Pular para o conteúdo principal

“A arte de uma época em madeira e pedra”

“A arte de uma época em madeira e pedra”

A ilustração desta postagem é um acanhado tributo a um dos maiores gênios da arte brasileira, que completa hoje, 18 de novembro, cento e noventa e seis anos de seu retorno à Pátria Espiritual.

Aleijadinho

Refiro-me ao arquiteto, escultor e entalhador Antônio Francisco Lisboa, o teimoso ‘Aleijadinho’, que ganhou este apelido devido a uma moléstia degenerativa que provoca a perda dos membros. 

E que mesmo com as ‘barreiras’ impostas pela doença continuou seu trabalho.


desenho de Aleijadinho Michelangelo por Milton Kennedy

Cresceu entre obras de arte

Nascido em Vila Rica (atual Ouro Preto-MG) recebeu apenas a educação primária, porém cresceu entre obras de arte (seu pai foi um dos primeiros arquitetos de Minas Gerais). 


Seu conhecimento artístico fora obtido na prática, com os mestres João Gomes Batista e Francisco Xavier de Brito (e é claro, em existências anteriores).

Esculturas de Congonhas do Campo

Seu trabalho mais conhecido (as esculturas de Congonhas do Campo) foi executado quando ele tinha mais de sessenta anos de idade, já deformado pela doença. 

Cinzel e martelo amarados aos punhos

Para conseguir esculpir, seus ajudantes amaravam o martelo e o cinzel aos seus punhos. 

Mas foi após a doença que sua obra tornou-se verdadeiramente grandiosa: as expressões, de poderoso efeito emocional, de suas esculturas impressionam pela originalidade. 

Inconfidentes mineiros

Há quem acredite que a fisionomia dos doze profetas em pedra sabão tenha sido inspirada nos inconfidentes mineiros.


Fontes de pesquisa:

www.passeiweb.com;
www.sampa.art.br;
http://educacao.uol.com.br;
livro "Confidências de um Inconfidente"

Fanzine

Nos anos oitenta, quando eu nem imaginava cursar Arquitetura, editei juntamente com o amigo Jamar um fanzine chamado ‘FRANzine Além da Imaginação’, que tinha esse nome em homenagem a este formidável artista mineiro


Comentários

  1. Muito boa a ilustração do "Aleijadinho" caro desenhista Kennedy, parabens pelos desenhos, são fantasticos, e obrigado por seguir meu Blog. Não sei como achou o meu Blog, estou seguindo o seu agora.Sucesso na sua arte.
    Atenciosamente...
    John Castelhano
    Santa C R Pardo - SP

    ResponderExcluir
  2. Meu Amigo... Fico aqui admirando a sua capacidade de dar vida aos desenhos que faz. Com certeza você tem um dom fantástico!

    Sua homenagem e lembrança sobre esse grande e inesquecível artista ficou divina!

    A sua criação e do Jamar despertou a minha curiosidade em ver e ler!

    Desejo para você e os seus familiares um ótimo final de semana!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Milton,são demais as suas ilustrações!E sempre muito bom falar de Aleijadinho,um grande artista e exemplo de vida!bjs,

    ResponderExcluir
  4. Nossa, ficou fera a silhueta do Michelangelo no desenho.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos...

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...