Pular para o conteúdo principal

Capela e Lanchonete (HUAV)

Capela e Lanchonete (HUAV)

Acontecia algumas vezes do professor Edson chegar ao departamento de obras com algum recorte de revista, ou foto de uma obra arquitetônica que ele tinha visto em suas viagens, e pedir para que eu desenvolvesse algo semelhante. 

O projeto que descreverei a seguir é um exemplo.

Capela

Havia a necessidade de se construir uma capela para o Hospital Universitário Alzira Velano, visto que era utilizada uma sala de pequenas dimensões para tal fim. 

A idéia era construí-la fora do corpo do hospital, porém próxima a sua entrada. 

Como o local escolhido ficava perto da lanchonete de madeira existente, decidiu-se fazer uma obra que abrangesse as duas coisas.  

Planta baixa Capela e Lanchonete Hospital Alzira Velano

Fascínio pelas cores

Então em janeiro de 1999, o reitor trouxe uma foto de um vitral colorido em uma parede arredondada para que usássemos a idéia no projeto da capela. 

As cores sempre fascinaram o professor Edson, basta dar uma olhada nas obras da universidade! Ele fazia questão de escolher cuidadosamente cada uma delas.

A intenção era fazer uma capela pequena, mais propícia à meditação, um ambiente de oração, no entanto haveria área para realização de pequenos cultos. 

Vitrais coloridos

Os vitrais foram estrategicamente planejados para a fachada oeste, o que proporcionaria um belo jogo de luzes ao entardecer, além de ser o lado que seria visto de toda a entrada e rua que dá acesso ao hospital.

Projeto Capela Hospital Alzira Velano Unifenas - Milton Kennedy

Lanchonete com pé direito duplo

Já a lanchonete, por estar situada em um local que permitia uma bonita vista para uma mata nativa e para o bairro Jardim Aeroporto, seria demolida dando lugar a algo um pouco maior. 

Planejei-a mais comprida, com um grande painel de vidro (tirando partido da vista) e com o pé-direito elevado (já pensando numa futura ampliação através de um mezanino).

A obra toda (incluindo banheiros públicos) teria aproximadamente 280,00 m², e todos projetos complementares foram realizados (estrutural, hidráulico, elétrico, etc), entretanto ela não foi executada.

A exemplo da postagem da Capela da Unifenas encerro com um pequeno trecho do livro ‘Memórias do Padre Germano’: 

“Tu não queres templos de pedra, porque tens um templo na consciência humana!”.

Comentários

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi

Praça – Monte Santo de Minas MG

Praça – Monte Santo de Minas MG Encerrando o apontamento dos trabalhos arquitetônicos que realizei em 2010 apresento o projeto que elaborei (pela Santos e Aleixo Engenharia ) de uma praça para a prefeitura municipal de Monte Santo de Minas. Áreas livres sem muitos equipamentos Busquei compor o espaço com materiais simples e, sobretudo econômicos, deixando áreas livres sem muitos equipamentos, de modo a propiciar uma maior convivência e recreação aos usuários. Blocos intertravados e tijolos aparente Idealizei o piso em blocos intertravados, pois este material, além da facilidade de remoção e reconstrução (caso necessário), tem o custo barato, oferece conforto, segurança e fácil escoamento das águas.  Já os canteiros foram planejados em tijolos aparente, para deixar o local mais aconchegante. É isso aí pessoal, espero que tenham apreciado o trabalho, pois eu curti muuuiito fazê-lo.  Em próximas postagens trarei projetos que realizei em 2011.  Grande abraço e mu