Pular para o conteúdo principal

AutoCADicas #8

AutoCADicas #8

Hoje no segmento AutoCADicas vamos aprender um truque muito útil para quem usa preferencialmente o teclado. 

Agilizando o Zoom

A dica é da arquiteta e amiga Luciana Klein, e o objetivo é agilizar o comando zoom.


Dicas e truques do AutoCAD

Comando zoom

Pelo teclado para acionar o zoom basta digitar z e enter; se for dado mais um enter temos o zoom realtime, porém isto pode melhorar. O macete é a criação de um lisp (*) assim:


(Defun c:zz ()
(command "zoom" "" "")
(princ )
)

Desta forma, ao digitar zz e enter, temos o zoom realtime.

Mas há outras opções de atalhos que podem ser adicionadas, tipo:

(defun c:zp ()
(command "zoom" "p")
(princ)
)
(defun c:ze ()
(command "zoom" "e")
(princ)
)
(defun c:za ()
(command "zoom" "a")
(princ)
) 

Arquivo acad.lsp

Essas linhas devem ser adicionadas ao arquivo acad.lsp na pasta support do Autocad, (em alguns casos, dependendo da versão do CAD, este arquivo pode estar com outros nomes, por exemplo acad2002.lsp, acad2002doc.lsp, acad2004.lsp e acad2004doc.lsp).

Feito isso vá em Options - System e marque a opção para carregar o arquivo acad.lsp a cada arquivo aberto (Load acad.lsp with every drawing). 

Digite ap, dê enter, selecione o acad.lsp, clique em load e pronto, aí é só alegria!

Lembrando que a partir do AutoCAD 2005 existe o zoom object, então caso queira pode-se adicionar mais esse comando abaixo:

(defun c:zo()
(command "zoom" "o")
(princ)
)

(Crédito da dica: LucianaKlein http://www.cadklein.com)

(*) Lisp, Rotinas ou ainda AutoLisp são códigos de programação que facilitam bastante o trabalho no AutoCAD. Basicamente uma lisp resume várias ações em um único comando.

Comentários

  1. Mazáaaa
    Muito legal, meu amigo!

    Tu não curte o Studio max tbm?

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi Milton. Boa dica!
    Passando para te deixar um beijinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi Milton, achei interessante as dicas, mas sua amiga aqui pouco entende dessas coisas, mas é sempre tempo de aprender,né mesmo?
    Brigadinha pelo carinho no Rabiscos.

    Um beijo no teu coração.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Milton. Vim retribuir sua visita e comentário... e estou gostando muito do seu blog. Vou voltar, com certeza, muitas vezes.
    Meu marido é nascido em Guaxupé; é perto de sua cidade, não é?
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  5. Olá querido,sua visita é uma honra.
    Te deixo um beijinho e uma boa tarde.

    ResponderExcluir


  6. AutoCAD!

    Nunca gostei deste software,
    é pesado demais...
    Já tem outros, mais leves, mais "parecidos"
    com o CorelDRAW, voltados para a Arquitetura, não tem?!

    Vou inventar um... "ArquitetonhoDRAW"!
    Ah! ah! ah!

    Quando trabalhava com arquitetura,
    preparava os trabalhados, na mão,
    "mastigadinho", depois passava pro "cadista".

    Hoje não quero nem chegar perto de um.

    Faço todos estes efeitos dos meu desenhos, no Corel.

    I♥Corel!

    Abraço-tchê!

    :o)

    ResponderExcluir
  7. Essas dicas vão me ajudar muito porque vou começar a fazer maquete eletrônica. :D

    ResponderExcluir
  8. Oi Milton conheci hoje seu blog, amei seus trabalhos...e que dicas boas pra quem usa auto cad, muito legal.Já estou estacionando por aqui. Um grande abraço

    ResponderExcluir
  9. Milton,muito legais suas dicas!É bom repassar aquilo que aprendemos!Bjs e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  10. Hein, brigo direto com o AutoCad, mas não tenho curso, e muitas vezes preciso fazer chover por aqui, então agradeço as dicas.

    Já precisei entrar no fórum da Luciana antigamente para pedir umas dicas, local muito profissional este, recomendo!

    Abraços renovados!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Projeto de casas pequenas

Projeto de casas pequenas Hoje apresento dois projetos de casas pequenas que elaborei em 2012 (ainda pela S.A. Engenharia). No primeiro, o proprietário desejava construir em um lote relativamente estreito e com um acentuado declive, duas casas para locação. Entradas independentes Procurei elaborar o projeto de modo que quem olhasse de frente tivesse a impressão de que se trata apenas de uma casa térrea, quando na realidade são duas com entradas independentes. Pequena e aconchegante Os ambientes são pequenos, porém bem aconchegantes, afinal o verdadeiro conforto dispensa salas e quartos enormes (e o uso das cores contribuiu bastante para deixá-los agradáveis). Distribuição inteligente da planta Já o segundo projeto, em um terreno de 5 x 30 m foi possível colocar (com uma boa distribuição da planta) um sobrado com 3 quartos (sendo uma suíte com closet), copa cozinha, sala de estar, lavabo, ampla área de ventilação, garagem e um considerável quintal para o futuro morador br

Laboratórios de informática

Laboratórios de informática Elaborei os primeiros estudos para instalação dos laboratórios de informática no bloco 20 da Unifenas , em 2001 .  Anteriormente este prédio pertencia ao extinto curso de Arquitetura e Urbanismo , e para esta adequação foram utilizadas duas grandes salas de aula.  È bom ressaltar que o bloco da Arquitetura possuía as maiores salas devido ao uso das pranchetas para desenho (1,20 x 1,00). Equipamentos modernos O reitor, professor Edson, consciente das exigências dos tempos atuais, além da aquisição de computadores de última geração, investiu ainda, em materiais de primeira qualidade para execução da obra.  Ergonomia dos mobiliários Também foram desenvolvidos desenhos específicos dos mobiliários, o que ofereceu mais conforto e modernidade aos acadêmicos; além da criação de sanitários exclusivos para estes laboratórios.   Antes da definição final da planta foram produzidos diversos estudos. E assim ocorria com as demais obras da universidade, sempre eram concebi

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas

Antiga Estação Ferroviária de Alfenas Saudações amigos, já mencionei em uma outra postagem que uma das formas que encontrei de manter viva a memória de Alfenas foi através da criação de maquetes eletrônicas de antigos casarões da cidade.  E hoje, de modo especial, gostaria de apresentar a imagem que elaborei da antiga Estação Ferroviária de Alfenas. Breve histórico Inaugurada em 1928 a “Estação” prosseguiu operando até 1963 quando o trecho férreo foi extinto; e em meados dos anos setenta esta imponente edificação foi demolida restando somente o armazém que ficava ao seu lado, onde hoje funciona a Casa da Cultura, na atual Praça Amália Engel. Lembranças da infância Devido à escassez e a pouca qualidade das fotos da época, sem a pretensão de ser uma cópia fiel, a imagem que elaborei foi baseada mais em lembranças de minha infância (das poucas vezes em que pude brincar nas ruínas desta histórica construção) do que em pesquisas com metodologias. Viagem no tempo Faço votos que