Pular para o conteúdo principal

Uma capela para Unifenas

Uma capela para Unifenas

No final de 1997 o projeto solicitado pela reitoria da Unifenas foi o de uma capela para a universidade. 

O local seria utilizado por um grupo de jovens para suas reuniões, orações, e quando necessário a realização de pequenos cultos.

Padre Gustavo, que orientou o projeto, “sugeriu” que, se possível a edificação tivesse um formato com sete pontas, pois o número sete era citado na Bíblia. 

A idéia agradou-me, já que não queria projetar um templo convencional, com formato de cruz, nave central e naves laterais. 

Uma capela dedicada a todos

O objetivo era fazer um ambiente agradável e voltado mais à meditação, sem elementos que arremetessem a esta ou aquela crença religiosa.

Somente no início de 1998, tracei os primeiros esboços da capela. O formato escolhido foi o de uma estrela, onde cada uma das pontas seria uma nave. 

Espelhos d'água

Jardins e espelhos d’água se intercalavam a estas naves, que além da finalidade estética ajudariam a amenizar a temperatura. 

Grandes janelas em vidro temperado fariam a “ligação” entre ambientes externo e interno, e ainda garantiriam a luz natural. 

O altar ficaria ao centro, em um círculo. A cobertura metálica daria o arremate ao formato da estrela.

Capela Unifenas

Local escolhido permitia missas campais

O dimensionamento do espaço foi planejado de modo que a capela seria pequena, porém o local escolhido para sua construção (próximo à biblioteca universitária) permitiria a realização até de ‘missas campais’ no estacionamento (sem a necessidade de reformas ou ampliações futuras).

Cores e bem-estar

A definição das cores (um dos fascínios do reitor) mereceu cuidadosa atenção, uma vez que estas influem sobremaneira no estado psíquico e no bem-estar do indivíduo. 

As paredes receberiam pintura com cores em tons pastéis (o verde, por exemplo, que é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, já que provoca relaxamento e reduz a tensão. 

O azul que é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade).

Croqui

O estudo ficou apenas ao nível de croqui, pois a pedido da própria reitoria o projeto foi interrompido.

Encerro este post da capela com um pequeno trecho do livro Memórias do Padre Germano: “...tua casa, Senhor, é aquela em que o faminto e o sedento matam a fome e a sede, onde o desnudo acha abrigo, consolo o aflito, conselho eficaz o espírito; aí sim, está a tua verdadeira casa...” 

Ficha Técnica:

Capela (1998)
Área aproximada: 200,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Unifenas, campus Alfenas-MG

Comentários

  1. Olá Milton Kennedy, vendo todos seus projetos arquitetônicos fico até com orgulho de ser seu xará.
    Resolvi comentar para expressar uma opinião minha, penso eu que se esses seus projetos que deixam qualquer um de queixo caído tivessem sido realmente construídos na UNIFENAS/Alfenas a universidade teria muitas belezas arquitetônicas; pois, apesar das imensuráveis qualidades da UNIFENAS, não existe, além da pirâmide, nada mais que chame tanta atenção. Deixo como sugestão a construção de uma nova cantina em cima do bloco de direito, ja que a atual é muito pequena e não atende a demanda de alunos nos intervalos. Obrigado por ler meu comentário, desculpe-me se eu disse alguma besteira, e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, seu traço do projeto me lembrou o Niemeyer... mas como já conheço seu trabalho, conheço também seu talento. Parabéns meu chapa!

    Marcelo Santos
    www.exponent.com.br
    Exponenciando Talentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica

Prédio Multifamiliar - Maquete Eletrônica Cordiais saudações amigos, após um período sem postar retorno trazendo uma imagem da maquete eletrônica que elaborei para o arquiteto e amigo Anacleto Guidorizzi . Guaxupé MG Trata-se da fachada de um condomínio residencial multifamiliar para cidade de Guaxupé MG. Desde já agradeço os comentários, críticas e sugestões.  Saúde e paz a todos!

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu

Eduardo e Mônica

Eduardo e Mônica Saudações amigos, já repararam que toda música carrega sentimentos? E que cada mente interpreta e sente de uma maneira diferente a letra e a melodia. Desenho e Legião Urbana Eu adoro desenhar e principalmente ouvir música! E apesar de não cantar nada, nem tocar nenhum instrumento musical (na realidade sou desafinado até para bater palmas em festa de aniversário) gostaria de compartilhar com vocês um desenho que fiz inspirado em um trecho de uma canção da Legião Urbana . E quem irá dizer que não existe razão para as coisas feitas pelo coração Eduardo e Mônica é um dos inúmeros sucessos da banda, faz parte do álbum Dois , lançado em 1986, e narra a história de amor entre duas pessoas totalmente diferentes, mas que se envolvem e se esforçam para que a relação dê certo. Ouça no volume máximo Aqui no blog tem uma matéria muito bacana sobre o álbum Dois da Legião Urbana, com história e curiosidades que poucos conhecem.  Para conferir basta clicar em “ OUÇA NO VOLUME MÁXIMO ”