Pular para o conteúdo principal

Paisagismo - HUAV

Paisagismo - HUAV

Havia preparado uma outra postagem para hoje, porém como 05 de junho comemora-se o dia ‘mundial do meio ambiente’, julguei que esta aqui cairia melhor, além se ser uma oportunidade para falar do segundo projeto de paisagismo que desenvolvi. 

Trata-se do pequeno jardim que elaborei em 2000 para a área externa entre os blocos três e quatro do Hospital Universitário Alzira Velano.

Solário

Pacientes e funcionários já utilizavam outro espaço do hospital para tomar “banhos de sol”, no entanto o local não era adequado (já que não fora planejado para tal fim), daí o professor Edson propôs a criação de um solário. 

A escolha do local levou em consideração a futura reforma e ampliação da UTI, que no projeto teria aberturas voltadas para este jardim.

Projeto de Paisagismo Hospital Alzira Velano

O estudo foi orientado pelo professor Paulo Landgraf, e como já citei na postagem ‘praça da igreja São Pedro’, a parte mais divertida do paisagismo foi a escolha das espécies a ser plantadas no local. 

Tudo foi cuidadosamente pensado, (sempre sob a orientação do conceituado ‘mestre’ Landgraf), desde a utilização das pedras, que foram planejadas para ser colocadas de modo a não formar desenhos, mas sim distribuídas de maneira aleatória, simulando um ambiente mais natural, até a identificação dos espaços que receberiam luz ou sombra, pois cada planta tem  uma necessidade diferente de luz. 

Como o reitor tinha a intenção de utilizar grama sintética (esta foi programada apenas para os locais de sombra). Infelizmente o estudo não foi executado.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação

Natal: mais do que uma data, um convite à renovação À medida que o Natal se aproxima, algo muda ao nosso redor. O ritmo das pessoas parece desacelerar, os gestos ficam mais suaves e há uma sensação quase palpável de expectativa no ar. É como se o coração humano começasse, pouco a pouco, a se abrir para algo maior. Muitas vezes, essa data acaba sendo associada apenas a símbolos populares (como um conhecido personagem de roupas vermelhas). Mas o verdadeiro significado do Natal vai muito além dessas imagens. A espera que atravessou séculos O Natal carrega, em sua essência, a ideia da espera. Uma espera antiga, profunda e cheia de esperança. Durante séculos, homens e mulheres alimentaram a expectativa pela chegada do Messias. Essa esperança está registrada nas páginas do Antigo Testamento, nos relatos de quem ansiava pela vinda daquele que traria luz, consolo e a restauração do Reino de Deus. Quando Jesus nasceu, não foi apenas um evento histórico. Para aqueles que compreenderam a gran...

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar?

Por que perdoar é tão essencial quanto respirar? Olá amigos, sejam bem vindos, hoje convido vocês para uma reflexão. Muitas vezes, quando ouvimos o conselho de Jesus, “ perdoar setenta vezes sete ”, parece um ideal distante, quase impossível de alcançar. Mas será que o perdão realmente é um gesto tão difícil, ou o que falta é compreendermos o seu verdadeiro significado? A Pontinha do Iceberg Quando vemos alguém agir com grosseria, crueldade ou indiferença, costumamos focar apenas na atitude em si. No entanto, o que enxergamos é só a superfície, a ponta do iceberg. Por trás de comportamentos agressivos e atitudes impensadas, frequentemente existem feridas antigas, dores mal resolvidas e ignorância emocional. Muitas dessas pessoas, sem perceber, tornam-se vítimas de si mesmas , presas a reações automáticas que acabam prejudicando a própria vida. E quando revidamos com raiva, acabamos alimentando o mesmo ciclo de sofrimento . O mal não se dissolve com mais maldade — ele se perpetua. O Per...

Dia Internacional dos Contadores de Histórias

Dia Internacional dos Contadores de Histórias Saudações amigos, a postagem hoje é simultânea com o blog Simplesmente Amor .  Love Song, Legião Urbana O lance é o seguinte: desde 1991 que almejo fazer uma HQ ao estilo de ‘ Love Song ’ (álbum V da Legião Urbana), mas por um motivo ou outro acabava adiando esta atividade, porém este ano o poema de uma amiga e poetiza reacendeu a inspiração.  Dia da Poesia Era para ter postado dia 20 (data em que celebra-se o Dia da Poesia) no entanto não havia finalizado as ilustrações.   Uma história medieval Então com argumento da amiga  Tatiana Moreira , (no Dia Internacional dos Contadores de Histórias) apresento... Uma história medieval : Referências A exemplo do colega César Rosolino , mostro aqui as imagens que usei como referência para ilustrar a HQ.  Lembrando que a utilização de referências fotográficas dá aos desenhos a sensação de precisão e detalhe, além de deixá-los mais interessantes.  Muit...