Pular para o conteúdo principal

Paisagismo - HUAV

Paisagismo - HUAV

Havia preparado uma outra postagem para hoje, porém como 05 de junho comemora-se o dia ‘mundial do meio ambiente’, julguei que esta aqui cairia melhor, além se ser uma oportunidade para falar do segundo projeto de paisagismo que desenvolvi. 

Trata-se do pequeno jardim que elaborei em 2000 para a área externa entre os blocos três e quatro do Hospital Universitário Alzira Velano.

Solário

Pacientes e funcionários já utilizavam outro espaço do hospital para tomar “banhos de sol”, no entanto o local não era adequado (já que não fora planejado para tal fim), daí o professor Edson propôs a criação de um solário. 

A escolha do local levou em consideração a futura reforma e ampliação da UTI, que no projeto teria aberturas voltadas para este jardim.

Projeto de Paisagismo Hospital Alzira Velano

O estudo foi orientado pelo professor Paulo Landgraf, e como já citei na postagem ‘praça da igreja São Pedro’, a parte mais divertida do paisagismo foi a escolha das espécies a ser plantadas no local. 

Tudo foi cuidadosamente pensado, (sempre sob a orientação do conceituado ‘mestre’ Landgraf), desde a utilização das pedras, que foram planejadas para ser colocadas de modo a não formar desenhos, mas sim distribuídas de maneira aleatória, simulando um ambiente mais natural, até a identificação dos espaços que receberiam luz ou sombra, pois cada planta tem  uma necessidade diferente de luz. 

Como o reitor tinha a intenção de utilizar grama sintética (esta foi programada apenas para os locais de sombra). Infelizmente o estudo não foi executado.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que

Meu Pequeno Evangelho

Meu Pequeno Evangelho Saudações pessoal, dando prosseguimento ao tema desenhos e quadrinhos, hoje gostaria de falar sobre o livro infantil “Meu Pequeno Evangelho”, lançado por Maurício de Souza (pela Editora Boa Nova ). O tio André do Cascão Nas 64 páginas da história, ilustrada por Mauricio e idealizada por Luis Hu Rivas e Ala Mitchell, ambos espíritas, a Turma da Mônica recebe a visita do tio do Cascão, André (cujo nome faz alusão a André Luiz, espírito autor de dezenas de obras psicografadas por  Chico Xavier ), que vai apresentando para as crianças conceitos do Evangelho que todos podem usar no dia a dia, independentemente de religião. Convite à reflexão Caridade, humildade, pureza, amor e perdão, são alguns dos conceitos abordados, que ganham uma reflexão filosófica durante a conversa dos personagens, e convidam o leitor a também refletir sobre os ensinamentos. Em Meu Pequeno Evangelho estão reunidos todos os ensinamentos de Jesus contidos no Evangelho Segundo o E

Doação de medula óssea

Doação de medula óssea Saudações galera, a postagem hoje foi sugestão da amiga virtual e poetiza Tatiana Moreira , e fala sobre uma atitude muito bacana: a doação de medula óssea, um gesto de amor que pode salvar vidas! O que é preciso para doar medula óssea? Para ser um doador, além da sua vontade, é preciso ter entre 18 a 55 anos e estar com boa saúde (diabéticos e hipertensos também podem doar) e não há peso mínimo como para os doadores de sangue . Apenas 5 ml de sangue Através de uma pequena amostra do seu sangue (5 ml) são realizados testes que determinam as características genéticas que são necessárias para a compatibilidade entre doador e paciente. Verificada a compatibilidade só aí o doador é convocado para fazer a doação. Como é feita a doação da medula óssea? Muitos imaginam que retiram toda nossa medula, mas na realidade é extraído menos de 10% (e ela recompõe-se rapidinho, em torno de 15 dias).  Há duas formas de coleta: pode-se retirá-la através de uma agulha inserida pr