Pular para o conteúdo principal

Folia de Reis

Folia de Reis

Quando eu era garoto, apesar do medo que sentia, gostava muito de ver pelas ruas da cidade uma antiga tradição (que ocorre agora no período entre 25 de dezembro a 06 de janeiro) a Folia de Reis, com seus integrantes de roupas excessivamente coloridas, máscaras e bandeira.

Folia de Reis

Saudação ao nascimento de Jesus

As Folias, ou companhias de Reis são formadas por três ‘bastiões’, representando os Reis Magos(*) e por músicos, que saem pelas ruas cantando e dançando para saudar o nascimento de Jesus.

Por que as máscaras?

Conta a lenda que as máscaras se deve ao fato de que após a visita ao menino Jesus, os Reis Magos partiram anunciando o nascimento do Messias, e para não ser reconhecidos por Herodes, cobriam o rosto com uma máscara e divulgavam o advento através de canções.

Alfenas MG

Aqui em Alfenas existe até um bairro com esse nome (ver postagem sobre Mário Giramundo), onde acontece uma grande festa com o encontro das Folias.

Uma pena que esta tradição esteja acabando, pois a Festa de Santos Reis faz parte da nossa cultura.

(*)Mas quem eram estes personagens?

O evangelista Mateus (Mat 2:1-12) relata a visita de ‘alguns’ Magos ao Menino Jesus e sua mãe Maria (José não é citado nesta passagem), o texto também fala explicitamente em ‘casa’ e não gruta.

Os historiadores gregos, Herodoto e Xenofonte, informam-nos que os “magos” constituíam uma casta sacerdotal muito conceituada entre Medos e Persas, ocupando-se, sobretudo de medicina e astronomia (astrologia).

O fato do serem “magos” os sacerdotes persas faz supor que tenham vindo da Pérsia. Porém, por serem astrólogos, supõe-se que eram da Caldéia.

Seus nomes reais são desconhecidos. Beda (escritor inglês nascido em 673 e desencarnado em 735) é que os batizou de Gaspar, Melchior e Baltazar. 

Quantos eram?

Também não sabe-se ao certo quantos eram: a tradição da igreja latina os limita a três, no entanto nas igrejas sírias e armênias julga-se que eram doze.

Ofertaram a Jesus os seguintes presentes: ouro (simbolizando a Luz e Sabedoria), incenso (representando a devoção pessoal a Deus e aos homens) e mirra (significando o sacrifício e renúncia ao próprio eu).

Fonte de pesquisa: Sabedoria do Evangelho, 1º volume, de Carlos Torres Pastorino.

Comentários

  1. Muito obrigado pela força, amigo Milton!
    Que bom que também és fã do Conan... Também colecionava "A Espada Selvagem", mas fui crescendo e, nas várias mudanças, minha mãe deu fim à minha coleção. Porém, estou resgatando através de download os gibis que tive. Legal, né?

    Valeu mais um comentário e fica com Deus, sempre!

    Abraço cordial, do amigo Emerson Fialho.

    ResponderExcluir
  2. s pelo post resgatando um pouco de uma antiga tradição sempre tenho otimas surpresas caminhando por aqui!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...