Pular para o conteúdo principal

“A arte de uma época em madeira e pedra”

“A arte de uma época em madeira e pedra”

A ilustração desta postagem é um acanhado tributo a um dos maiores gênios da arte brasileira, que completa hoje, 18 de novembro, cento e noventa e seis anos de seu retorno à Pátria Espiritual.

Aleijadinho

Refiro-me ao arquiteto, escultor e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o teimoso ‘Aleijadinho’, que ganhou este apelido devido a uma moléstia degenerativa que provoca a perda dos membros. 

E que mesmo com as ‘barreiras’ impostas pela doença continuou seu trabalho.


desenho de Aleijadinho Michelangelo por Milton Kennedy

Cresceu entre obras de arte

Nascido em Vila Rica (atual Ouro Preto-MG) recebeu apenas a educação primária, porém cresceu entre obras de arte (seu pai foi um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais). 


Seu conhecimento artístico fora obtido na prática, com os mestres João Gomes Batista e Francisco Xavier de Brito (e é claro, em existências anteriores).

Esculturas de Congonhas do Campo

Seu trabalho mais conhecido (as esculturas de Congonhas do Campo) foi executado quando ele tinha mais de sessenta anos de idade, já deformado pela doença. 

Cinzel e martelo amarados aos punhos

Para conseguir esculpir, seus ajudantes amaravam o martelo e o cinzel aos seus punhos. 

Mas foi após a doença que sua obra tornou-se verdadeiramente grandiosa: as expressões, de poderoso efeito emocional, de suas esculturas impressionam pela originalidade. 

Inconfidentes mineiros

Há quem acredite que a fisionomia dos doze profetas em pedra sabão tenha sido inspirada nos inconfidentes mineiros.


Fontes de pesquisa:

www.passeiweb.com;
www.sampa.art.br;
http://educacao.uol.com.br;
livro "Confidências de um Inconfidente"

Fanzine

Nos anos oitenta, quando eu nem imaginava cursar Arquitetura, editei juntamente com o amigo Jamar um fanzine chamado ‘FRANzine Além da Imaginação’, que tinha esse nome em homenagem a este formidável artista mineiro


Comentários

  1. Muito boa a ilustração do "Aleijadinho" caro desenhista Kennedy, parabens pelos desenhos, são fantasticos, e obrigado por seguir meu Blog. Não sei como achou o meu Blog, estou seguindo o seu agora.Sucesso na sua arte.
    Atenciosamente...
    John Castelhano
    Santa C R Pardo - SP

    ResponderExcluir
  2. Meu Amigo... Fico aqui admirando a sua capacidade de dar vida aos desenhos que faz. Com certeza você tem um dom fantástico!

    Sua homenagem e lembrança sobre esse grande e inesquecível artista ficou divina!

    A sua criação e do Jamar despertou a minha curiosidade em ver e ler!

    Desejo para você e os seus familiares um ótimo final de semana!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Milton,são demais as suas ilustrações!E sempre muito bom falar de Aleijadinho,um grande artista e exemplo de vida!bjs,

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ficou fera a silhueta do Michelangelo no desenho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Evangelho no Lar

Evangelho no Lar Yeeaah, primeira postagem de 2012!  E para iniciar bem o ano que tal abordarmos um tema bacana, importante e que trás excelentes benefícios?! Oração em família Refiro-me ao hábito saudável da oração em família, ou como preferem alguns, o Evangelho no Lar.  Esta prática é muuuiiito antiga, o próprio Jesus reunia-se com os apóstolos e seguidores para orar na casa de Pedro, em Cafarnaum, em outras aldeias e em Tiberíades. Equilíbrio no lar e vizinhança Evangelho no Lar é uma reunião em família, em determinado dia e horário da semana, onde os participantes trocam idéias sobre os ensinamentos cristãos, em proveito do próprio esclarecimento e, sobretudo do equilíbrio no lar (e vizinhança). Padrão vibratório Orando em família modificamos o padrão vibratório dos nossos pensamentos e sentimentos, além de contribuirmos para a formação de defesas magnéticas do nosso lar.  Cada lição do Evangelho é um roteiro de luz e benção. Não espere resultados imediatos Porém