Pular para o conteúdo principal

Hospital de Sabará

Hospital de Sabará

Encerrando o mês de maio uma postagem sobre o anteprojeto que elaborei em 2006, para um ‘hospital geral’ na cidade de Sabará em Minas Gerais.

Hospital voltado para o ensino e pesquisa

O objetivo da direção da Unifenas era construir uma unidade hospitalar composta pelos seguintes atendimentos: ambulatorial, imediato e em Internação, e, sobretudo voltada para o ensino e a pesquisa.

Projeto Hospital de Sabará

Hospital totalmente modular

O hospital foi planejado para ser totalmente modular, com o propósito de facilitar a construção e permitir mudanças ou alterações de acordo com novas tecnologias.


A fachada principal era definida por um grande volume curvo, fechado com painéis de persianas entre vidros (proteção termoacústica e facilidade na higienização). 

Setorização

Outra preocupação levada em consideração no desenvolvimento da planta física foi com a setorização do hospital, ou seja, a melhor distribuição espacial dos ambientes

Ficha Técnica

Hospital Geral
Ano: 2006
Área aproximada: 3730,00 m²
Projeto de arquitetura: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Sabará MG
Coordenação e orientações: Engº Civil Oswaldo Luiz Mariano
Obs.: projeto não executado

Comentários

  1. Olá Amigo Milton...
    Então quer dizer que você sempre esteve por perto? Sabará é colado em BH!
    Ficou bastante interessante o projeto!
    Vim apreciar e aproveitar para deixar-te um abraço carinhoso nesse dia frio!

    ResponderExcluir
  2. Opa!
    Valeeu a visita, Milton!
    Tava fazendo um tour pelo teu blog aqui. Tua ilustrações são demais.
    Gostei muito da tua ilustração do Fantasma.
    Vou acompanhar teus trampos.

    Abraços!

    http://lp-jonathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Quando eu morrer

Quando eu morrer Houve um homem, que pensando em sua morte, elaborou vontades muito precisas a respeito de seu funeral e o que ele poderia significar para o mundo.  Este homem era um líder e dizia que não desejava ser idolatrado, mas sim ouvido.  Sua luta era por direitos humanos e em nome dela, foi preso várias vezes, sem jamais renunciar seu ideal de igualdade entre os homens.  Foi em uma igreja, onde era pastor, que discursou a respeito da sua morte. Discurso este que reproduzo nesta postagem:  “Frequentemente imagino que todos nós pensamos no dia em que seremos vitimados por aquilo que é o denominador comum e derradeiro da vida, essa alguma coisa a que chamamos morte. Frequentemente penso em minha própria morte e em meu funeral, mas não num sentido angustiante. Frequentemente pergunto a mim mesmo o que é que eu gostaria que fosse dito então, e deixo aqui com vocês a resposta. Se vocês estiverem ao meu lado quando eu encontrar o meu dia, lembrem-...

Tombador de café – Estrutura metálica

Tombador de café – Estrutura metálica Hoje apresento as imagens do projeto de um tombador de café que desenvolvi pela Metal Lagos .  Vão livre de 28 metros A obra, que tem um vão livre de 28 m por 54 m de comprimento, foi calculada pelo escritório Costa Baião Engenharia e a orientação ficou por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. 20 metros de altura O trabalho foi elaborado para a empresa Cocatrel – Cooperativa dos Cafeicultores da Zona de Três Pontas e chama a atenção pelas suas dimensões.  Reparem as marcações nas fotos mostrando as pessoas próximas ao galpão. São quase 20 m de altura. Espero que apreciem mais este trabalho. Cordial abraço e paz à todos.

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira

Estrutura metálica – Carmo da Cachoeira Dando prosseguimento à série de estruturas metálicas, hoje apresento o projeto de maior vão livre que desenvolvi pela Metal Lagos , uma empresa especializada em construções em aço, do Engenheiro Claiton Azevedo Vilela. 50 metros de vão livre São 50 metros sem a interferência de nenhum pilar central.  Com um pé direito de 9 metros, a obra tem aproximadamente 3000 m² e foi elaborada para a Cocatrel, uma cooperativa de cafeicultores aqui do sul de Minas Gerais. Na foto abaixo dá para ver que a peça metálica era tão grande que mal cabia na oficina de fabricação. Cálculo estrutural O cálculo estrutural ficou sob a responsabilidade do conceituado escritório Costa Baião Engenharia, e a orientação do projeto por conta dos Engenheiros Claiton Azevedo Vilela e Rubens Assis Ruela. Cordial abraço a todos e até a próxima postagem.