quinta-feira, 11 de março de 2010

Praça da igreja São Pedro

            Em 1994 desenvolvi meu primeiro projeto paisagístico e urbanístico: a praça da igreja São Pedro. Na ocasião ela ainda era considerada capela e pertencia a paróquia de Nª Sª Aparecida, que tinha a coordenação do Pe Homero.
            Como o objetivo era fazer um projeto cuja execução fosse economicamente viável, concebi canteiros com formas irregulares e abstratas (construídos com tijolos comuns, porém aparentes e assentados de maneira a formar um desenho agradável ao observador). Estes canteiros setorizariam os usos da praça. A metodologia usada para definição destas formas baseou-se na observação do uso que as pessoas faziam no local. Bancos comunitários foram projetados em concreto circundando todo o canteiro. Para o piso foi-se pensado no bloco intertravado, com o objetivo de melhor absorver as águas das chuvas.
            A parte mais divertida do trabalho foi a pesquisa das espécies a ser plantadas no local. No total foram 49 árvores distribuídas nos 1064,53 m² da praça, sendo 05 ipês roxo, 08 quaresmeiras, 13 ipês mirim e 23 hibiscos.
            O projeto foi desenvolvido ao nível de “cortesia” :D, no entanto não chegou a ser executado :( .Somente anos depois Gustavo Waldemilson elaborou um novo traçado para a praça. 
Praça da igreja São Pedro (1994)
Área do terreno: 1533,40 m²
Área da praça: 1064,53 m²
Projeto urbanístico e paisagístico: arquiteto Milton Kennedy Aquino

Já tem 1 comentário, uhuuuu!

Michele Santos disse...

Lembro desta igreja quando estudei aí em 94, nesta época ainda não havia a praça. Seu projeto ficou muito legal.

Related Posts with Thumbnails