Pular para o conteúdo principal

Templo Maçonico

Templo Maçonico

No ano de 2005, o professor Fuad Haddad solicitou-me que organizasse um roteiro básico demonstrando como projetar um Templo Maçonico, em conformidade com o retângulo àureo.

Retângulo Áureo

Essa forma geométrica é tão harmoniosa que se dela retirarmos um quadrado, restará ainda um retângulo semelhante ao original. Acompanhe as ilustrações deste post.

Retângulo Áureo - Templo Maçonico

Le Corbusier

O retângulo áureo tem forte presença nas artes, sobretudo na arquitetura e pintura (o arquiteto Le Corbusier, por exemplo, o empregava continuamente em seus projetos).

Livros e cartões de crédito

É possível encontrar alusão ao retângulo áureo até mesmo em nosso dia a dia; passe a observar o formato de alguns livros ou a forma dos cartões de crédito.

Templo Maçonico - Retângulo Áureo

Maçonaria

É pertinente informar ainda nesta postagem que “a Maçonaria não é uma religião no sentido de ser uma seita, mas é um culto que une homens de bons costumes. Seu credo religioso consiste apenas em dois artigos de fé que não foram inventados por homens, mas que se encontram neles instintivamente desde os mais remotos tempos da história: A existência de Deus e a Imortalidade da Alma que tem como corolário a Irmandade dos Homens sob a Paternidade de Deus.” 
( Conferência "Maçonaria - Sua História, Objetivos e Princípios" - Erwin Seignemartin - 28-09-1979)

Comentários

  1. Fala, grande amigo...
    Fantástico! A Geometria é tudo para nós desenhistas... A partir dela conseguimos criar as mais diversas formas, desenhando o mundo!

    Grande abraço e sucesso!

    Do amigo, Emerson Fialho

    ResponderExcluir
  2. 'Deus geometriza', já dizia Pitágoras...

    Um amigo meu, também arquiteto, recomendava a leitura de um livro chamado 'La divina proportione', de Luca Pacioli.

    Ótimo post amigo. Fraternal abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi