Pular para o conteúdo principal

Capela e Lanchonete (HUAV)

Capela e Lanchonete (HUAV)

Acontecia algumas vezes do professor Edson chegar ao departamento de obras com algum recorte de revista, ou foto de uma obra arquitetônica que ele tinha visto em suas viagens, e pedir para que eu desenvolvesse algo semelhante. 

O projeto que descreverei a seguir é um exemplo.

Capela

Havia a necessidade de se construir uma capela para o Hospital Universitário Alzira Velano, visto que era utilizada uma sala de pequenas dimensões para tal fim. 

A idéia era construí-la fora do corpo do hospital, porém próxima a sua entrada. 

Como o local escolhido ficava perto da lanchonete de madeira existente, decidiu-se fazer uma obra que abrangesse as duas coisas.  

Planta baixa Capela e Lanchonete Hospital Alzira Velano

Fascínio pelas cores

Então em janeiro de 1999, o reitor trouxe uma foto de um vitral colorido em uma parede arredondada para que usássemos a idéia no projeto da capela. 

As cores sempre fascinaram o professor Edson, basta dar uma olhada nas obras da universidade! Ele fazia questão de escolher cuidadosamente cada uma delas.

A intenção era fazer uma capela pequena, mais propícia à meditação, um ambiente de oração, no entanto haveria área para realização de pequenos cultos. 

Vitrais coloridos

Os vitrais foram estrategicamente planejados para a fachada oeste, o que proporcionaria um belo jogo de luzes ao entardecer, além de ser o lado que seria visto de toda a entrada e rua que dá acesso ao hospital.

Projeto Capela Hospital Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Lanchonete com pé direito duplo

Já a lanchonete, por estar situada em um local que permitia uma bonita vista para uma mata nativa e para o bairro Jardim Aeroporto, seria demolida dando lugar a algo um pouco maior. 

Planejei-a mais comprida, com um grande painel de vidro (tirando partido da vista) e com o pé-direito elevado (já pensando numa futura ampliação através de um mezanino).

A obra toda (incluindo banheiros públicos) teria aproximadamente 280,00 m², e todos projetos complementares foram realizados (estrutural, hidráulico, elétrico, etc), entretanto ela não foi executada.

A exemplo da postagem da Capela da Unifenas encerro com um pequeno trecho do livro ‘Memórias do Padre Germano’: 

“Tu não queres templos de pedra, porque tens um templo na consciência humana!”.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano 1997 realmente foi o ano da ‘alvenaria estrutural’ na universidade.  Neste mesmo ano, além das três grandes obras já mencionadas, projetei todo o bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano . 1.630,32 m² divididos em três pavimentos. Lavanderia no primeiro momento Inicialmente, no primeiro pavimento, o projeto foi desenvolvido para instalação da lavanderia hospitalar (inclusive ‘estruturalmente’), porém como a reitoria optou por construí-la em outro local, novos estudos e projetos foram elaborados para este pavimento.  Hidroterapia Definiu-se que naquele piso seria construída a hidroterapia do curso de fisioterapia, com uma piscina de 28,00 m², (acima do solo) equipada com elevador para o acesso de PPNEs, vestiários, área para atividades, laboratórios e salas de aulas. Farmácia Hospitalar O segundo pavimento foi projetado para abrigar a farmácia hospitalar e o almoxarifado, em uma área de 444,00 m².  ...

Feliz Ano Novo

 Feliz Ano Novo “Ano Novo chegando e você se [replicando]: De novo, eu não fui para academia. De novo, não comecei um curso de línguas estrangeiras. De novo, eu não perdi peso. E você já começa o ano se acusando de novo! Que tal esse ano você não começar mais se acusando? Que tal você fazer primeiro uma lista de: De novo, este ano você conseguiu mais uma vez uma vida digna.  Trabalhou, deu o seu melhor, educou seus filhos, levou comida para casa... De novo, você suportou o emprego, as vezes difícil, pessoas tóxicas. De novo, você tem feito tudo para manter a família unida, apesar de alguns parentes bem complicadinhos. De novo, você tem feito coisas incríveis! E talvez porque você fique só vendo (de novo) o que não conseguiu, ou seja, não se perdoando pelo que você não conseguiu, não tenha energia para fazer isso. Então em vez de começar um Ano Novo com a lista do que você ainda não fez, comece com a lista do que você faz todo ano, e que é incrível, que ...