Pular para o conteúdo principal

Dia do Quadrinho Nacional

Dia do Quadrinho Nacional

Há 143 anos, no dia 30 de janeiro de 1869, foi divulgado o primeiro capítulo de As aventuras de Nhô Quim, considerada a primeira história em quadrinhos publicada no Brasil. 

30 de janeiro

Para celebrar esta data a Associação dos Quadrinhos do Estado de São Paulo instituiu 30 de janeiro como o “Dia do Quadrinho Nacional”.

Como ilustrador e fã de quadrinhos, não poderia deixar de registrar minha modesta homenagem aos colegas quadrinistas brasileiros.

sentado lendo histórias em quadrinhos


Primeira HQ no Brasil

Mas voltando à primeira HQ publicada no Brasil: Nhô Quim era um personagem caipira, atrapalhado e sem maldade. 

Suas desventuras na Corte era o cenário ideal para que o ítalo brasileiro Angelo Agostini (seu criador) criticasse os problemas urbanos, o modismo, e os costumes sociais e políticos da época (imagem ao lado).

Em 2002, o Senado Federal editou As aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora – Os primeiros quadrinhos brasileiros 1869-1883, organizado pelo jornalista Athos Eichler Cardoso. 

O álbum reúne todos os capítulos das histórias dos dois personagens que foram publicados em diferentes periódicos da época.

Interessado em adquirir esta histórica obra?

Basta acessar o site do Senado e fazer seu pedido. A edição de luxo, com 188 páginas, está com um preço bem bacana.


Fontes de pesquisa para composição do texto:
http://blogdogutemberg.blogspot.com
http://www.sandrofortunato.com.br
http://www.senado.gov.br

Comentários

  1. Obrigado pelos comentarios, divulguei seu blog esta noticia no meu...acabei de atualiza-lo, tudo de bom ate mais caro amigo Kennedy.

    http://castelhanoart.blogspot.com/2012/01/angelo-agostini-30-de-janeiro-dia.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...

    Parabéns por fazer parte desse rico time que tanto encanta a todos.

    Seus quadrinhos são divinos!

    Não precisava mas vou dizer... Seu espaço é pura cultura... Aqui aprendemos a cada dia mais!

    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    OBS: Há tempos atrás fui num show do grupo Blitz, foi bom demais! Diversão da melhor qualidade!

    ResponderExcluir
  3. Grande postagem, camarada!
    Também sou super fã dos quadrinhos... Leio quase todos os dias! É muito bom!

    A ilustra também ficou excelente, parabéns, grande amigo!!!!

    Abraço cordial e muita paz.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns meu amigo e grato pela informação! Estou divulgando! Abraços!

    ResponderExcluir
  5. "Seu espaço é pura cultura". Esse trecho citado acima resume seu blog. Obrigado pela referencia e parabéns e a todos os quadrinistas. Se repararem bem vão ver em meu traço influencias de seus trabalhos.

    ResponderExcluir
  6. oi milton!excelente homenagem ao dia do quadrinho nacional.espero ver desenhos novos de barbaros seus.vc barbarizava nos anos 80.forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Parabéns,Milton!
    Quadrinhos,deveria ser matéria alternativa,no currículo do ensino fundamental.Através da arte,é possível deixar o aprendizado mais alegre e interessante.Boa Sorte,sucesso,boas energias!
    Mari

    ResponderExcluir
  8. Olá Milton!

    Parabéns à todos estes brilhantes profissionais.
    Amo quadrinhos!

    Um abraço!
    :)

    ResponderExcluir


  9. MILTONalidades pra ti, meu caro!

    "Grande ALMAnaque!"

    :o)

    ResponderExcluir
  10. Valeu Kennedy, Post perfeito, com certeza vou procurar As aventuras de Nhô Quim & Zé Caipora! Parabéns pra vc também, pois sem ilustradores não teríamos quadrinhos, além do que, sei que as vezes você a risca umas histórias também...rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns por esse dia que também é seu Milton.

    Um abraço com carinho.

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, Milton! E obrigada pelo carinho de sempre!
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Milton, vim muito rapidinho te deixar um "beijinho" pelo dia de hoje. Parabéns a você e a todos os Cartunistas por hoje. Sem a criatividade e a inspiração de vocês o mundo, certamente seria mais "feiosinho".

    ResponderExcluir
  14. Oi Milton...bom dia amigo

    Acho que quadrinhos é nosso primeio contato com a leitura em forma de dialogo...gostav das histórias da Bolota, Donald, Monica e sua turma...e os mais sérios como TEx...os super heróis...Conam...esse já era um desenho mais parecido com fotos

    Meus irmão criaram super heróis e tempos atras relembramos alguns...era nesse estilo tipo X-Mem

    Parabéns pela postagem e valeu pela visita lá no Verseiro

    Um abraço na alma...boa terça..

    ResponderExcluir
  15. Muito legal, parabens!!
    abraço e sucesso sempre =)

    ResponderExcluir
  16. Eaee, meu amigo!
    Que postagem baala!!

    Curti pra caramba essa homenagem

    Abração!

    ResponderExcluir
  17. Mano Milton infelismente Postei rápido ontem porque estou fazendo uma reforma ( acabamento na verdade) no barraco e a tarde quando fui ligar o computador ele deu pau então não deu para passar por aqui nem dar um giro que pretendia pelo blog de quadrinhos... Obrigado Pelo GENEROSO CARINHO com meu trabalho você é que é uma pessoa muito especial. Concordo com a Mari QUADRINHO devia ser matéria alternativa nas escolas não é nem porque desenho e sim porque todas as crianças tem os primeiros contatos com a arte desenhando ou rabiscando! Um ABRAÇÃO E VAMOS COM DEUS SEMPRE!

    ResponderExcluir
  18. Olá Milton !

    Adorei a postagem, me trouxe informações novas e interessantes !! Não fazia idéia desta data e nem conhecia os quadrinhos, mas gostei muito de saber mais sobre este assunto !
    Parabéns por compartilhar conosco e enriquecer a blogosfera com esta arte !!

    Grande abraço e bom restinho de semana !!

    ResponderExcluir
  19. milton muito bom ler isso curto d+ bem eu segui se blog segue o meu http://nerdsofredores.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito

Arquitetura além dos projetos: um Estado de Espírito Muitas vezes, quando falamos em Arquitetura, a primeira imagem que vem à mente são plantas baixas, edifícios imponentes ou casas modernas e bem planejadas. Mas será que Arquitetura se resume a isso? Eu, um arquiteto que sigo um caminho fora da trilha tradicional, acredito que não. Para mim, Arquitetura é um espírito de vida, algo que vai muito além de projetos técnicos. Arquitetura como Experiência Cotidiana Arquitetura está presente em cada gesto de cuidado, em cada espaço que transformamos, em cada ambiente que moldamos para receber histórias. Ela se manifesta quando organizamos um lar para que seja acolhedor, quando pensamos na harmonia de uma praça, ou até mesmo na forma como percebemos a luz entrando por uma janela ao amanhecer. Muito Além da Técnica Não é preciso estar diante de pranchetas, softwares ou canteiros de obra para viver a Arquitetura. Ela está dentro de nós quando buscamos beleza, funcionalidade e significado ...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...