Pular para o conteúdo principal

Comunidade Terapêutica Feminina

Comunidade Terapêutica Feminina

Em meados de 2011 o Plano Espiritual proporcionou-me o ensejo de contribuir com um nobre e importante trabalho.

Recanto São José

A adequação e regularização do projeto arquitetônico da Comunidade Terapêutica Feminina “Recanto São José”, coordenado pela competente e batalhadora irmã Maria da Conceição Alves de Almeida.

Projeto comunidade terapêutica

Recuperação de adolescentes

Localizada em Carmo do Rio Claro, no sudoeste de Minas Gerais, a Comunidade Terapêutica está inserida em 17 hectares preparados especialmente para a recuperação de adolescentes químico dependentes do sexo feminino (de 12 a 17 anos) que buscam uma nova vida.

Espiritualidade, Disciplina e Trabalho

Com capacidade para 30 residentes, o tratamento (que é baseado nos princípios: Espiritualidade, Disciplina e Trabalho) prevê ainda o acompanhamento das famílias das assistidas, visando assim sua recuperação e inserção na sociedade.

Projeto arquitetônico comunidade terapêutica

Contribua também

Ficou interessado em conhecer este belo trabalho, ou mesmo em contribuir de alguma forma? Assista ao breve vídeo abaixo, que além de informações tem depoimentos e contato para doações

Participação de muitos

É importante salientar que o projeto não é de minha autoria, mas sim do Engenheiro Eduardo Heleno dos Santos. 

Eu apenas colaborei realizando as alterações pertinentes à aprovação junto a Vigilância Sanitária, que foram elaboradas em conformidade com a Resolução RDC n° 50 do Ministério da Saúde e o Anexo 21, de 07 de junho de 2006 (requisitos básicos observados em projetos de construção, reforma e ampliação de área física de serviços de atenção a pessoas com transtornos decorrentes do uso ou abuso de substâncias psicoativas).

Ficha técnica:

Comunidade Terapêutica Feminina “Recanto São José”
Local: Fazenda Dourado, estrada que liga o bairro Três Barras à Carmo do Rio Claro
Coordenação: Irmã Maria da Conceição Alves de Almeida
Projeto Arquitetônico: Engº Cívil Eduardo Heleno dos Santos
Projeto de adequação e regularização: Arquiteto Milton Kennedy Aquino
Área: 1245,72 m²
Terreno: aproximadamente 17 hectares

Comentários

  1. Oi Kennedy...
    Eu sempre tive muita preocupação com tudo o que é relacionado a drogas.
    Acho isso o maior mau de todos os tempos!
    Vou entrar no link para conhecer mais a respeito do local.

    Desejo que você tenha um ótimo final de semana.

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa, grande amigo!
    Você é uma pessoa iluminada.
    Muita paz e fique com Deus.

    Abraço cordial.

    ResponderExcluir
  3. Po, demais mesmo
    Parabéns pela colaboração no projeto.
    Show de bola

    __
    Ah, dei uma olhada no Hulk, po que baala
    Só nao vo faze igual pq a porta la em casa nao é branca, (pelo menos nao vo ser expulso de casa)..sauhasuuash

    Abraço!

    ResponderExcluir
  4. Milton,como precisamos de espaços como esse!A juventude precisa mesmo de tratamento anti drogas e, muitas vezes,não tem para onde ir!Parabens a vcs por esse belo trabalho!Bjs e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  5. Amigo, pode não ser o criador Mor, mas colocou pedras no alicerce!

    Parabéns!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo projeto e pelo trabalho que vem desenvolvendo.

    Sou médico psiquiatra, especialista no tratamento da dependência química, e sei bem quão desafiador é tratar adolescentes, sejam meninos ou meninas. Sou responsável pela assistência das duas únicas instituiçoes autorizadas pela Vara da Infância da região a tratar esses adolescentes, o que muito me orgulha, mas ao mesmo tempo me faz perceber a dificuldade que é conseguir encaminhar estas adolescentes para tratamento dada a escassez de vagas disponíveis.

    Além de psiquiatra especialista, sou diretor da Clínica Feminina Vitoriosos, localizada em Pedra Bela/Bragança Paulista - especializada também do tratamento da adicção, porém somente para mulheres maiores de idade. Visitem meu site, quem sabe não possamos começar algum tipo de parceria?

    Fiquem com Deus, e força no desafio!

    Dr. Gustavo Amadera
    Clínica Feminina Vitoriosos

    Textos técnicos sobre adicção

    KIAI.med.br - Considerações Sobre a Alma Humana

    ResponderExcluir
  7. Oi, sou estudante de arquitetura e estou fazendo meu tcc neste tema, dependencia quimica, estou procurando um referencial como esta clinica. Não estou conseguindo acessar o link então gostaria de saber se seria possivel eu ter acesso alguma planta ou implantação do projeto. Obg Indara
    indara.oliveira@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saudações Indara,
      muito obrigado pela visita e comentário.
      Com relação a seu pedido gostaria de dizer que como não sou o autor intelectual do projeto da comunidade terapêutica, (já que apenas colaborei realizando as alterações pertinentes à aprovação junto a Vigilância Sanitária) não posso enviar a planta sem a autorização do autor.
      No entanto no site da comunidade você encontra telefones para contato.
      Cordial abraço, sorte e sucesso ao seu trabalho.

      Excluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

Zita Engel Ayer - SARAI

Zita Engel Ayer - SARAI Já mencionei outras vezes que uma das seções que mais aprecio aqui no blog é retratar em desenhos personalidades que se destacaram em Alfenas, e hoje de modo especial fico muito feliz, pois a homenageada é Zita Engel Ayer, uma mulher iluminada. Quem foi Zita Engel Ayer Dona Zita, preocupada com os mais carentes (e inspirada pelo Plano Espiritual) juntamente a um grupo de voluntários fundou o SARAI, Serviço de Assistência e Recuperação do Adulto e da Infância (leia mais no box abaixo), assim como foi a criadora e coordenadora do Centro Espírita que funciona junto do SARAI.  Criou ainda a Associação Alfenense de Alcoólicos Anônimos e Ala-Anon (congregando familiares de alcoólicos). Mulher dinâmica, incansável trabalhadora do bem, foi vereadora por dois mandatos. Casada com Elysio Ayer, teve 11 filhos. Fez seu retorno ao Plano Espiritual em setembro de 1989.        O SARAI , fundado em 1962, traba...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...