Pular para o conteúdo principal

Igreja São Sebastião e São Cristovão

Igreja São Sebastião e São Cristovão

A revitalização da fachada da igreja São Sebastião e São Cristovão de Alfenas MG, foi um pedido do professor (e dinâmico maçom) Fuad Haddad

Cortesia

Neste projeto (desenvolvido ao nível de cortesia) além da reformulação do frontispício foram criados novos ambientes.


Igreja São Sebastião e São Cristovão Alfenas

Projeto inicial dos alunos de Arquitetura

O projeto inicial da igreja fora elaborado por alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo no início dos anos 2000, e como a parte externa não estava finalizada surgiu a idéia da reformulação.

Cessão de direitos autorais

Na ocasião (2008), por questões alheias à minha vontade, não pude assinar o projeto, então cedi ao colega e exímio arquiteto Heron Lucatelli Gabriotti, os direitos de utilização do mesmo.


Paróquia São Sebastião e São Cristovão Alfenas

O Semeador

Recentemente em 2010 realizei outra atividade bacana para esta paróquia: bolei a logomarca do informativo “O Semeador” (relembre clicando aqui).

Um pouco de história...


São Sebastião por Milton Kennedy
Sebastião (do grego sebastós, que significa divino) foi um valente e bom soldado. Era muito estimado pelos imperadores Diocleciano e Maximiliano, que o nomearam como capitão da guarda pessoal. No entanto desconheciam tratar-se de um cristão.
Sua conduta branda para com prisioneiros cristãos levou o imperador a julgá-lo como traidor, ordenando sua execução por meio de flechas. Dado como morto foi atirado ao rio, porém sobreviveu.
Encontrado e socorrido por Irene, apresentou-se novamente à Diocleciano, que ordenou seu espancamento até o desencarne. Seu corpo foi jogado no esgoto público de Roma. Mais tarde, Sebastião aparece em espírito para uma cristã chamada Luciana, indicando-lhe onde estava seu corpo. Luciana então resgata, limpa e sepulta-o nas catacumbas.
Há ainda uma versão dizendo que foi enterrado no jardim da casa de Luciana, situado na Via Apia onde está hoje sua Basílica.


São Cristovão por Milton Kennedy Cristovão, cujo nome real era Reprobus (Offerus – dedicado ao deus Apollo), tinha elevada estatura, porte atletico e possuía força descomunal. Acredita-se que tenha vivido durante o período de perseguição aos cristãos, do império de Décio ou de Diocleciano.
Dizia-se que seu ideal era servir ao rei mais poderoso do planeta, e após decepcionar-se com seus senhores, veio a estabelecer-se às margens de um rio (na época região da Lícia, hoje situado na Turquia) e sobrevivia de transportar, nas costas, as pessoas de uma margem a outra.
Narra a lenda que certa vez, Reprobus fez a travessia de uma criança que ficava cada vez mais pesada, de tal maneira que ele sentia como se o mundo inteiro estivesse sobre os seus ombros. Após a travessia, o menino revelou ser o Cristo. Daí provém o nome Cristovão, que significa "aquele que carrega Cristo".
Em seguida, a criança ordenou que fixasse seu bastão na terra. Na manhã seguinte, surgiu no mesmo local uma vigorsa palmeira. Esta passagem converteu à muitos, despertando o rancor do governador da Antioquia, que ordenou sua prisão e martírio.

Fonte de pesquisa sobre os santos:
http://pt.wikipedia.org
http://www.sidneyrezende.com
http://www.cpr.org.br
http://www.cademeusanto.com.br

Comentários

  1. Encontrei seu blog logo ali rsrs...Lá em Portugal já vi que também gosta de viajar.
    Gostei muito das suas postagens já seguindo seu blog .
    Uma feliz tarde de Domingo linda semana beijos,Evanir..

    ResponderExcluir
  2. Olá Meu Amigo Kennedy...
    Mais um rico trabalho, onde é possível perceber a sua criatividade. Ficou muito bonita a fachada da igreja
    Esse "ceder o projeto" também mostra o quanto o seu coração é grande!
    Admiro muito você e isso não é segredo, não é mesmo?
    Tenha uma ótima semana!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Olá amigo Milton, sempre com belos posts!! A Rampa passarela ficou com um design ótimo e deu um ar futurista para a arquitetura!! Gosto muito das homenagens que você faz, como a homenagem ao paisagista Roberto Burle Marx e a banda Legião Urbana, as duas homenagens ficaram perfeitas!! A Igreja São Sebastião e São Cristovão ficou incrível!! Assim como o post que fala um pouco sobre a vida de cada um deles. :D

    Abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir
  4. Você é uma grande alma, amigo kennedy!
    Abração!
    Berzé

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.