Pular para o conteúdo principal

Franzine com R?

Franzine com R?

Nos anos 80, quando tudo era na raça, eu e Jamar Soares Muniz inventamos de editar um fanzine, o “Franzine Além da Imaginação” (com “r” mesmo, pois era nossa pequena homenagem ao Arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. 

Feito artesanalmente

Era tudo artesanal. Tudo mesmo, tirávamos xerox dos desenhos, organizávamos as páginas e grampeávamos como se fosse revista profissional, depois distribuíamos. Era cobrado uma quantia simbólica, apenas para pagar as cópias e o correio. Nada além disso. Era amor pelo traço e pela idéia. 

Excelente circulação no Nordeste

Curiosamente, aqui em Alfenas (sul de Minas) o interesse foi tímido. Mas no Nordeste e mesmo em outros estados o zine foi abraçado de jeito muito bacana! A circulação foi excelente, e as cartas começaram a chegar, muitas com colaborações, comentários e sugestões. Era uma alegria abrir cada envelope. 

Capas

Falando em colaborações, algumas capas foram marcantes na época. A nº 1 (que é uma reprodução) foi de A. Leydenfrost, a nº 3 de Soter Bentes e a nº 4 de Henry Jaepelt


Três capas do fanzine "Além da Imaginação" com ilustrações de terror e ficção científica em preto, branco e amarelo sobre fundo de madeira.

Capa dura e colorida

E a primeira edição? Saiu com “capa dura e colorida”! 😄 Na realidade era uma cartolina preta com o desenho em silk-screen… mas era colorida sim, rsrsrs!

Entrevista com Soter Bentes

Um dos grandes destaques desse número foi a entrevista com o desenhista (ainda amador naquela época) Soter R. Bentes.. 

Aliás, Soter é um grande artista (sou fã do seu traço), em breve, num próximo post falarei de trabalhos que desenvolvemos juntos. 

Por enquanto quem quiser conhecer o talento e o trabalho do cara pode clicar aqui.
           
Páginas abertas de um fanzine exibindo contos e quadrinhos de terror em preto e branco, com destaque para a ilustração de um lobisomem mineiro em SP

2 comentários, é um milagre!

  1. Viajando por aqui deu uma saudade grandona da época dos zines bom ver que os caminhos vão se cruzando ver Trabalho do Henry por aqui fiquei emocionado o mundo é pequeno ou nós que somos grande! Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Fanzine eram bem legais, lembro-me bem de amigos q também faziam no final dos anos 80, eram de diversos assuntos, eu nunca participei, pena! Gostei muito do seu e de sue amigo, Milton!Tudo bem por aí?E a obras? Poeira + poeiras ,né? Bom é ver o resultado deps! Hjs to de bob ,então to revendo posts antigos dos amigos e fazendo visitas atrasadas. Até mais, fica com Deus e bom fim de semana!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Gerda Malaperis (*)

Gerda Malaperis (*) Em 2006 quando recebi o convite do professor Arnaldo Simões para auxiliá-lo nas aulas de Esperanto, tinha em mente encontrar algo que fosse atrativo para os alunos treinarem a pronúncia das palavras (já que esta língua é completamente fonética, tendo cada letra sempre o mesmo som).  Foi então que encontrei na Internet ‘ Gerda Malaperis ’ de Claude Piron.  O texto, muito bem humorado e criativo servia direitinho ao nosso propósito. Ilustrações para as primeiras lições Fiquei tão animado que bolei algumas ilustrações para as primeiras lições do livro, todavia não chegamos a utilizá-las, pois como eu estava absorvido por outros trabalhos não teria como dar prosseguimento aos próximos desenhos.  Diante disso optamos por empregar o material encontrado na internet (que era rico em imagens). Nos desenhos desta postagem, mostro minha versão para Tom, Linda e Gerda, personagens desta aventura repleta de mistérios.        ...

Curso de Esperanto à distância

Curso de Esperanto à distância Quem acompanha o blog já percebeu que vez ou outra publico algo relacionado ao Esperanto (uma língua neutra, planejada e de fácil aprendizado).  Desta vez trago uma oportunidade bacana para quem quer conhecer ou até mesmo aprender este idioma. Trata-se do curso básico de Esperanto (à distância) organizado pelo professor Arnaldo Simões, presidente da Associação Esperantista de Alfenas.  Os detalhes sobre o curso estão no cartaz abaixo, e quem estiver interessado pode enviar um email para simoes_arnaldo77@yahoo.com.br

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...