está de parabéns!! Favor colocar seu e-mail no blog, para que eu posso entrar em contato sobre um projeto. Agradeço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Milton, eu já conhecia o Gimp sim, também já mexi no photofiltre, photoscape... mas só fucei mesmo para ver como é que era, eu tenho a teoria que o que importa não é programa que você usa e sim você saber usá-lo bem e se sentir confortável com ele. Eu gosto mais do photoshop, mas vou seguir seu blog. Gosto de quadrinhos e ver como funciona melhor o GIMP também vai ser ótimo! Aprender sobre o que a gente gosta nunca é demais. E aprender a fazer isso com outros programas também é perfeito!
    Feliz 2011 Pra você! Seu blog é ótimo! Já estou seguindo

    Beijos, Cíntia
    http://www.postdics.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. ADOREI!!!
    Adoro aprender e com as suas dicas acredito que conseguirei obter algum sucesso!rsrss
    Valeu!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  7. obrigado pelo comentário !
    valeu eu tenho o gimp vc ajudou bastante !XD

    ResponderExcluir
  8. Ola, amigo, sou um entusiasta do gimp, pelo fato de ser livre, e tambem ser um bom programa, achei de muito valia seu tutorial, muito pratico.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  9. Olá... excelente o tutorial... Mas,sabe... estou perdendo os cabelos aqui! \o/
    estou com um desenho que fiz, perfeitinho em P&B e NÃO CONSIGO COLORIR... =O Estou fazendo tudo certo mas o problema parece ser outro: todas as cores que seleciono aparecem em tons de cinza ao serem aplicadas na imagem!... Poderia me ajudar?... Sou novata com o programa, estou adorando mas não sei se esse 'defeito' é fruto de alguma coisa mal configurada... Já busquei dezenas de referências e nenhuma me ajudou...

    ResponderExcluir
  10. Ao abrir seu desenho no Gimp, vá ao menu superior em Imagem/Modo e marque a opção RGB.
    Depois basta seguir os passos do tutorial que sua ilustração ficará com as cores normais.
    Abçs

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado por citar meu Blog, seu tutorial ficou ótimo, parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  12. Olá meu nome é André Ricardo e acompanho seu blog há um tempo (principalmente as dicas, embora confesse que não sou muito bom em segui-las...rs), sou quadrinista amador e estou fazendo umas experimentações no meu blog http://osfolcloristas.blogspot.com/ . Sou novo na área e nem sei se esse é o jeito certo de abordar um colega, mas gostaria muito que se possível, você desse uma olhada.
    Estou tentando colorir alguns desenhos utilizando esse artigo como referência, vamos ver... se ficar leal eu publico...rs


    Fraternalmente,

    ResponderExcluir
  13. Milton curti o tutorial...já tinha baixado esse programa,mas como to acostumado com o Photo,nem mechi muito...agora já da pra fazer alguma coisa kkkkkk.Valeu pelos comentario das tirinha,já dizem os mexicanos "ojalá",que faça sucesso! kkkk Abração FELIZ NATAL PRA VC E SUA FAMILIA!

    ResponderExcluir
  14. graciasssssssssssssssssssss

    ResponderExcluir
  15. sao poucas as pessoas qe compartilham seus conhecimentos. Vc esta de parabens.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Não violência

Não violência Olha só que matéria bacana foi publicada há algum tempo no jornal "Folha de São Paulo": Um motorista, numa rua de São Paulo, deu a ré em local proibido, batendo no carro do dentista Luiz Henrique Góes, de 42 anos.  O homem desceu imediatamente do veículo e, com agressividade, tentou colocar a culpa em Góes, afirmando que “quem bate na traseira sempre está errado”.  Mantendo a calma, o dentista não se levantou. Respirou tranqüilo e esperou o outro se equilibrar.  Prejuízo ressarcido e agradecimento Ao final de tudo, teve o prejuízo ressarcido e recebeu o agradecimento pela forma como agiu. “Nessas horas, a respiração tem uma força incrível. O melhor é esperar a pessoa extravasar e, num tom de diálogo, argumentar. O cara estava agressivo, e eu não poderia agir com as mesmas armas que ele” – diz.  Princípios de Gandhi ajudam nos conflitos da vida prática Este caso foi contado pela jornalista Flávia Mantovani em dezembro de 2005 sob o título “Princípios de ...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...