Pular para o conteúdo principal

Alimentação adequada

Alimentação adequada

Recentemente a Dra Gisela Savioli esteve no programa “Direção Espiritual”, onde em conversa com o Pe Fábio de Melo teceu oportunos comentários sobre uma alimentação equilibrada. 

Revista Superinteressante

E há um pouco mais de tempo, a revista “Superinteressante” nº 175 trouxe extensa reportagem cujo tema de capa era: Deveríamos parar de comer carne?


Gisele Savioli - alimentação equilibrada e adequada

Prós e contras

Foram nove páginas repletas de prós e contras (muito mais contras), sobre este hábito tão comum na maioria das pessoas. 


...A maior parte do mundo médico ainda acredita na malignidade da carne vermelha... Os comedores de carne morrem mais de câncer de intestino, boca, faringe, estômago, seio e próstata... Mas. Para ser saudável, o importante é ter uma dieta rica e variada de vegetais. Seja ela vegetariana ou não...” diz trecho da matéria.

reportagem deveríamos parar de comer carne?

O Livro dos Espíritos

Esse tema é abordado em “O Livro dos Espíritos” quando estuda-se a lei de conservação, nas questões 722 e 723:


Pergunta: Será racional a abstenção de certos alimentos, prescrita a diversos povos?

Resposta: É permitido ao homem alimentar-se de tudo o que lhe não prejudique a saúde. Alguns legisladores, porém, com um fim útil, entenderam de interdizer o uso de certos alimentos e, para maior autoridade imprimirem às suas leis, apresentaram-nas como emanadas de Deus.

Pergunta: A alimentação animal é, com relação ao homem, contrária à lei da Natureza?

Resposta: Dada a vossa constituição física, a carne alimenta a carne, do contrário o homem perece. A lei de conservação lhe prescreve, como um dever, que mantenha suas forças e sua saúde, para cumprir a lei do trabalho. Ele, pois tem que se alimentar conforme o reclame a sua organização.

E o que diz a Medicina?

Modernamente, a Medicina tem recomendado a redução da carne, ou mesmo a sua abstenção, no tratamento de certas enfermidades. No entanto, na busca de uma melhor alimentação não devemos nos descurar das necessidades de nosso organismo.

Fonte de pesquisa para composição do texto:
Boletim SEI nº 1781 (18/05/2002) do Lar Fabiano de Cristo

Comentários

  1. É um tema que muitos discutem e muitos tentam se impor de forma negativa. Mas o melhor mesmo é o bom senso. Cada um cuidando de sua saúde, como tem que ser.
    Difícil é ficar escutando pessoas que querem mudar nosso hábito de vida, como se o deles fosse o melhor do mundo.

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  2. Milton, infelizmente no meu caso somente adquiri esta consciencia quanto a importancia da alimentação saudável depois de adulto. Fizemos questão, minha esposa e eu, de criarmos nosso filho longe de doces e salgadinhos, frituras, refrigerantes e de carnes gordas, e temos hoje um jovem adulto saudável e magro.
    Um abraço,
    Paulo Bettanin

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo Milton!

    Quando deixamos de comer a carne, principalmente a vermelha, nos sentimos melhor, mais leves, com mais energia, pelo menos me sinto assim.
    E este livro do Ramatís, Fisiologia da Alma é 10. Amo o Ramatís!

    Um abraço amigo!
    Muita paz, saúde e alegria na sua vida, sempre!

    ResponderExcluir
  4. Milton,muito interessante esse assunto!Eu não havia pensado sob essa perspectiva espiritual o assunto da carne, só sei que em dia de trabalho espiritual não se come carne.Creio que tudo deve ser feito com moderação.Muito legal o seu texto e abre novos pontos de vista!

    ResponderExcluir
  5. OLÁ,
    Estive ausente pela Quaresma...

    Páscoa é:

    "Coragem é a resistência ao medo,
    domínio do medo,
    e não a ausência do medo."
    (Mark Twain )

    SAIR DO PRÓPRIO TÚMULO

    Jesus libertou-me... enviou-me anjos para me soltar das amarras que me prendiam...

    Apóstolo Pedro: “precisamos dar razões que justifiquem a nossa Esperança” (1Ps 3,15).

    FELIZ PÁSCOA PARA TODOS NÓS!!!
    Abraços fraternos de paz

    ResponderExcluir


  6. "Ainda morro de CARNE!"

    Assada, frita, cozida, grelhada, crua...
    CRUA?! Sim, a da mulher!

    :o)

    ResponderExcluir
  7. O exagero é o que prejudica em tudoseu post foi muito oportuno afinal hoje tem se criado muito vilões na alimentação e acho que o caminho é aprecie com moderação!

    ResponderExcluir
  8. Essa discussão é muito complicada. Sou carnívora e já refleti inúmeras vezes sobre esse meu hábito. Ao mesmo tempo q como carne, morro de dó do q fazem aos animais no matadouro. Esse é um lado q ainda não consegui resolver. Muita paz!

    ResponderExcluir
  9. Ei Kennedy...
    Esse assunto tem sido posto em pauta nas minhas reflexões e estudos. Quando criança eu acredito que a minha alimentação era mais adequada que a atual. Hoje estou me esforçando para reequilibrar a adequar a minha reeducação alimentar.

    Esses dias eu estou voltada para o plantio da minha horta... Confesso que eu estou maravilhada!

    Tenho um bonsai de romã que está carregadinho de flores e frutas... Alías amo de paixão plantas e a minha casa está igual a uma floresta...rsrss

    Um abraço carinhoso e que a sua semana seja ótima!

    ;)

    ResponderExcluir
  10. E ae amigo Milton,

    Cara achei muito interessante essa postagem...bacana o assunto... e a ilustra também fera, as cores ficaram muito boas.
    Parabéns mais um vez !

    Abraço e paz.

    ResponderExcluir
  11. Grande amigo, bom dia!

    Muito legal a postagem! Parabéns também pela bela ilustração!

    Muita paz e sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Adorei a postagem, e vc é um Artista de mão cheia

    Uma maravilhosa semana
    Andrea

    ResponderExcluir
  13. Olá Milton, Vim conhecer seu blog, belo post, a saude é o mais importantes, habitos saúdaveis faz a diferença!!!
    boa semana!!!

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante essa postagem.
    É muito difícil achar pessoas que se alimentam adequadamente.. asuhusahsuah

    A ilustração ficou demais, meu amigo

    Abraços!

    __
    Ah, um comentário teu foi parar no Spam.. mas eu arrumei la.. aushusahasuh

    ResponderExcluir
  15. De mais a ilustra!
    Rica em detalhes!
    Parabéns sempre!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Nos campos da França

Nos campos da França Olá amigos, estou um pouco melhor do braço , no entanto não posso descuidar-me dos alongamentos. Agradeço ao pessoal que tem torcido por minha melhora. Inspiração Hoje apresento uma modesta ilustração que produzi inspirada em um livro que li recentemente: “Nos campos da França”, do espírito André, psicografado por Mauren R. M. Wetzstein. Vida religiosa por imposição paterna Trata-se da história de um garoto que é levado à vida religiosa por imposição paterna e que encontra no professor do mosteiro um verdadeiro amigo.  Amor impossível Amparado por este companheiro cumpre sua função mesmo que contrariado, porém desequilibra-se diante de um amor impossível. Imortalidade da alma De leitura envolvente e agradável, o livro aborda temas como a imortalidade da alma, influência dos espíritos e principalmente a lei de ação e reação .  E o desfecho é surpreendente, mostrando-nos a importância de viver-se vigilante e agindo no bem comum. Quem é...