sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Templo Maçonico

          No ano de 2005, o professor Fuad Haddad solicitou-me que organizasse um roteiro básico demonstrando como projetar um Templo Maçonico, em conformidade com o retângulo àureo.
          Essa forma geométrica é tão harmoniosa que se dela retirarmos um quadrado, restará ainda um retângulo semelhante ao original. Acompanhe as ilustrações deste post.

Retângulo Áureo - Templo Maçonico

         O retângulo áureo tem forte presença nas artes, sobretudo na arquitetura e pintura (o arquiteto Le Corbusier, por exemplo, o empregava continuamente em seus projetos).
         É possível encontrar alusão ao retângulo áureo até mesmo em nosso dia a dia; passe a observar o formato de alguns livros ou a forma dos cartões de crédito.

Templo Maçonico - Retângulo Áureo

          É pertinente informar ainda nesta postagem que “a Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.” ( Conferência "Maçonaria - Sua História, Objetivos e Princípios" - Erwin Seignemartin - 28-09-1979)

2 comentários, é um milagre!

Emerson Fialho Art Blog disse...

Fala, grande amigo...
Fantástico! A Geometria é tudo para nós desenhistas... A partir dela conseguimos criar as mais diversas formas, desenhando o mundo!

Grande abraço e sucesso!

Do amigo, Emerson Fialho

Alexandre Curcino disse...

'Deus geometriza', já dizia Pitágoras...

Um amigo meu, também arquiteto, recomendava a leitura de um livro chamado 'La divina proportione', de Luca Pacioli.

Ótimo post amigo. Fraternal abraço

Related Posts with Thumbnails