Pular para o conteúdo principal

Dia do Esperanto

Dia do Esperanto

Hoje o post é em homenagem ao "Dia do Esperanto". 

Em junho de 2008, a cidade de Alfenas teve a honra de sediar o IV Encontro de Esperanto do sul de Minas, que esteve sob a coordenação do professor Arnaldo Simões

história em quadrinhos sobre o Esperanto

História em quadrinhos sobre o Esperanto

Na época, entre as diversas idéias que tínhamos para o encontro, uma delas foi a criação de uma história em quadrinhos sobre este idioma universal. 

O texto foi escrito pelo professor Arnaldo, e eu bolei todos os desenhos.
história em quadrinhos sobre o Esperanto
História em quadrinhos Esperanto

A HQ foi totalmente desenhada e arte-finalizada à lápis, não utilizei nenhum tipo de tinta. Somente depois de digitalizada é que adicionei alguns degrades. 

História em quadrinhos Esperanto
História em quadrinhos Esperanto

História em quadrinhos Esperanto
história em quadrinhos sobre Esperanto

Curiosidade

Uma curiosidade sobre ela é que retratei meus filhos nos dois personagens principais, rsrsrsrsrs. 

Cordial abraço a todos.

Comentários

  1. Você está de parabéns por excelente trabalho. O Esperanto está carente e muito de BH, você com seu trabalho está preenchendo essa brecha. Espero que vc produza mais BH em Esperanto. Se lhe for possível gostariamos muito de receber um exemplo dessa BH, pois desejamos usá-lo no nosso TCC, somos concluinte do Curso de Pedagogia na UNIR - Fundação Universidade Federal de Rondônia, Campus Universitário de Guajará-Mirim/RO. Estamos no 8º e último período do curso. A nossa conclusão será agora em dezembro. A nossa formatura está prevista para março ou abril de 2012 devido as greves ocorrida desde 20 de setembro a segunda semana de outubro último. A nossa defesa que estava prevista para 15/12 próximo agora foi adiada para 16/03/2012 pelo mesmo motivo, greve. O tema do nosso TCC é "O Esperanto e a práxis pedagógica: o processo comunicativo no contexto intercultural", apesar dos preconceitos que estamos enfrentando, estamos perto de concluir o nosso TCC. Esse ano será o último que é permitido a defesa de monografia em dupla até quarteto, já apartir de 2012 só será individual.
    Estamos necessitando de material didático de Curso de Esperanto para concluir o nosso TCC. Desde já agrademos toda colaboração. ela será bem vinda, com toda certeza. Qualquer ajuda poderá ser enviada por emeio: esperantistadero@hotmail.com ou souaaps@bol.com.br.
    Em agradecimento pelas possíveis colaboraçãoao nosso TCC enviarei por emeio cópia do mesmo, tão logo esteja concluído e aprovado pela banca examinadora.
    Samideanajn salutojn,

    Jorge Luiz - Esperantista de RO

    ResponderExcluir
  2. olá sr Milton, ainda consigo um exemplar desta revista?

    ResponderExcluir
  3. Saudações amigo (pena que não se identificou)... os exemplares já esgotaram... mas você pode imprimir as páginas que estão aqui no blog.
    Cordial abraço.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Encapando uma prancheta

Encapando uma prancheta Olá galera, hoje a postagem é inspirada num trabalho da artista e amiga Mari Rodrigues ( clique aqui para conhecer), onde ela ensina a encapar uma prancheta com tecido.  Recortes de revistas em quadrinhos Só que aqui usei recortes de revistas em quadrinhos (lembrando que não sou artesão, isto foi apenas uma divertida tentativa). Material Vamos lá: o material é bem barato, você vai precisar de cola (pode ser escolar), pincel ou rolinho para aplicar a cola, tesoura, revista de quadrinhos, verniz acrílico para acabamento e (é claro) a prancheta, rsrsrs.  O ideal é escolher um modelo em que seja possível retirar a parte metálica (não foi o meu caso). Como fazer Daí é só aplicar a cola na prancheta e ir colando os recortes dos quadrinhos. Após a colagem das imagens (espere secar), pode-se usar uma caneta piloto para definir o contorno dos quadrinhos. Só alegria Depois de tudo seco, para impermeabilizar e dar um acabamento aplique uma fina cam...

Pinga ni mim

Pinga ni mim Olá amigos, hoje apresento um divertido rótulo de cachaça que bolei para os acadêmicos do curso de administração da Unifenas  (a concepção do desenho partiu dos próprios alunos).  Detalhe: o nome da bebida é autoexplicativo, rsrsrsrs.

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória

Biblioteca Universitária – Plataforma elevatória O primeiro projeto que desenvolvi para a Unifenas foi a nova Biblioteca Universitária ( relembre clicando aqui ) Na época elaborei também um estudo para instalação de uma rampa destinada às pessoas portadoras de necessidades especiais. Porém ela não chegou a ser executada.  Posteriormente em 2006 refiz o planejamento para instalação desta rampa (imagem abaixo). Plataforma Elevatória Nesta mesma ocasião esbocei ainda um estudo para construção de uma plataforma elevatória de uso restrito as PPNEs (pessoa portadora de necessidades especiais) A direção da universidade optou então pela realização da segunda proposta, que só foi construída tempos depois. É pertinente informar que, toda plataforma para elevação vertical de acesso público com percurso superior a 2,00 metros, obrigatoriamente deve possuir caixa enclausurada.