quinta-feira, 8 de outubro de 2009

Franzine com R?

       Nos anos 80 editei, juntamente com Jamar Soares Muniz, o “Franzine Além da Imaginação” (com “r” mesmo, pois era nossa homenagem ao arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho). Como a maioria dos fanzines da época ele era feito artesanalmente (tirávamos xerox dos desenhos, ‘grampeávamos’ tipo revista e depois distribuíamos), era cobrado uma pequena quantia para cobrir gastos com cópias e despesas de correio. Aqui na cidade houve pouco interesse pelo zine, mas em outros estados (principalmente no nordeste) teve excelente circulação! Recebi várias cartas com colaborações para o zine. Abaixo algumas capas:

Fanzine
Capas: nº1 A.Leydenfrost (reprodução), nº3 Soter Bentes, nº4 o inconfundível traço de Henry Jaepelt

       A edição nº 1 saiu com capa dura e colorida! Na realidade era cartolina preta com o desenho impresso em silk-screen, rsrsrsrs, mas era colorida! O destaque deste número ficou para a entrevista com o desenhista (ainda amador na ocasião) Soter R. Bentes. Aliás, Soter é um grande artista (sou fã do seu traço), num próximo post falarei de trabalhos que desenvolvemos juntos. Por enquanto quem quiser conferir o trabalho do cara pode clicar aqui.
           
Fanzine, anos 80

2 comentários, é um milagre!

VELOSO disse...

Viajando por aqui deu uma saudade grandona da época dos zines bom ver que os caminhos vão se cruzando ver Trabalho do Henry por aqui fiquei emocionado o mundo é pequeno ou nós que somos grande! Um abraço

Patrícia disse...

Fanzine eram bem legais, lembro-me bem de amigos q também faziam no final dos anos 80, eram de diversos assuntos, eu nunca participei, pena! Gostei muito do seu e de sue amigo, Milton!Tudo bem por aí?E a obras? Poeira + poeiras ,né? Bom é ver o resultado deps! Hjs to de bob ,então to revendo posts antigos dos amigos e fazendo visitas atrasadas. Até mais, fica com Deus e bom fim de semana!

Related Posts with Thumbnails