Pular para o conteúdo principal

Francisco de Assis

Francisco de Assis


A ilustração da postagem de hoje é dedicada ao pessoal da ONG ASFA (Associação São Francisco de Assis de Proteção aos Animais de Alfenas), afinal neste 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais.


E também o Dia de São Francisco de Assis, um homem iluminado que tinha uma relação muito especial de amor e respeito para com esses nossos irmãozinhos que estagiam em outro nível de evolução. 


Todos irmãos


E era desta forma que Francisco de Assis dirigia-se aos animais e a natureza: irmão lobo, irmão sol, irmã lua...


Francisco de Assis com animais Milton Kennedy

Gestos de amizade e alegria


Quem tem um animalzinho de estimação, um cão, um gato ou outro bicho qualquer, já presenciou algum gesto de amizade e de alegria da parte deles em retribuição aos nossos carinhos. 


Animais tem alma?


E muitas vezes suas atitudes chegam a nos surpreender, pois parecem ir muito além de um ‘simples instinto’. Será que pensam? Teriam eles também uma alma ou uma espécie de princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo?


Dr. Donald R. Griffin


Há pouco mais de 10 anos o jornal “The New York Times” publicou uma reportagem sobre o Dr. Donald R. Griffin, um cientista que defendia a idéia de que os animais também pensam e têm sentimentos. 


Dr. Griffin (já desencarnado) é autor de um livro que aborda o mesmo assunto. 

Polêmica no meio cientifico


Na ocasião, seu trabalho causou grande polêmica no meio cientifico, porém hoje conta com a simpatia de importantes estudiosos.


Cartilha da Natureza


A propósito de tão importante tema, gostaria de reproduzir um poema de Casimiro Cunha que está no livro “Cartilha da Natureza” psicografado por Chico Xavier:


Na casa da Natureza,
O Pai espalhou com arte
As bênçãos de luz da vida,
Que brilham em toda a parte.

Essas bênçãos generosas,
Tão ricas, tão naturais,
São notas de amor divino
Na esfera dos animais.

Não te esqueças: no caminho,
Praticando o bem que adores,
Busca ver em todos eles
Os nossos irmãos menores.

A Providência dos Céus
Jamais esquece a ninguém;
Deus que é Pai dos homens sábios,
É Pai do animal também.

A única diferença,
Em nossa situação,
É que o animal não chegou
Às vitórias da Razão.

Entretanto, observamos
Em toda a sua existência
Os princípios sacrossantos
De amor e de inteligência.

Vejamos a abelha amiga
No grande armazém do mel,
A galinha afetuosa,
O esforço do cão fiel.

O boi tão útil a todos,
É bondade e temperança;
O muar de força hercúlea
Obedece a uma criança.

Ampara-os, sempre que possas,
Nas horas de tua lida.
O animal de tua casa
Tem laços com tua vida.

A lei é conjunto eterno
De deveres fraternais:
Os anjos cuidam dos homens,
Os homens dos animais.

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
Boletim SEI nº 1720 do Lar Fabiano de Cristo, RJ
www.velhosamigos.com.br

Comentários

  1. Muito bacana (como sempre)...
    Parabéns pela bela ilustração e pelos dizeres.

    Abraço cordial e muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton...
    Eu tenho alguns animais e sei bem o quanto a minha relação com eles é saúdavel e gratificante. Acordar e ver os olhinhos da Mel me observando os passos e seguindo aonde quer que eu vá é uma sensação de companhia e amizade sincera.
    Isso sem falar da calopsita que conversa e canta o dia inteiro...rsrs

    Quanto a oração na minha opinião é uma da mais belas que eu conheço. Se a colacassemos em prática o mundo seria bem melhor, você não acha?

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá Milton Kennedy,

    Muito legal o Post de hoje! São Francisco é um grande mestre, sabia que não só os animais como também as plantas e os minerais possuem um principio divino! A diferença só está na vibração e na intensidade como manifestam esse principio...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Milton! Excelente post!! Com certeza se todos tivessem essa maturidade espiritual, o mundo seria bem melhor!! O poema e a oração são belíssimos!! A reflexão Gotas de Esperança nos conscientizam de que desvemos ajudar aqueles que nos ofendem. A ilustração ficou perfeita!! :D

    Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Paz e Bem!
    Caso, seja possível, pedimos divulgar entre os seus amigos:
    http://imagensfranciscanas.blogspot.com/
    Lembrando São Francisco de Assis, Patrono dos Animais.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Caro Milton, muito bom os seus desenhos. Parabéns. Veja que Francisco de Assis já era um defensor do planeta. Parabéns! Abraço do Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo post, Milton!!! Adoro ficar navegando em seu blog!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi