Franzine com R?
Nos anos 80 editei, juntamente com Jamar Soares Muniz, o “Franzine Além da Imaginação” (com “r” mesmo, pois era nossa homenagem ao arquiteto Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho).
Feito artesanalmente
Como a maioria dos fanzines da época ele era feito artesanalmente (tirávamos xerox dos desenhos, ‘grampeávamos’ tipo revista e depois distribuíamos), era cobrado uma pequena quantia para cobrir gastos com cópias e despesas de correio.
Excelente circulação no nordeste
Aqui em Alfenas (sul de Minas Gerais) houve pouco interesse pelo zine, mas em outros estados (principalmente no nordeste) teve excelente circulação!
Capas
Recebi várias cartas com colaborações para o zine. Abaixo algumas capas. Sendo: nº 1 A.Leydenfrost (reprodução), nº 3 Soter Bentes e nº 4 Henry Jaepelt
Capa dura e colorida
A edição nº 1 saiu com capa dura e colorida! Na realidade era cartolina preta com o desenho impresso em silk-screen, rsrsrsrs, mas era colorida!
Entrevista com Soter Bentes
O destaque deste número ficou para a entrevista com o desenhista (ainda amador na ocasião) Soter R. Bentes.
Aliás, Soter é um grande artista (sou fã do seu traço), num próximo post falarei de trabalhos que desenvolvemos juntos.
Por enquanto quem quiser conferir o trabalho do cara pode clicar aqui.
Viajando por aqui deu uma saudade grandona da época dos zines bom ver que os caminhos vão se cruzando ver Trabalho do Henry por aqui fiquei emocionado o mundo é pequeno ou nós que somos grande! Um abraço
ResponderExcluirFanzine eram bem legais, lembro-me bem de amigos q também faziam no final dos anos 80, eram de diversos assuntos, eu nunca participei, pena! Gostei muito do seu e de sue amigo, Milton!Tudo bem por aí?E a obras? Poeira + poeiras ,né? Bom é ver o resultado deps! Hjs to de bob ,então to revendo posts antigos dos amigos e fazendo visitas atrasadas. Até mais, fica com Deus e bom fim de semana!
ResponderExcluir