Pular para o conteúdo principal

Uma capela para Unifenas

Uma capela para Unifenas

No final de 1997 o projeto solicitado pela reitoria da Unifenas foi o de uma capela para a universidade. 

O local seria utilizado por um grupo de jovens para suas reuniões, orações, e quando necessário a realização de pequenos cultos.

Padre Gustavo, que orientou o projeto, “sugeriu” que, se possível a edificação tivesse um formato com sete pontas, pois o número sete era citado na Bíblia. 

A idéia agradou-me, já que não queria projetar um templo convencional, com formato de cruz, nave central e naves laterais. 

Uma capela dedicada a todos

O objetivo era fazer um ambiente agradável e voltado mais à meditação, sem elementos que arremetessem a esta ou aquela crença religiosa.

Somente no início de 1998, tracei os primeiros esboços da capela. O formato escolhido foi o de uma estrela, onde cada uma das pontas seria uma nave. 

Espelhos d'água

Jardins e espelhos d’água se intercalavam a estas naves, que além da finalidade estética ajudariam a amenizar a temperatura. 

Grandes janelas em vidro temperado fariam a “ligação” entre ambientes externo e interno, e ainda garantiriam a luz natural. 

O altar ficaria ao centro, em um círculo. A cobertura metálica daria o arremate ao formato da estrela.

Capela Unifenas

Local escolhido permitia missas campais

O dimensionamento do espaço foi planejado de modo que a capela seria pequena, porém o local escolhido para sua construção (próximo à biblioteca universitária) permitiria a realização até de ‘missas campais’ no estacionamento (sem a necessidade de reformas ou ampliações futuras).

Cores e bem-estar

A definição das cores (um dos fascínios do reitor) mereceu cuidadosa atenção, uma vez que estas influem sobremaneira no estado psíquico e no bem-estar do indivíduo. 

As paredes receberiam pintura com cores em tons pastéis (o verde, por exemplo, que é indicado para ambientes em que se priorize a serenidade e o equilíbrio, já que provoca relaxamento e reduz a tensão. 

O azul que é aconchegante, convidativo e exprime ao mesmo tempo amplitude e profundidade).

Croqui

O estudo ficou apenas ao nível de croqui, pois a pedido da própria reitoria o projeto foi interrompido.

Encerro este post da capela com um pequeno trecho do livro Memórias do Padre Germano: “...tua casa, Senhor, é aquela em que o faminto e o sedento matam a fome e a sede, onde o desnudo acha abrigo, consolo o aflito, conselho eficaz o espírito; aí sim, está a tua verdadeira casa...” 

Ficha Técnica:

Capela (1998)
Área aproximada: 200,00 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Local: Unifenas, campus Alfenas-MG

Comentários

  1. Olá Milton Kennedy, vendo todos seus projetos arquitetônicos fico até com orgulho de ser seu xará.
    Resolvi comentar para expressar uma opinião minha, penso eu que se esses seus projetos que deixam qualquer um de queixo caído tivessem sido realmente construídos na UNIFENAS/Alfenas a universidade teria muitas belezas arquitetônicas; pois, apesar das imensuráveis qualidades da UNIFENAS, não existe, além da pirâmide, nada mais que chame tanta atenção. Deixo como sugestão a construção de uma nova cantina em cima do bloco de direito, ja que a atual é muito pequena e não atende a demanda de alunos nos intervalos. Obrigado por ler meu comentário, desculpe-me se eu disse alguma besteira, e parabéns pelo seu trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Olá Milton, seu traço do projeto me lembrou o Niemeyer... mas como já conheço seu trabalho, conheço também seu talento. Parabéns meu chapa!

    Marcelo Santos
    www.exponent.com.br
    Exponenciando Talentos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Como vencer a procrastinação nos estudos

Como vencer a procrastinação nos estudos Você senta para estudar, abre o caderno, ajeita a caneta... e só vai dar uma olhadinha no Instagram. Quando percebe, já está vendo vídeos de gatinhos, receitas que jamais vai fazer e até dancinhas que já decorou sem querer. Reconhece esse roteiro? Procrastinar nos estudos é algo que a maioria das pessoas enfrentam — e as redes sociais são verdadeiros vilões disfarçados de passatempo inocente. Mas calma ! Não precisa deletar tudo ou virar um monge offline. Com algumas estratégias simples, dá para equilibrar os estudos e as rolagens infinitas. Crie um espaço sem notificações Reserve horários específicos para estudar e, nesse tempo, silencie notificações. Vale colocar o celular no modo “Não Perturbe”, pois a ideia é simples: se o celular não chamar sua atenção o tempo todo, seu cérebro consegue relaxar e focar melhor. Dica extra : deixe o celular fora do alcance físico. Tipo, em outro cômodo da casa. Parece bobo, mas funciona de verdade. Transfor...

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos...