Pular para o conteúdo principal

Francisco de Assis

Francisco de Assis


A ilustração da postagem de hoje é dedicada ao pessoal da ONG ASFA (Associação São Francisco de Assis de Proteção aos Animais de Alfenas), afinal neste 4 de outubro comemora-se o Dia Mundial dos Animais.


E também o Dia de São Francisco de Assis, um homem iluminado que tinha uma relação muito especial de amor e respeito para com esses nossos irmãozinhos que estagiam em outro nível de evolução. 


Todos irmãos


E era desta forma que Francisco de Assis dirigia-se aos animais e a natureza: irmão lobo, irmão sol, irmã lua...


Francisco de Assis com animais Milton Kennedy

Gestos de amizade e alegria


Quem tem um animalzinho de estimação, um cão, um gato ou outro bicho qualquer, já presenciou algum gesto de amizade e de alegria da parte deles em retribuição aos nossos carinhos. 


Animais tem alma?


E muitas vezes suas atitudes chegam a nos surpreender, pois parecem ir muito além de um ‘simples instinto’. Será que pensam? Teriam eles também uma alma ou uma espécie de princípio espiritual que sobrevive à morte do corpo?


Dr. Donald R. Griffin


Há pouco mais de 10 anos o jornal “The New York Times” publicou uma reportagem sobre o Dr. Donald R. Griffin, um cientista que defendia a idéia de que os animais também pensam e têm sentimentos. 


Dr. Griffin (já desencarnado) é autor de um livro que aborda o mesmo assunto. 

Polêmica no meio cientifico


Na ocasião, seu trabalho causou grande polêmica no meio cientifico, porém hoje conta com a simpatia de importantes estudiosos.


Cartilha da Natureza


A propósito de tão importante tema, gostaria de reproduzir um poema de Casimiro Cunha que está no livro “Cartilha da Natureza” psicografado por Chico Xavier:


Na casa da Natureza,
O Pai espalhou com arte
As bênçãos de luz da vida,
Que brilham em toda a parte.

Essas bênçãos generosas,
Tão ricas, tão naturais,
São notas de amor divino
Na esfera dos animais.

Não te esqueças: no caminho,
Praticando o bem que adores,
Busca ver em todos eles
Os nossos irmãos menores.

A Providência dos Céus
Jamais esquece a ninguém;
Deus que é Pai dos homens sábios,
É Pai do animal também.

A única diferença,
Em nossa situação,
É que o animal não chegou
Às vitórias da Razão.

Entretanto, observamos
Em toda a sua existência
Os princípios sacrossantos
De amor e de inteligência.

Vejamos a abelha amiga
No grande armazém do mel,
A galinha afetuosa,
O esforço do cão fiel.

O boi tão útil a todos,
É bondade e temperança;
O muar de força hercúlea
Obedece a uma criança.

Ampara-os, sempre que possas,
Nas horas de tua lida.
O animal de tua casa
Tem laços com tua vida.

A lei é conjunto eterno
De deveres fraternais:
Os anjos cuidam dos homens,
Os homens dos animais.

Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
Boletim SEI nº 1720 do Lar Fabiano de Cristo, RJ
www.velhosamigos.com.br

Comentários

  1. Muito bacana (como sempre)...
    Parabéns pela bela ilustração e pelos dizeres.

    Abraço cordial e muita paz.

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton...
    Eu tenho alguns animais e sei bem o quanto a minha relação com eles é saúdavel e gratificante. Acordar e ver os olhinhos da Mel me observando os passos e seguindo aonde quer que eu vá é uma sensação de companhia e amizade sincera.
    Isso sem falar da calopsita que conversa e canta o dia inteiro...rsrs

    Quanto a oração na minha opinião é uma da mais belas que eu conheço. Se a colacassemos em prática o mundo seria bem melhor, você não acha?

    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá Milton Kennedy,

    Muito legal o Post de hoje! São Francisco é um grande mestre, sabia que não só os animais como também as plantas e os minerais possuem um principio divino! A diferença só está na vibração e na intensidade como manifestam esse principio...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  4. Olá amigo Milton! Excelente post!! Com certeza se todos tivessem essa maturidade espiritual, o mundo seria bem melhor!! O poema e a oração são belíssimos!! A reflexão Gotas de Esperança nos conscientizam de que desvemos ajudar aqueles que nos ofendem. A ilustração ficou perfeita!! :D

    Abração e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Olá,
    Paz e Bem!
    Caso, seja possível, pedimos divulgar entre os seus amigos:
    http://imagensfranciscanas.blogspot.com/
    Lembrando São Francisco de Assis, Patrono dos Animais.
    Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Caro Milton, muito bom os seus desenhos. Parabéns. Veja que Francisco de Assis já era um defensor do planeta. Parabéns! Abraço do Gonçalves.

    ResponderExcluir
  7. Que lindo post, Milton!!! Adoro ficar navegando em seu blog!!! Parabéns!!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Nos campos da França

Nos campos da França Olá amigos, estou um pouco melhor do braço , no entanto não posso descuidar-me dos alongamentos. Agradeço ao pessoal que tem torcido por minha melhora. Inspiração Hoje apresento uma modesta ilustração que produzi inspirada em um livro que li recentemente: “Nos campos da França”, do espírito André, psicografado por Mauren R. M. Wetzstein. Vida religiosa por imposição paterna Trata-se da história de um garoto que é levado à vida religiosa por imposição paterna e que encontra no professor do mosteiro um verdadeiro amigo.  Amor impossível Amparado por este companheiro cumpre sua função mesmo que contrariado, porém desequilibra-se diante de um amor impossível. Imortalidade da alma De leitura envolvente e agradável, o livro aborda temas como a imortalidade da alma, influência dos espíritos e principalmente a lei de ação e reação .  E o desfecho é surpreendente, mostrando-nos a importância de viver-se vigilante e agindo no bem comum. Quem é...