Pular para o conteúdo principal

Pirâmide de vidro

Pirâmide de vidro

Como havia dito num dos post anteriores, o departamento de obras era um dos setores da universidade em que o Prof. Edson Velano gostava de ir. 

Em 1994 ele sentou à prancheta dizendo que queria uma edificação diferente para a ‘central de informações’. 

Rabiscou uma pirâmide e deixou claro que a intenção não era mística, mas sim chamar a atenção de quem chegasse à universidade. 

Pirâmide de vidro Unifenas

Da pesquisa da fórmula da pirâmide aos materiais

Concebida a forma arquitetônica passei a pesquisar a fórmula para construção da pirâmide.

Definidas as dimensões da pirâmide, projetei-a em estrutura metálica, que foi produzida na serralheria da própria instituição. 

Para o fechamento havia algumas opções, desde telhas metálicas até cerâmicas. 

Projeto da pirâmide de vidro

Elaborei também todo o projeto de detalhamento das aberturas (portas e janelas). E após diversos estudos e ante-projetos optamos pela vedação em vidro. 

Por questão de segurança foi utilizado o laminado refletivo, na cor azul, que foi ‘colado’ na estrutura.

Pirâmide de vidro Unifenas

Ficha Técnica:

Centro de Informações – Pirâmide (1994)
Área total: 73,96 m²
Projeto arquitetônico: arquiteto Milton Kennedy Aquino
Estrutura metálica: produzida na própria universidade
Fornecimento e montagem dos vidros: Vidralfenas

Comentários

  1. Milton
    Preciso falar com você.
    Por favor me envie seu e-mail. Preciso que me ajude na idéia de uma edificação.
    Muito grata.
    Fico esperando o seu breve contato.
    Monica
    orionis10@bol.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adoreeiii seu blog! mto interessante e com assuntos diferenciados e talz... o q mais me chamou atençao foi a piramide.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Lixo no hospital

Lixo no hospital Em uma visita à hospitais você já percebeu que existem sacos de lixo brancos e pretos?  Tem idéia para que serve um ou outro? Sabe qual lixo vai para qual saco?  Já imaginou o risco da colocação de objetos cortantes em sacos?  História em quadrinhos Pensando nestas questões e em outros fatores a Dra Luísa Patrícia, chefe da Comissão Contra Infecção Hospitalar (CCIH) pediu-me, em março de 2002 , que fizesse uma história em quadrinhos ensinando a maneira correta do manuseio do lixo em hospitais. Campanha de Conscientização A revista fez parte de uma campanha realizada no hospital universitário Alzira Velano , e eu tive toda liberdade para elaborar e desenhar a HQ. Nas imagens desta postagem mostro a primeira página e a capa desta importante publicação. Nota : o propósito deste modesto blog é a divulgação dos trabalhos que já desenvolvi, se esta postagem foi útil deixe um comentário. Caso não tenha atendido suas expectativas escreva assi...

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano

Bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano 1997 realmente foi o ano da ‘alvenaria estrutural’ na universidade.  Neste mesmo ano, além das três grandes obras já mencionadas, projetei todo o bloco 5 do Hospital Universitário Alzira Velano . 1.630,32 m² divididos em três pavimentos. Lavanderia no primeiro momento Inicialmente, no primeiro pavimento, o projeto foi desenvolvido para instalação da lavanderia hospitalar (inclusive ‘estruturalmente’), porém como a reitoria optou por construí-la em outro local, novos estudos e projetos foram elaborados para este pavimento.  Hidroterapia Definiu-se que naquele piso seria construída a hidroterapia do curso de fisioterapia, com uma piscina de 28,00 m², (acima do solo) equipada com elevador para o acesso de PPNEs, vestiários, área para atividades, laboratórios e salas de aulas. Farmácia Hospitalar O segundo pavimento foi projetado para abrigar a farmácia hospitalar e o almoxarifado, em uma área de 444,00 m².  ...

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br...