Pular para o conteúdo principal

Dia do Esperanto

Dia do Esperanto

Hoje, 15 de dezembro, celebra-se o Dia do Esperanto, uma língua planejada e de fácil aprendizagem criada pelo médico Zamenhof. 

Não veio substituir outros idiomas

Ao contrário do que alguns supõem o Esperanto não tem a intenção de substituir outros idiomas, seu escopo primordial é servir de meio de comunicação entre pessoas que falam idiomas diferentes. 

Ele é muito utilizado em viagens, correspondências, internet, intercâmbio cultural, convenções, literatura, entre outros.

Cartazes

E para homenagear esta data apresento alguns cartazes (fotomontagens) que elaborei com depoimentos de falantes e simpatizantes desta língua universal. 

Sinta-se a vontade para baixá-los e utilizar em seu grupo ou associação Esperantista.

Julio Verne e o Esperanto
John Ronald Reuel Tolkien e o Esperanto
Os Papas e o Esperanto
Humberto Eco e o Esperanto
Baden Powell e o Esperanto
Reinhard Selten e o Esperanto
Leon Tolstoi e o Esperanto

Quer aprender Esperanto?

Ficou interessado? Quer aprender Esperanto também? Pois o professor Arnaldo Simões está com um ótimo curso por correspondência. 

Maiores informações podem ser vistas clicando no link Curso àdistância de Esperanto ou ainda pelo email simoes_arnaldo77@yahoo.com.br

Fonte de pesquisa para composição do texto:
http://www.tudotemaqui.com


Comentários

  1. Show!!! Parabéns pela postagem, amigão! Muito bacana.

    Muita paz e grande abraço.

    ResponderExcluir
  2. Não sabia que tantas pessoas(tão diferentes entre si)apoiassem o esperanto.Vc ajuda com sua publicação a não deixar que essa idéia tão nobre caia no esquecimento.
    Parabéns!
    Berzé

    ResponderExcluir
  3. Gratulon por la disvastigado!
    Belega verko!
    Feliĉan Tagon de Esperanto!

    Amike:
    Pietro

    ResponderExcluir
  4. Gratulon Milton!

    La disvastigado estas mirinda!
    Amike vin salutas el Pouso Alegre.

    Pietro

    ResponderExcluir
  5. Feliz Ano novo pra vc... Milton e que Deus te ilumine sempre

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Fique mais um pouco! Veja também:

Entender Conversando

Entender Conversando

Mestre Brasil

Mestre Brasil Em meados dos anos 80 o amigo Jamar criou o “Capitão Brasil”. No mundo dos quadrinhos este herói surgiu numa época em que o país passava por uma crise, e sua história mudou toda uma era.  Sempre achei este personagem carismático e meu desejo era fazer algo parecido. Herói capoeirista e negro Então em  1996 , inspirado na criação do Jamar, criei o “ Mestre Brasil ”, um herói capoeirista e negro.  Na realidade, Mestre Brasil era mais inspirado no próprio Jamar que no Capitão Brasil (foi uma forma de homenagear o amigo).  Nesta postagem algumas ilustrações deste herói brasileiro, desenhadas em 1996 e coloridas digitalmente em 2009:

Alimentação adequada

Alimentação adequada Recentemente a Dra Gisela Savioli esteve no programa “Direção Espiritual”, onde em conversa com o Pe Fábio de Melo teceu oportunos comentários sobre uma alimentação equilibrada.  Revista Superinteressante E há um pouco mais de tempo, a revista “Superinteressante” nº 175 trouxe extensa reportagem cujo tema de capa era: Deveríamos parar de comer carne? Prós e contras Foram nove páginas repletas de prós e contras (muito mais contras), sobre este hábito tão comum na maioria das pessoas.  “ ...A maior parte do mundo médico ainda acredita na malignidade da carne vermelha... Os comedores de carne morrem mais de câncer de intestino, boca, faringe, estômago, seio e próstata... Mas. Para ser saudável, o importante é ter uma dieta rica e variada de vegetais. Seja ela vegetariana ou não... ” diz trecho da matéria. O Livro dos Espíritos Esse tema é abordado em “ O Livro dos Espíritos ” quando estuda-se a lei de conservação, nas questões 722 e 723: ...