Pular para o conteúdo principal

Fora da Caridade não há salvação

Fora da Caridade não há salvação

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã!” (Legião Urbana)


Hoje, 19 de julho, celebra-se aqui no Brasil, o Dia da Caridade. Data instituída com o propósito de estimular a prática da solidariedade entre os homens.

Fazer algo em favor do outro

Independente do dia, o exercício da caridade deve ser uma ‘atitude’ nossa diante da vida, com a certeza de que, onde estivermos, podemos fazer algo em favor do outro.

Exemplos

Muitos são os exemplos de seres evoluídos espiritualmente, que vieram a este planeta com a missão de ajudar ao próximo, pessoas como nosso Mestre Jesus, São Francisco de Assis, Madre Tereza de Calcutá, Irmã Dulce, Chico Xavier e tantos outros.

desenho Madre Tereza de Calcutá e Jesus

E todos eles demonstraram-nos que não existe unicamente o auxílio material (como a doação de alimentos, roupas e remédios)... 

Caridade moral

Há uma caridade que todos nós podemos praticar (e talvez a mais difícil), que é a caridade moral, exercida através da atenção a um familiar, do esforço em preservar a paz no lar, do perdão das ofensas, da oração por alguém em dificuldade, do silêncio diante as fofocas, da palavra suave perante a agressividade, do voluntariado em asilos, hospitais e escolas. 

Muitas são as formas de contribuir, façamos a nossa parte, mesmo que pequena.

Mãos marcadas

Encerro o post com uma frase de Emmanuel que está no livro “Mãos Marcadas” (psicografia de Chico Xavier): 

“Não nos esqueçamos de que, no lar e na vida pública, todos os que nos cercam esperam de nós a mensagem da caridade, através dos nossos mínimos atos de compreensão, afabilidade, carinho e gentileza.”



Fontes de pesquisa para elaboração do texto:
Boletim “O Seareiro” nº 25, artigo de Wilson;
Livro “Espiritismo, tudo que você precisa saber”, de Richard Simonetti;
Livro “500 reflexões do outro lado da vida”, de Vladimir Polízio;
“O Evangelho segundo o Espiritismo”, cap XV;

Comentários

  1. Olá Kennedy, muito legal você ter postado sobre o Dia da Caridade, estamos junto nessa corrente...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton...
    Que postagem mais linda!
    Não poderia deixar de manifestar a boa sensação que é estar aqui desfrutando dessa leitura e apreciação da bela imagem que você criou.
    Espero de coração que tudo esteja bem contigo!
    Até breve!
    Um abraço carinhoso

    ResponderExcluir
  3. Lindo, prezado amigo. Suas iniciativas são sempre bem vindas e mostram a sua pureza de coração. Parabéns mesmo pela grande iniciativa em falar da caridade.

    Eu li uma passagem que dizia o seguinte:

    "Dai à piedade amor fraterno, e ao amor fraterno a caridade".

    Fica com Deus e muita paz.

    Do amigo, Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  4. Que postagem linda!!!!!
    Vou comprar esse Livro

    Um abraço
    Andrea

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Uma casa voltada para o lazer

Uma casa voltada para o lazer Todo mundo quer um lugar agradável para receber os amigos aos finais de semana, não é mesmo?  Então na postagem de hoje apresento o projeto que elaborei em 2011 (pela Construtora  Santos e Aleixo Engenharia ), cuja a principal solicitação do proprietário era exatamente esta: uma residência voltada para o lazer e a reunião com os amigos aos finais de semana. Casa Loft Planejei então uma casa ‘loft’, com ambientes integrados, ou seja, ausência de paredes como divisões internas (sobretudo no primeiro piso), pé direito um pouco mais alto, e iluminação natural garantida por ‘generosos’ painéis de vidros.  Marcada por linhas simples e em estilo moderno a casa parece maior do que realmente é.  Já para valorizar a área de lazer procurei recuar ao máximo a residência para os fundos, projetando todos os ambientes com o acesso para este local.  Espaços abertos Houve ainda a preocupação de deixar os espaços “abertos” para esta área,...

Nos campos da França

Nos campos da França Olá amigos, estou um pouco melhor do braço , no entanto não posso descuidar-me dos alongamentos. Agradeço ao pessoal que tem torcido por minha melhora. Inspiração Hoje apresento uma modesta ilustração que produzi inspirada em um livro que li recentemente: “Nos campos da França”, do espírito André, psicografado por Mauren R. M. Wetzstein. Vida religiosa por imposição paterna Trata-se da história de um garoto que é levado à vida religiosa por imposição paterna e que encontra no professor do mosteiro um verdadeiro amigo.  Amor impossível Amparado por este companheiro cumpre sua função mesmo que contrariado, porém desequilibra-se diante de um amor impossível. Imortalidade da alma De leitura envolvente e agradável, o livro aborda temas como a imortalidade da alma, influência dos espíritos e principalmente a lei de ação e reação .  E o desfecho é surpreendente, mostrando-nos a importância de viver-se vigilante e agindo no bem comum. Quem é...

Projeto de restaurante

Projeto de restaurante Saudações amigos, por aqui muita correria, por isso hoje trago uma postagem rápida. Apenas para apontar a maquete eletrônica que elaborei das futuras instalações de um restaurante de Alfenas MG.  Projeto do arquiteto e amigo Dário Teixeira de Miranda . Grato pelos comentários. Abraços e paz a todos.