Pular para o conteúdo principal

Templo Maçonico

Templo Maçonico

No ano de 2005, o professor Fuad Haddad solicitou-me que organizasse um roteiro básico demonstrando como projetar um Templo Maçonico, em conformidade com o retângulo àureo.

Retângulo Áureo

Essa forma geométrica é tão harmoniosa que se dela retirarmos um quadrado, restará ainda um retângulo semelhante ao original. Acompanhe as ilustrações deste post.

Retângulo Áureo - Templo Maçonico

Le Corbusier

O retângulo áureo tem forte presença nas artes, sobretudo na arquitetura e pintura (o arquiteto Le Corbusier, por exemplo, o empregava continuamente em seus projetos).

Livros e cartões de crédito

É possível encontrar alusão ao retângulo áureo até mesmo em nosso dia a dia; passe a observar o formato de alguns livros ou a forma dos cartões de crédito.

Templo Maçonico - Retângulo Áureo

Maçonaria

É pertinente informar ainda nesta postagem que “a Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.” 
( Conferência "Maçonaria - Sua História, Objetivos e Princípios" - Erwin Seignemartin - 28-09-1979)

Comentários

  1. Fala, grande amigo...
    Fantástico! A Geometria é tudo para nós desenhistas... A partir dela conseguimos criar as mais diversas formas, desenhando o mundo!

    Grande abraço e sucesso!

    Do amigo, Emerson Fialho

    ResponderExcluir
  2. 'Deus geometriza', já dizia Pitágoras...

    Um amigo meu, também arquiteto, recomendava a leitura de um livro chamado 'La divina proportione', de Luca Pacioli.

    Ótimo post amigo. Fraternal abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assim mesmo, conte

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”