Pular para o conteúdo principal

UTI Pediátrica

UTI Pediátrica

Um importante trabalho que realizei em 2004 foi a elaboração do projeto arquitetônico da UTI Pediátrica do Hospital Universitário Alzira Velano, já que anteriormente as ocorrências infanto juvenis era acolhidas pela UTI geral.

Projeto UTI Pediátrica por Milton Kennedy

Conforto aos pacientes e comodidade a equipe médica

A determinação do reitor, professor Edson, era oferecer um atendimento com maior segurança e conforto aos pacientes, assim como dar mais comodidade a equipe médica. 

Para tanto foram criados dez leitos, sendo dois isolamentos, todos guarnecidos com os equipamentos mais avançados. 

Contíguo a esta UTI projetei ainda uma pequena ala para internação pediátrica. 

Projeto UTI Pediátrica por Milton Kennedy

Pilares externos de sustentação

Com mais de setecentos metros quadrados, a unidade foi planejada para ocupar o segundo pavimento do bloco 2, porém este piso teve que ser construído já que ele não existia! 

E como a estrutura do andar inferior não fora projetada para suportar a carga de um novo piso, criamos pilares externos a edificação. 

A solução agradou ao reitor que logo em seguida solicitou um estudo de ampliação deste pavimento.

Ampla visão da área externa

Uma particularidade desta obra é que planejamos grandes janelas (com persianas entre vidros) de modo que os utentes pudessem ter ampla visão da área externa.

Leitos UTI Pediátrica

 As imagens desta postagem foram modeladas no AutoCAD e renderizada com o Art-lantis.

Ficha Técnica

UTI Pediátrica(2004)
Área: 703,78 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Hospital Alzira Velano, 2ºpavimento do bloco 2
Coordenação e orientações: Oswaldo Luiz Mariano
Cálculo estrutural: EAEA Engenheiros e Arquitetos Associados
Estrutura metálica: Metallagos
Execução: Construtora Renato Granha

Seja o primeiro a comentar

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...

O silêncio é nosso aliado

O silêncio é nosso aliado Olá amigos, hoje apresento outra caricatura em estilo cartoon. O bacana deste estilo é que os caricaturados ficam parecidos com um personagem de desenho animado.  E a ‘vítima’ da vez é a amiga Nicinha Fernandes . Positividade e incentivo A Nicinha é uma daquelas pessoas que acredita que tudo vai dar certo, e sempre tem uma mensagem de incentivo.  É autora do blog “ O silêncio é nosso aliado ”, que é um verdadeiro convite à reflexão e à informação.  Também é colunista do blog “Dicas de relacionamentos”, que como o título diz trata da temática "relacionamentos". Fica aí a sugestão para conhecerem estes dois blogs: O silêncio é nosso aliado Dicas de relacionamentos Caricatura como presente E se você quiser presentear um amigo com uma divertida caricatura, entre em contato e solicite um orçamento.

Paisagem emoldurada

Paisagem emoldurada Elaborei o projeto desta residência em 2011,e o destaque da edificação fica por conta do grande volume da caixa de escada, que se impõe na fachada. Painel de vidro garante a amplitude A casa é marcada ainda por um considerável painel de vidro que além de garantir a sensação de amplitude, fornece ampla claridade aos ambientes sociais.  Vista da cidade Como ela ficará inserida em um bairro topograficamente alto, seus moradores terão uma bela vista da cidade, que parecerá estar “emoldurada” pelo painel frontal.  E já que arquitetura também é poesia, findo a postagem com os versos de Milton Nascimento: "Da janela lateral do quarto de dormir Vejo uma igreja, um sinal de glória Vejo um muro branco e um vôo pássaro Vejo uma grade, um velho sinal" (Paisagem da janela) Ficha técnica: Projeto de uma residência Projeto arquitetônico: Milton Kennedy Aquino Área: 270,00 m² (aproximadamente) Local e ano: Alfenas MG, 2011