Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #8

AutoCADicas #8

Hoje no segmento AutoCADicas vamos aprender um truque muito útil para quem usa preferencialmente o teclado. 

Agilizando o Zoom

A dica é da arquiteta e amiga Luciana Klein, e o objetivo é agilizar o comando zoom.


Dicas e truques do AutoCAD

Comando zoom

Pelo teclado para acionar o zoom basta digitar z e enter; se for dado mais um enter temos o zoom realtime, porém isto pode melhorar. O macete é a criação de um lisp (*) assim:


(Defun c:zz ()
(command "zoom" "" "")
(princ )
)

Desta forma, ao digitar zz e enter, temos o zoom realtime.

Mas há outras opções de atalhos que podem ser adicionadas, tipo:

(defun c:zp ()
(command "zoom" "p")
(princ)
)
(defun c:ze ()
(command "zoom" "e")
(princ)
)
(defun c:za ()
(command "zoom" "a")
(princ)
) 

Arquivo acad.lsp

Essas linhas devem ser adicionadas ao arquivo acad.lsp na pasta support do Autocad, (em alguns casos, dependendo da versão do CAD, este arquivo pode estar com outros nomes, por exemplo acad2002.lsp, acad2002doc.lsp, acad2004.lsp e acad2004doc.lsp).

Feito isso vá em Options - System e marque a opção para carregar o arquivo acad.lsp a cada arquivo aberto (Load acad.lsp with every drawing). 

Digite ap, dê enter, selecione o acad.lsp, clique em load e pronto, aí é só alegria!

Lembrando que a partir do AutoCAD 2005 existe o zoom object, então caso queira pode-se adicionar mais esse comando abaixo:

(defun c:zo()
(command "zoom" "o")
(princ)
)

(Crédito da dica: LucianaKlein http://www.cadklein.com)

(*) Lisp, Rotinas ou ainda AutoLisp são códigos de programação que facilitam bastante o trabalho no AutoCAD. Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Comentários

  1. Mazáaaa
    Muito legal, meu amigo!

    Tu não curte o Studio max tbm?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton. Boa dica!
    Passando para te deixar um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, achei interessante as dicas, mas sua amiga aqui pouco entende dessas coisas, mas é sempre tempo de aprender,né mesmo?
    Brigadinha pelo carinho no Rabiscos.

    Um beijo no teu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milton. Vim retribuir sua visita e comentário... e estou gostando muito do seu blog. Vou voltar, com certeza, muitas vezes.
    Meu marido é nascido em Guaxupé; é perto de sua cidade, não é?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá querido,sua visita é uma honra.
    Te deixo um beijinho e uma boa tarde.

    ResponderExcluir


  6. AutoCAD!

    Nunca gostei deste software,
    é pesado demais...
    Já tem outros, mais leves, mais "parecidos"
    com o CorelDRAW, voltados para a Arquitetura, não tem?!

    Vou inventar um... "ArquitetonhoDRAW"!
    Ah! ah! ah!

    Quando trabalhava com arquitetura,
    preparava os trabalhados, na mão,
    "mastigadinho", depois passava pro "cadista".

    Hoje não quero nem chegar perto de um.

    Faço todos estes efeitos dos meu desenhos, no Corel.

    I♥Corel!

    Abraço-tchê!

    :o)

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas vão me ajudar muito porque vou começar a fazer maquete eletrônica. :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Milton conheci hoje seu blog, amei seus trabalhos...e que dicas boas pra quem usa auto cad, muito legal.Já estou estacionando por aqui. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Milton,muito legais suas dicas!É bom repassar aquilo que aprendemos!Bjs e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  10. Hein, brigo direto com o AutoCad, mas não tenho curso, e muitas vezes preciso fazer chover por aqui, então agradeço as dicas.

    Já precisei entrar no fórum da Luciana antigamente para pedir umas dicas, local muito profissional este, recomendo!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Memórias de um suicida

Memórias de um suicida Saudações amigos, hoje apresento uma rápida ilustração que fiz inspirada em um livro que terminei de ler há poucos dias, “Memórias de um suicida”, uma obra escrita em linguagem culta e rebuscada, com narrativas fortes, porém esperançosas. Camilo Castelo Branco Neste livro, o renomado escritor português, Camilo Castelo Branco, descreve à médium Yvonne Pereira, com detalhes impressionantes, sua dolorosa experiência após a desencarnação pelo suicídio. Leitura envolvente e emocionante Apesar do tamanho da obra (são mais de 500 páginas) a leitura é envolvente e emocionante.  O autor espiritual além de descrever as consequências do suicídio, narra ainda os trabalhos de socorro aos desencarnados, o planejamento da reencarnação nas colônias, a educação no plano espiritual, enfim a misericórdia de Deus para com os suicidas. Convite a vida Um livro que é um convite à vida e à luta contra esse mal tão comum.  E a  exemplo da postagem ( Voltou, mas esq...

Projeto residencial - Maquete eletrônica

Projeto residencial - Maquete eletrônica Olá amigos, bem vindos a agosto, que este mês traga-nos excelentes oportunidades e agradáveis surpresas!  Projeto em parceria Na postagem de hoje apresento duas imagens de outro trabalho realizado em parceria com o escritório do arquiteto Natanael Ribeiro .  Pé direito alto Desta vez trata-se do projeto de uma acolhedora casa térrea, com sala de pé direito alto, 3 suítes e cozinha integrada com a varanda gourmet. Fanpage Sketchp Texture Fiquei muito feliz, pois mais este trabalho foi compartilhado na fanpage do Sketchup Texture . Quem quiser conferir e curtir a imagem no Face basta clicar no link: Fanpage Sketchup Texture . Agradeço desde já os comentários, críticas e sugestões. Saúde, trabalho e paz a todos.

Maria Reciclona

Maria Reciclona Yeah, hoje apresento um desenho que foi muito divertido fazer: a versão cartoon (animado) da Maria Reciclona , uma personagem que faz parte de um blog que tem uma proposta muito bacana em favor do nosso planeta. Mazza Pena, paixão pela reciclagem O blog foi criado pela publicitária mineira, Mazza Pena, uma apaixonada por reciclagem que acredita que a educação ambiental inicia-se no ambiente doméstico.  Simples e didática Sendo assim, ela mostra de forma didática e muito simples, como reaproveitar o lixo doméstico, transformando-o em peças utilitárias, e encontrando em cada embalagem ou objeto, uma possibilidade de transformação. E você, gosta de reciclar? Se você gosta de reciclar, reaproveitar e reutilizar materiais usados, vai adorar as idéias da Maria Reciclona. Dê uma passadinha lá, o endereço é http://mariareciclona.blogspot.com.br E aí, gostou do cartoon animado? Já pensou em presentear um amigo com uma caricatura personalizada em estilo ca...