Pular para o conteúdo principal

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei

Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei

Hoje, 31 de março de 2011, completam-se 142 anos que um incansável pesquisador fez seu retorno ao Plano Espiritual. 

Por meio de uma tosca ilustração quero homenagear este homem perspicaz, conhecedor de quatro idiomas, bacharel em letras, ciências e doutor em medicina. 

E que desempenhou uma importante missão neste planeta.

Alan Kardec escrevendo o Livro dos Espíritos

Allan Kardec

Refiro-me a Allan Kardec, o codificador da Doutrina Espírita. 

Porém é pertinente informar que Kardec não criou os fenômenos espíritas, mas sim, estudou, catalogou e nomeou cientifica e metodicamente as causas, meios e efeitos destes fenômenos que sempre ocorreram em todas as épocas da humanidade.

Trabalho sério de organização

Um sério trabalho de organização que durou 14 anos, onde todas as informações obtidas dos Espíritos eram revisadas e analisadas diversas vezes, dentro do bom senso e do crivo da razão. 

Credibilidade

Cada pergunta respondida pelos Espíritos através das médiuns era submetida a outros médiuns, em várias partes da Europa e América, (sem que estes se conhecessem ou mantivessem contato) para que desse modo as colocações dos Espíritos tivessem a credibilidade necessária.

Em conformidade com ensinamentos de Jesus

Sua obra da codificação (*) é coerente, demasiadamente profunda e extensa, porém bem acessível e, sobretudo em conformidade com o Cristianismo de Jesus.


Nela encontramos conceitos profundos a respeito de DEUS, do Universo, dos Homens, dos Espíritos e das Leis que regem a vida. 

De onde viemos, para onde vamos

Ela revela-nos ainda, o que somos, de onde viemos, para onde vamos, qual a razão da dor e do sofrimento. 


Enfim a Doutrina Espírita toca em todas as áreas do conhecimento e do comportamento humano, devendo ser séria e perseverantemente estudada, analisada e praticada.

Título da postagem

Encerro esclarecendo que a frase que dá título a postagem está insculpida no frontispício do dólmen de Kardec.

(*) O Livro dos Espíritos, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Médiuns, A Gênese, O Céu e o Inferno.

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
● "Quem foi Kardec " - Jeferson Betarello e Cícero Souza - CEESPI (Centro de Estudos Espíritas) e FEAL - Fundação Espírita André Luiz
● folheto da FEB - Federação Espírita Brasileira

Comentários

  1. Fantástico, meu amigo!
    Parabéns pela ilustração e pelos grandes comentários sobre a doutrina espírita e seu grande fundador.

    Muita paz, realizações e sucesso.

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, vim agradecer a tua visita.
    E ler teu texto, não conhecia nada sobre este senhor.
    Mas é muito interessante.

    Beijo querido.
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Milton...
    Há muito tempo atrás eu buscava respostas para muitas coisas da vida e fui guiada por amigos a descobrir as riquezas da Doutrina Kardecista. Encontrei nos estudos e pesquisas muitas das respostas que eu precisa e por essa razão minha vida ganhou outra direção.

    A canção da vez é lindíssima... Gosto de músicas que acalmam a minha alma! Tudo por ser verdadeiro!

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  4. Milton,

    Parabéns pelo seu trabalho!
    Seus desenhos são ótimos!

    Um abraço,

    Gislene.

    ResponderExcluir
  5. teus desenhos são perfeitos, e ilustram de maneira criativa os posts.
    Gostei do comentário de que Kardec não criou os fenômenos espíritas ele apenas os estudou e explicou. De forma bem didática por sinal.
    É sempre bom lembrar que os espiritos sempre existiram bem como as comunicações mediúnicas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. ..."uma tosca ilustração"? Como assim? Surtou foi? rsrs......ficou fantástica a ilustração.
    Há dois anos sou kardecista devido a uma mensagem que um amigo me deixou dois dias antes de partir para outra morada. Sempre fui simpatizante da doutrina, mas foi preciso um empurrãozinho do Zé.

    Obrigada por responder no meu blog viu? A curiosidade foi maior e tive que perguntar. Acredito que é coisa de pedagoga mesmo; tudo quer saber hehehehe

    Abraços fraternos e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  7. De cara quando vi a imagem reconheci!!
    Adorei!
    O texto tambem é muito bom, foi no kardecismo que me encontrei.

    ResponderExcluir
  8. Não sou espírita!

    Mas sou fã daqueles que através de um descomunal esforço em suas vidas, em prol do amor pelo próximo, teceram paradígmas que levaram a luz muitos aspectos positivos sobre a excelência do ser humano, obra prima Do Criador!

    Kardec, com toda a certeza, era um iluminado!

    Parabéns por tão justa homenagem, (e para rimar) com uma nada tosca imagem!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  9. Sensacional o desenho. Ficou muito lindo, muito mesmo! Parabéns. Seu talento é admirável. Abraços!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Ouça no volume máximo #9

Ouça no volume máximo #9 Atendendo ao pedido de um leitor do blog estou retomando a seção, “Ouça no volume máximo”. Contudo antes de discorreremos sobre este disco da Legião Urbana, gostaria de reiterar que o texto aqui apresentado é um breve resumo de informações coletadas em livros, revistas e internet (os créditos são sempre citados ao final do texto). Uma Outra Estação Período de gravação: 1996 a 1997 Data de lançamento: 18 de julho de 1997 Produzido por: Legião Urbana   Último álbum de estúdio Uma Outra Estação é o último álbum de estúdio da banda. Lançado meses após o desencarne de Renato Russo, este trabalho reúne canções que deveriam fazer parte do disco anterior, A Tempestade (originalmente planejado para ser duplo) e algumas baladas folclóricas da Legião, conhecidas apenas em versões piratas ("Dado Viciado") ou gravadas por outros artistas ("Marcianos Invadem a Terra", por Dinho Ouro Preto). Mais leve que A Tempestade Um pouco ...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserid...